Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Vektorace !



Imgens retiradas do Site BoardGameGeek e de Grupos de fãs do Jogo no Facebook !

Sempre buscamos por jogos que saem daquele grupo já conhecido da maioria dos jogadores, mas que escondem algo realmente interessante para nós, seja pela novidade, seja pela inovação das regras, seja pelo fato de sairem do padrão que vemos nos muitos Jogos lançados anualmente.




Hoje vamos falar de Vektorace, que utiliza uma mecânica de utilização de Vetores, de forma a fazer seu Carro de corrida conseguir se movimentar pela pista:


Vektorace é um jogo de corrida, onde você controla um Carro buscando cruzar a linha de chegada em primeiro. Nada diferente das corridas tradicionais que temos no mercado, porém, aqui nossa pista é demarcada apenas por Marcadores que indicam pra onde você deve ir.




Antes de falar dos movimentos, vamos falar dos Carros presentes no Jogo, que, literalmente você precisa dobrar, colar e montar, já que eles vem planificados e você precisa montá-los.




Sei que muitos aqui vão torcer o nariz pelo aspecto "rústico" de confecção, já que prefeririam que fossem algo mais "moderno", em plástico, colorido ou com riquíssimos detalhes, mas por aqui gostamos demais deste tipo de Jogo justamente por este aspecto mais "rústico" e pelo aspecto mais "artesanal" de montagem dos Carros.




Montar os Carros é interessante, pois dá um toque especial àquilo que irá à mesa e mesmo sendo feitos com formas geométricas mais "quadradas" e com arte duvidável, cumprem bem sua função durante a partida.




Quanto aos movimentos, existem alguns Tiles com "Octógonos" que podem ter de 1 a 5 espaços de distância e são estes Tiles que definem o movimento que o Carro irá executar e em qual direção irá seguir.




Como não existe um "Tabuleiro" da Pista e sim aguns Marcadores onde os Carros terão que fazer as curvas, é preciso saber utilizar bem estes "Tiles" de movimentos dos Carros, pois aqui entra a parte Vetorial do jogo.




Saber qual tamanho de "Tile" de movimento utilizar e qual direção seguir em um espaço "vazio" na mesa, apenas orientados por Marcadores que simbolizam as curvas que terá que fazer, faz deste jogo uma boa forma de trabalhar Vetores de forma correta, já que movimentos errados, podem fazer você gastar mais "Tiles" de movimentos em outras rodadas.




Saber direcionar seus Carros, de forma a otimizar os movimentos é o segredo de chegar à frente, pois erros aqui podem ser a diferença entre vitória e derrota.




O problema que vemos nem estão nas retas, pois basta escolher o maior "Tile" de movimento e avançar seu Carro o máximo possível, porém, terá que prepará-lo para as curvas, já que erros simples podem obrigar você a fazer movimentos demais nas próximas rodadas.




Existe regras para o "vácuo" e ultrapassagem, bem como utilização do "freio", porém a utilização deste último pode fazer você ter que entrar nos boxes, o que significa mais utilização de "Tiles" de movimento.




Vektorace passou longe destas terras tupiniquins, infelizmente, mas achamos a mecânica muito interessante, já que é preciso observar como se encontra a situação de seu Carro, bem como onde estão as curvas do percurso.




Jogo que queremos fazer experiências por aqui. Vamos adaptar algumas coisas e ver o quanto pode ser bom este Jogo. 













Nenhum comentário: