Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Jogo "Quarto" - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Hoje vamos falar de um Jogo muito interessante: "Quarto" !


Quarto é um Jogo abstrato para 2 Jogadores, cujo objetivo é conseguir ser o primeiro Jogador a conseguir alinhas 4 Peças com as mesmas características.

Fizemos um Vídeo explicativo sobre este Jogo:




Temos no Jogo, 16 Peças com algumas características que para esta explicação utilizamos em nossa Versdão Caseira:

- Tamanho: Grande ou Pequeno

- Cor: Vermelho ou Azul

- Adesivo amarelo: Com ou sem Adesivo amarelo

- Círculo preto: Com ou sem Círculo preto




Reparem que estas características acima, servem apenas à Versão que nós fizemos. Se você procurarem informações ou imagens sobre este Jogo, perceberão que existe uma grande quantidade de Versões com outras características diferentes das que colocamos. 

O importante, em todas as Versões é que existam 4 características distintas que podem ou não existir nas Peças, totalizando 8 variáveis possíveis:

- Peças grandes, Peças pequenas, Cor Azul, Cor Vermelha, Com Adesivo amarelo, Sem Adesivo amarelo, Com Círculo preto e Sem Círculo preto.

O Tabuleiro é constituido de 16 Peças, tamanho 4x4




Como se joga ?

À sua vez, o Jogador escolhe qualquer uma das Peças disponíveis (No início do Jogo são todas as 16 Peças) e entrega ao Jogador adversário, que colocará esta Peça em qualquer espaço livre do Tabuleiro de Jogo. Depois disso, o Jogador adversário escolherá qualquer uma das Peças disponíveis e entregará a peça à você, que colocará no Tabuleiro do Jogo em qualquer espaço livre. E assim segue até que uma das condições de vitória aconteça.

Em nossa Versão, são condições de vitória, conseguir alinhar:

- Todas as peças em tamanho grande

- Todas as peças em tamanho pequeno

- Todas as peças na Cor vermelha

- Todas as peças na Cor azul

- Todas as peças com Adesivo amarelo

- Todas as peças sem Adesivo amarelo

- Todas as peças com Círculo preto

- Todas as peças sem Círculo preto





Algumas considerações sobre o Jogo "Quarto":

Embora simples, "Quarto" possui algumas características muito interessantes, devido à Condição de vitória, já que existem várias possibilidades dela ocorrer, devido principalmente às Características das Peças em Jogo. 

Além disso, a mecânica que sai do "padrão comum" de pegar uma Peça e colocar em Jogo, difere muito dos demais Jogos, principalmente abstratos, que encontramos no mercado, pois quem dá a vitória ao Jogador é quem oferece a Peça, ou seja, você escolhe a Peça que encerrará a partida e dará a vitória a outro Jogador e o mesmo poderá ocorrer com o Jogador adversário que poderá lhe dar a vitória.




"Quarto" exige Raciocínio lógico, Posicionamento e Visão espacial de como está a configuração do Jogo no momento em que você terá que escolher uma Peça para oferecer ao adversário, pois terá que lidar com todas as variáveis possíveis.

Esta escolha obriga o Jogador a não dar possibilidade de Vitória ao oferecer a Peça ao adversário ou que esta Peça dê a possibilidade de vitória a quem oferece, pois dependendo da posição onde esta Peça for colocada, poderá ocorrer situações para que algum Jogador vença, independente da escolha da próxima Peça que entrará na partida.

Outros aspectos interessantes é que o "padrão comum" também é deixado de lado quanto àss Peças, pois elas não pertencem a este ou aquele jogador, mas a ambos.




Jogo que consideramos obrigatório, devido ao Raciocínio lógico e variações de possibilidades de vitória.

Existem muito material disponível sobre o Jogo "Quarto", bem como muitas variações das Peças e Tabuleiros utilizados no Jogo e recomendamos uma pesquisa à respeito, pois trata-se de um Jogo excelente para crianças/alunos e para aqueles que gostam de jogos mais desafiadores.

Recomendamos !















Nenhum comentário: