Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 9 de agosto de 2020

Jogo de inclusão: Igloo Pop - Versão caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar um pouquinho de um dos Jogos mais legais que fizemos Versões Caseiras e que passou longe destas terras. Trata-se de Igloo pop !

Este Jogo pode ser utilizado por Deficientes visuais, já que possui características que possibilitam a inclusão destas pessoas.







Vídeo que fizemos deste Jogo:




Igloo Pop foi lançado em 2003 e seu autor é Heinz Meister e Klaus Zoch. É um jogo para até 6 jogadores, com idade indicativa de 7 anos... Mas é um daqueles jogos em que a idade indicativa é mera formalidade, já que trata-se de um jogo familiar.





Do que se trata o jogo ?

Igloo Pop é um jogo de adivinhação. 

O jogo possui 12 Iglus e dentro de cada um deles, existem uma quantidade de "gemas", que vai de 2 a 13. A quantidade de cada Iglu está indicada debaixo dele. 

Possui também Cartas separadas em 3 tipos:

- Cartas com 1 número: Estas Cartas possuem o desenho de 3 Esquimós

- Cartas com 2 números: Estas Cartas possuem o desenho de 2 Esquimós

- Cartas com 3 números: Estas Cartas possuem o desenho de 1 Esquimó

O objetivo dos jogadores é conseguir a maior quantidade de Esquimós possível. No final da partida, o jogador que tiver a maior quantidade vence !





Mas como o jogo funciona ?

Igloo Pop é uma daquelas engenhocas simples, mas que funcionam redondinho. Acrescenta-se neste balaio um pouco de diversão, mais uma pitada de tensão e atenção e o resultado é algo bem elaborado, com regras simples e com sucesso total.

No início do jogo, todos os 12 Iglus são misturados e colocados no centro da mesa. Cada jogador recebe 10 Fichas (Uma cor para cada jogador). As Cartas do jogo são embaralhadas e 9 delas são posicionadas ao redor dos Iglus.





Para iniciar a rodada, todos os jogadores pegam 1 Iglu (Sem ver o número que está debaixo dele), "chacoalha" próximo ao ouvido e tenta deduzir a quantidade de "gemas" que existe dentro. Vale pegar 1 Iglu, chacoalhar, pegar outro, chacoalhar, pegar outro, chacoalhar e assim por diante.

Uma vez que algum jogador deduziu a quantidade de "gemas" que podem (Ou não) estar dentro do Iglu, este jogador pega o Iglu e coloca sobre uma das 9 cartas, que correspondem ao número de "gemas". Também é colocado sobre esta carta 1 Ficha de sua cor. No jogo original, existe um suporte para ser colocado esta Ficha. É possível que o jogador pegue vários Iglus e coloquem Fichas em várias Cartas.

Depois que todos os jogadores tenham colocado sua ou suas Fichas sobre as Cartas, verifica-se quem acertou e pontua-se de acordo com o número de Esquimós desta Carta.

Diversão garantida !

Este jogo é muito divertido, pois no momento em que é iniciado a rodada, existe um "frenezi" em busca de pegar Iglus, chacoalhar e ir tentando deduzir quantas "gemas" existem dentro de cada um deles.





O problema ocorre quando você erra, pois sua Ficha fica sobre a Carta e quem acertar leva esta Ficha junto. Com isso, por exemplo, se existe 1 Carta com 2 Esquimós e 2 Fichas de outros jogadores que erraram a aposta em rodadas anteriores ou atual, quem acertar ganhará 2 Pontos (Esquimós) + 1 Ponto por Ficha. Com isso, é preciso ter muito cuidado em colocar as Fichas. Às vezes, é preferível fazer 1 aposta somente num Iglu que você tenha quase certeza de acertar quantas "gemas" existem dentro dele.

O jogo termina quando não é possível mais deixar 9 cartas ao redor dos Iglus ou quando algum jogador tenha ficado sem Ficha.

O que achamos do jogo ?

Igloo Pop é muito divertido ! Existe um grau de tensão na hora de tentar adivinhar quantas "gemas" existem em cada Iglu. Existe as escolhas a serem feitas de pegar 1 Iglu apenas e tentar deduzir, ou pegar mais que 1 Iglu e arriscar suas Fichas.

É um jogo muito familiar e com regras bem fáceis, que pode ser jogado por todas as idades.

Gostamos demais deste jogo e agora já estamos preparando nossa Versão-Caseira, que em breve estaremos divulgando para todos !

Jogos para Deficientes Visuais !

Este jogo serve muito bem para aqueles que buscam Jogos para Deficientes Visuais, já que o principal fator que determina uma boa escolha dos Potinhos é o "Som".

Jogos que utilizam os Sentidos são poucos e específicos para Deficientes Visuais são mais raros ainda e este Jogo mostrou-se como uma boa opção.

Para aqueles que estão procurando Jogos alternativos, sugerimos fazer sua Versão Caseira e adaptá-los aos Deficientes Visuais.

Funcionará direitinho !

Como fizemos nossa Versão caseira:

Para os Iglus, utilizamos frascos de Filmes fotográficos. Estes frascos são excelentes pois impedem que os jogadores vejam a quantidade de Tampinhas plásticas que existem dentro deles. (Podem ser utilizados Feijões ou Milho no lugar destas Tampinhas, que funcionam perfeitamente!) Além disso, tem mais uma vantagem da tampa ser de cor Cinza-clara, o que facilitou a escrita da quantidade de Tampinhas existentes dentro.




Para as Tampinhas plásticas que vão dentro de cada Frasco, utilizamos algumas utilizadas em material utilizado em hospitais.

Para as Fichas (10 por jogador) resolvemos utilizar diversas Tampinhas coloridas de formatos diferentes.




Já as Cartas, utilizamos um material descartado em gráfica, mas excelente para utilizar em jogos.

O resultado ficou bem legal e logo depois do final de nosso trabalho artesanal, testamos o jogo e funcionou muito bem.




Discutimos um pouco sobre a pontuação, pois a utilização das Fichas de cada jogador deu um pouquinho de confusão no final. 

Vamos acrescentar à nossa Versão caseira, 6 potes (1 para cada jogador) onde deverão ser colocadas suas Fichas no início da partida. Feito isso, corrigimos as dúvidas!

Jogo altamente recomendado !











Nenhum comentário: