Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Tangram de origami !



O Origami, de uma forma geral, oferece muitas possibilidades para utilização em Jogos, já que muitas peças feitas com esta técnica, pode muito bem serem aproveitadas como parte dos Componentes de Jogos.


Diagrama de como fazer as peças:










Temos algumas experiências interessantes, principalmente quando utilizamos o "Origami modular", pois estes permitem sair do plano e chegar a peças 3D, fazendo com que o leque de possibilidades seja imenso.

Hoje vamos falar do Tangram, que é um "Quebra-cabeça" geométrico chinês, formado por 7 peças:

- 2 triângulos grandes
- 2 triângulos pequenos
- 1 triângulo médio
- 1 quadrado
- 1 paralelógramo

Estas peças são utilizadas, sem que exista sobreposição de qualquer parte da peça sobre outras e muitos desafios informam somente a silhueta de algo que devemos formar, onde devemos preencher completamente o desafio com todas as 7 peças, não podendo sobrar peça alguma.

Na internet, é possível encontrar incontáveis desenhos para desafiar-se, que vão desde o início fácil até alguns bem complicados.




No mercado, você encontra o Tangram em vários materiais e geralmente cada peça utiliza uma cor diferente.




É possível fazer as 7 peças do Tangram através do Origami e para isso, basta seguir os passos da sequência de dobras a serem feitas.




Colocamos acima um destes Diagramas, que foi cedido gentilmente pelo pessoal do Site


Neste Site, também poderão baixar o PDF desta Diagrama.




Para aqueles que querem fazer este passatempo, basta pegar papéis coloridos ou mesmo de revistas usadas, dobrar e terá algo que pode muito ser trabalhado com alunos/crianças. 









Nenhum comentário: