Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Raging Bulls - Uma das melhores surpresas em Jogos cooperativos !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Tivemos a oportunidade de jogar nossa Versão Versão Caseira do Jogo Raging Bulls e podemos dizer que nos últimos tempos, foi uma de nossas melhores surpresas, já que adaptamos o Jogo para ser Cooperativo e não Solitário, como foi desenvolvido.

Raging Bulls foi criado por Mark Tuck e consiste em um dos Jogos da Série "Roll & Write", onde são utilizados Dados D6 e geralmente 1 folha de papel onde são feitas marcações. 

No Jogo original, temos uma folha com 4 Tabuleiros, onde os Pontos são contabilizados após 4 partidas com 3, 4, 5 e 6 "Bois". Vale aqui uma observação que "Bulls" seria Touro numa tradução mais precisa, mas optamos por dar o nome de "Bois malvados".

Aqui temos a folha de Jogo/Pontuação original, já com as 4 partidas realizadas:




Procuramos fazer uma adaptação do Jogo, buscando a não impressão das folhas, de forma a evitar o gasto de papel e optamos por fazer um Tabuleiro de Madeira com as marcações e utilização de Pregos para os Postes das cercas e Elásticos para cercas. 

Fizemos uma grade de 5 cm entre as linhas e em alguns casos, o Elástico ficou bem esticado. Acreditamos que se fizéssemos com 4 cm entre as linhas, o resultado seria melhor e ainda faremos outro com esta distância.

Este espaçamento é importante, pois em um Jogo com crianças, quanto melhor a jogabilidade, menos problemas podemos ter de, por exemplo, o Elástico soltar e acertar alguém. O ideal é esticar, mas sem ser extremo.

Para os "Bois", utilizamos Tampas plásticas com desenho de "Boi" sobre cada uma delas e os Dados D6 utilizamos de Espuma, sendo as marcações feitas com Caneta permanente.




Como foi a experiência de jogar "Raging Bulls" ?

Esperávamos fazer um Jogo como todos os outros que temos, mas a interação entre os Jogadores foi muito acima daquilo que esperávamos, pois fizemos de forma Cooperativa:

- Primeiro jogador rolava 2 Dados e posicionava 1 Boi

- Segundo jogador rolava 2 Dados e posicionava 1 Boi

- Terceiro jogador rolava 2 Dados e posicionava 1 Boi

- Quarto jogador rolava 3 Dados e colocava cerca

- Quinto jogador rolava 3 Dados e colocava cerca

- E assim seguia até o término da partida

A ideia era fazer o maior número de Pontos possível e numa partida seguinte, tentar superar esta Pontuação. Fizemos 3 partidas com 3 Bois e 1 partida com 4 Bois.

A conversa na mesa, de forma a colocar cercas (Elásticos) de forma mais eficiente possível, foi o que mais chamou a atenção, pois todos conversavam sobre seus Pontos de vista, sendo que alguns pensavam na separação dos Bois enquanto outros já estavam planejando o futuro, onde, no final, todos precisavam estar cercados, além de separados um do outro.




Este ponto de vista pessoal, gerou inúmeras discussões de quais Postes utilizar e onde era mais vantagem colocar as cercas e isso foi o que mais chamou nossa atenção, pois o envolvimento no Jogo foi muito acima do que esperávamos, já que a troca de ideias foi uma constante em todas as partidas.

Jogos em que exista muita troca de ideias são poucos e geralmente temos o "padrão comum" encontrado, onde cada Jogador procura fazer o seu jogo apenas.




Raging Bulls foi um dos melhores achados, pois nosso objetivo de Cooperativismo foi 100% e a facilidade do jogo e interesse, fez dele um dos melhores jogos que temos na coleção, mesmo tendo jogado apenas 4 partidas seguidas.

Procuramos colocar à mesa, jogos onde exista Interação entre os jogadores e haja Cooperativismo, porém, em muitos deles, o tema ou a jogabilidade não ajude para que tenhamos estas 2 características, mas neste jogo, conseguimos não só trabalhar cooperativamente, como trocar ideias o tempo todo, pois o Grupo era mesclado e cada um tinha uma ideia do que fazer. Chegar a um ponto de equilíbrio exige discussão e isso ocorreu durante todo o Jogo.




Para aqueles que buscam este tipo de Jogo, sugerimos conhecer e jogar, mesmo que seja apenas na folha de Jogo, disponibilizada na Página do Jogo no BoardGameGeek:


Para nós que temos certa facilidade de adaptar o Jogo para ser Jogado como se fosse Tabuleiro, foi uma boa escolha. Apenas precisaremos na nossa próxima Versão, corrigir o problema do Elástico muito esticado, quando 2 valores distantes são escolhidos.

Nas imagens abaixo, utilizamos Barbantes (Que foram substituídos por Elásticos) para testarmos o Jogo. Fizemos também um teste com Fitas adesivas e Bois feitos de Biscuit. Mas a utilização de Pregos e Elásticos mostrou-se muito prático e faremos nossa nova Versão Caseira utilizando eles.

Jogo altamente recomendado !




Nenhum comentário: