Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Raging bulls - Transformando um jogo "Roll & Write" em um jogo de Tabuleiro !



Todos os jogos criados e adaptados pelo Clube de Tabuleiro de Campinas, são para uso pessoal somente e para serem confeccionados de forma artesanal, sendo proibido qualquer tipo de venda.

Ultimamente, os Jogos "Roll & Write" tem crescido tanto em quantidade quanto em qualidade, fazendo com que muitos criadores disponibilizassem suas criações aos interessados por este tipo de jogo.

Basta dar uma boa pesquisada em Sites de jogos e encontrarão para todos os tipos de gostos e públicos, desde os mais fáceis até alguns bem complexos.



Um dos jogos que mais chamou a atenção para nós, foi "Raging bulls", que em uma tradução simples, seria algo como "Touros furiosos". Nosso interesse se deu devido principalmente à possibilidade de adaptação (Transformação) para um Jogo de Tabuleiro.


Em resumo, o jogador (Ou jogadores) colocam de 3 a 6 Touros no Tabuleiro e seu objetivo é construir cercas, fazendo com que no final da partida, nenhum Touro consiga escapar, além de separar os Touros um dos outros, pois não gostam muito de ficarem juntos.



Fizemos uma postagem à respeito deste jogo, que pode ser acessada no Link abaixo:


Nesta postagem, colocamos imagens de alguns protótipos que fizemos, utilizando Pregos (Cercas) e Elásticos e o resultado foi realmente interessante.

Hoje disponibilizamos o Arquivo (1 folha A3) para ser impressa e colada em alguma madeira, com os espaços para colocação de "Pregos" e utilização de "Elásticos".



Para os descartes da utilização dos valores dos Dados, fizemos círculos para serem colados em Tampinhas de refrigerantes.

Já para os Touros, e aqui está a parte mais difícil desta versão, fizemos uma base com Tampinha de Detergente e Palito de dente. Para isso, fizemos círculos que deverão ser dobrados e colados no Palito de dente.



Esta idéia de utilização deste tipo de montagem de "Touro",  corrige um problema que tivemos nos protótipos que é o fato de você colocar algo grande em uma "Intersecção" de linhas, já que na construção das cercas, esta não pode passar sobre nenhuma intersecção onde exista um Touro. Com isso, teremos apenas o diâmetro do Palito de dente, que gira em torno de 2 mm.



Fizemos também uma peça triangular para resumo da pontuação e aqui vale uma observação importante: Se vocês procurarem arquivos na página do jogo no BoardGameGeek, encontrará as folhas para realizar as partidas (Lembrem-se que o jogo é "Roll & Write") e temos algumas variações de Pontuação.



Optamos por utilizar uma Pontuação que achamos interessante, mas isso não é Regra. Tanto que fizemos Lago e Pedra (Não encontrarão em arquivo algum). Portanto, a Pontuação que colocamos no arquivo é apenas uma referência.



Pretendemos em breve, fazer um vídeo de nossa adaptação e colocaremos nesta postagem.

Para aqueles que quiserem montar seu Jogo, basta imprimir 1 folha A3, colocar Contact (Para proteger a impressão), colar o Tabuleiro em alguma madeira, montar as peças do Jogo (6 Touros, 3 Pedras e 3 Lagos), colar os 3 círculos de Pontuação negativa em Tampinhas de refrigerante, montar o resumo de Pontuação, arrumar elásticos (Sugerimos tamanho pequeno e médio) e 4 utilizar 3 Dados D6.



Nas imagens desta postagem, mostramos como fizemos a base para os Touros, Pedras e Lagos.

Raging bulls é um jogo de Pontuação, onde você joga uma vez e nas partidas seguintes, tentam superar a pontuação mais alta obtida anteriormente.



Existe um complicador no jogo que é o número de Touros que entram na partida. Geralmente jogamos com 3 Touros, depois 4, depois 5 e por fim 6. Quanto maior a quantidade de Touros, mais difícil conseguir Pontuação alta.



Para os Lagos e Pedras, deixamos livres a quantidade de sua utilização ou não durante as partidas.

Sugerimos fazer uma Tabela para marcação de Pontos levando em consideração a quantidade de Touros, Lagos e Pedras utilizados. Desta forma, poderá perceber a evolução (Ou não) da Pontuação para os grupos de componentes escolhidos.



Raging bull é muito legal, já que pode ser jogado tanto solitário, quanto cooperativamente com 2 ou mais jogadores.



Para baixar o arquivo com Tabuleiro e componentes, basta acessar o Link abaixo. Touros, Lagos e Pedras, precisam ser dobrados na linha de referência que colocamos entre 2 imagens:


Esperamos ser do agrado de todos !

Nenhum comentário: