Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Hanamikoji - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Hoje vamos falar de um jogo bem rápido e fácil de ser jogado: Hanamikoji !


Hanamikoji foi lançado em 2013 e para aqueles que já jogaram Battle Line, vai perceber alguma semelhança neles.

Como Tema, temos no Jogo 7 Gueixas (Ou Gueigi) cuja definição pode ser Mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagens tradicionais.


Fizemos um vídeo explicando como o Jogo funciona:




Neste Jogo, queremos "agradar" as Gueixas, oferecendo a elas aquilo que estudam e buscam em seu conhecimento.

Praticamente, temos aqui um Jogo de escolhas de Cartas que poderão ser utilizadas quanto ao que você vai oferecer às Gueixas, como também, ao que o adversário vai oferecer à elas, sendo que uma vez que você tem maioria em determinada Gueixa, você consegue o Marcador pra você. 




Ter o Marcador não significa que você fez o melhor trabalho ao agradar, pois em uma nova rodada da partida, o Jogador pode fazer melhor e pegar este Marcador de você.

Como condição de Vitória, uma vez que algum Jogador conseguiu pegar 4 Marcadores, este vence a partida. Outra forma de vencer, é conseguir 11 Pontos nestes Marcadores, pois cada Gueixa possui um valor que pode ser de 2 a 5.

A cada rodada temos 4 Ações e só poderemos utilizar 1 vez cada uma delas:

- Reservar 1 Carta (Será utilizada na Pontuação da rodada)

- Descartar da rodada 2 Cartas (Não serão utilizadas nesta rodada)

- Oferecer 3 Cartas ao Jogador adversário, que terá que escolher apenas 1 delas e posicionar no espaço corresponde à Gueixa. As 2 não escolhidas, o Jogador que ofertou também deverá colocá-las nos espaços correspondentes à(s) Gueixa(s).

- Oferecer 2 Duplas de Cartas ao Jogador adversário que terá que escolher 1 dupla e posicionar as Cartas nos espaços correspondentes à(s) Gueixa(s). O mesmo ocorre com as Cartas que não foram escolhidas, onde o Jogador que ofertou posiciona as Cartas também.




Temos um total de 21 Cartas de "ofertas", sendo que 1 é retirada da rodada e à cada Ação do Jogador, este deverá pegar 1 Carta.

Uma vez que estas cartas de "ofertas" acabam, termina-se a rodada. Cada Jogador posiciona a Carta reservada pela Ação "Reservar 1 Carta" e verifica-se quem conseguiu agradar mais cada uma das 7 Gueixas.

Se uma das 2 condições de vitória forem satisfeitas, o Jogo termina.

Caso nenhuma das condições sejam satisfeitas, os Marcadores continuam com os Jogadores (Ou sobre as Cartas de Gueixas) e começa-se uma nova Rodada até que exista um Vencedor.




O que achamos do Jogo:

Hanamikoji é um Jogo muito rápido e não é surpresa que os jogadores realizem várias partidas seguidas. Por aqui, já tivemos várias e várias situações em que o Jogo terminou na 1ª rodada e começamos então uma nova partida.

Por ser rápido pode ser de agrado ou não de alguns jogadores, mas pra nossa surpresa, em busca de informações, geralmente o jogo agrada e muito, sendo muito bem conceituado.

Achamos realmente estranho que um jogo rápido e simples tivesse um conceito tão positivo e isso se deve a uma combinação das Cartas que os Jogadores tem nas mãos, aliado às escolhas das Ações e de quais Cartas entrarão nas Ações.




Reparem que comando as 4 Ações, você Descarta 2, Reserva 1, Oferece 3 ao Jogador adversário e fica com 4 e este Conjunto de variáveis, que parece meio caótico nas primeiras partidas, revelam que você precisa escolher bem o que fazer.

Existe o fator sorte, já que as Cartas são embaralhadas e você "tem que se virar" com aquilo que você tem na mão e isso é bem interessante.

Embora simples e com um Tema bem interessante, recomendamos para aqueles que buscam um Jogo fácil de ser jogado e que não se frustrem pela rapidez com que ele é realizado e com as derrotas, que podem ocorrer tão rápido que você pode pensar que faltou tempo a mais para poder desfrutá-lo. Não ! Hanamikoji é direto ! Aqui estão as Cartas e se vire com elas!  Isso pode não agradar alguns jogadores !




Jogo com pouquíssimos componentes e que cumpre muito bem seu papel proposto ao Tema ! E com a vantagem de podermos realizar várias partidas seguidas dentro de um intervalo de tempo bem curto !

Gostamos ! Mas não recomendamos por esta sua rapidez ! Decepções aqui acontecem... Não das Gueixas, mas dos Jogadores que sentam para jogá-lo !





Nenhum comentário: