Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 30 de agosto de 2020

O monstro das cores - Um dos jogos mais fofos que irão jogar !



Imagens retiradas do Manual e do Site BoardGameGeek !

Neste nosso mundinho de jogos, de vez em quando encontramos algo tão simples, mas com uma profundidade tão grande, que mal acreditamos nos resultados que podemos obter ao trabalhar algum assunto com grupos de pessoas e, no caso deste jogo, especialmente crianças e seus sentimentos.




De uma forma geral, trabalhar sentimentos em um jogo, torna-se um tanto quanto complicado, pois não é um tema fácil de ser colocado à mesa e são pouquíssimos os jogos que conseguem desempenhar este papel de forma satisfatória, aliando tanto o tema, quanto à jogabilidade em si.




Hoje vamos falar um pouquinho de um destes tesouros perdidos neste nosso mundinho lúdico. Trata-se de "O monstro das cores", com título original: The color monster.





Antes de mais nada, "O monstro das cores" é um jogo bem infantil, portanto, esqueçam vocês de regras ou jogabilidade que atraia adultos, embora seja possível também trabalhar este jogo com todas as faixas etárias.




Resume-se a um Jogo de memória, onde devemos rolar dados, mover o Monstrinho, a Menininha presente no jogo e tentar adivinhar em qual frasco encontra-se cada um dos sentimentos presentes no jogo:

- Amor

- Raiva

- Calma

- Medo

- Alegria

- Tristeza

Pelos sentimentos trabalhados, independente da mecânica presente no jogo e de sua simplicidade, "O monstro das cores" consegue colocar à mesa alguns Tabus presentes nas crianças/adultos/idosos, pois falar de sentimentos, muitas vezes é complicado demais, pois neles estão sonhos, desilusões, mágoas, felicidades, frustrações, decepções e tantos outros que poderíamos aqui abrir um leque gigantesco de possibilidades.




No jogo, são tratados "apenas" estes 6 sentimentos e as perguntas "subliminares" que são feitas o tempo todo durante a partida refere-se a cada um deles:

- O que desperta em você o Amor ? O que te lembra o Amor ?  Em que momento da vida sentiu Amor ? ...

- O que te deixa com Raiva ? Em que situação você sentiu Raiva ? ...

- O que te acalma ? Onde sentiu calma ? O que você faria para ficar calmo ?

- De quê você tem medo ? Um local ? Uma pessoa ? Uma situação ? ...

- O que te traz Alegria ? Em que momento sentiu Alegria ? ...

- O que te traz Tristeza ? Em que momento ficou triste ? ...




Repare nas perguntas, que existe, dentro destes 6 sentimentos, muito a ser trabalhado e discutido e muitas vezes não queremos lembrar de momentos que vivemos, principalmente os ruins, onde poderíamos desfrutar de algo prazeroso e que no fim acabou marcando aquele momento.




Cicatrizes deixadas por sentimentos, muitas vezes fixam tanto nas pessoas, que o trabalho para que tudo seja separado e colocado em seu devido lugar, torna-se algo complexo, pois depende principalmente da pessoa que possui o sentimento querer se desfazer do que sente, necessitando muitas vezes de profissionais como Psicólogos/Terapeutas/Grupos de ajuda.




"O Monstro das cores" consegue, à seu modo, colocar toda esta discussão em um Jogo extremamente simples e para um público em especial que é o Infantil.




Lidar com sentimentos quando adultos, é completamente diferente de lidar com sentimentos quando crianças, pois os adultos já tem memórias de todos (Ou quase todos), sejam eles com resultados de todos os tipos e complexidade e com soluções adequadas (Ou não) para aquele problema.




Crianças, por suas vez, ainda estão desenvolvendo sua estrutura emocional e lidar/trabalhar com alguns Tabus, muitas vezes é muito mais complicado que um Adulto, pois as raízes ainda não se fixaram como deveriam e os resultados diante de algumas situações, podem não ser as esperadas.

Estão achando o assunto complexo ? Pois é... Também acho...

"O Monstro das cores" pode não ser a solução ideal para trabalhar todos estes aspectos colocados, mas pode ajudar muito em como trabalhar sentimentos de uma forma lúdica, sem aquela frieza de um Consultório e aqui está o genial do jogo e sua simplicidade.




Como está seu Monstrinho hoje ? Triste ? Alegre ? Precisando de Amor ? Com Raiva ? Calmo ? Com Medo ?

Cuidar de seu Monstrinho e procurar saída para que ele mude aquilo que está ruim e que continuem com aquilo que está bom, talvez seja uma boa maneira de lidar com sentimentos, que muitas vezes, deixamos debaixo do tapete, mas sabemos que uma hora eles aparecerão novamente...




Simples, fofo e extremamente interessante ! 

"O Monstro das cores" merece seu destaque e recomendação !



Nenhum comentário: