Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Jogo Matix - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Hoje vamos falar de um Joguinho muito fácil de ser feito e jogado: Matix !

Fizemos um vídeo explicativo deste Jogo:




Se vocês procurarem por este Jogo na Internet, irão encontrar inúmeros trabalhos, modelos, versões, tipos, tamanhos entre outras tantas variações, já que se trata de um Jogo matemático e pela sua simplicidade, acaba por dar a opção de variações que podem ser feitas, tanto em quantidade de peças utilizadas, quanto aos Temas que poderão ser abordados.

Basicamente é um Jogo de posicionamento de um Marcador, que dará ao Jogador a peça em que que este Marcador parou.




No nosso modelo matemático, utilizamos números Positivos e Negativos e não fizemos nenhuma peça com valor 0 "Zero", mas isso foi uma escolha nossa apenas. Já vimos vários jogos com Valores Positivos, Negativos e Zeros presentes no Jogo.

Como Regra de movimento, o Jogador poderá mover o Marcador tanto Horizontalmente quando Verticalmente, passando ou não por cima de peças existentes no Tabuleiro, de forma que consiga colocar o Marcador em algum espaço com Peça e que tenha um valor interessante ao Jogador.




Porém, como existem números Positivos e Negativos, a tendência é que os Jogadores peguem os números Positivos primeiro, mas vai chegar uma hora do Jogo em que só existirão opções de números Negativos e o Jogador terá que pegá-los de qualquer forma.

No final do Jogo, que termina quando o Marcador é colocado em um espaço e o Jogador não tenha nenhuma peça para pegar verticalmente ou horizontalmente

Daí soma-se todos os valores Positivos e todos os valores Negativos de cada Jogador e faz-se uma operação simples:

(Soma de números positivos - Soma dos números negativos) = Pontos do Jogador

Vence a partida, o Jogador que tiver mais Pontos.




Reparem que não existe muito o que explicar quanto ao Jogo, pois ele realmente é muito fácil, mas podemos fazer algumas considerações quanto à sua utilização feita com Alunos/Crianças que estão em idade de começar a trabalhar operações simples de Adição e Subtração.

Acrescenta-se aqui alguns fatores importantes que podem ser trabalhados como por exemplo:

- Visão espacial: Ter o conhecimento do "todo" e conseguir enxergar possibilidades futuras que poderão ocorrer com o Marcador.




- Antecipação de jogadas: Está ligado, principalmente com a "Visão espacial", que é a capacidade de prever o que poderá ocorrer em rodadas futuras ou mesmo na próxima ação do adversário, principalmente quando o Marcador é posicionado em Colunas/Linhas onde só existam números Negativos ou números Positivos de valor baixo.

- Favorecer o pensar matemático: De certa forma, embora seja um Jogo, estamos lidando com números, que podem ser Positivos, Negativos ou Neutros (Valor 0 "Zero") e colocar a criança;aluno em contato com os números é uma boa forma de ensinar/explicar que a matemática não é apenas o "fazer contas", mas que pode ser utilizada de forma mais ampla e, neste caso, lúdica.

- Estabelecer alguns conceitos que poderão ser utilizados em outras disciplinas, já que existe o desenvolver do pensamento matemático, o desenvolvimento do raciocínio estimulando e exercitando o pensar de forma mais criteriosa, além da interpretação das situações que são colocadas no Tabuleiro do Jogo, levando à hipóteses e coordenando diferentes pontos de vista. (http://adinamicanamatematica.blogspot.com)




De uma forma geral, Matix consegue colocar conceitos interessantes de forma lúdica e fácil, fazendo com que os números deixem de ser aqueles "monstrinhos" que tanto nos assustaram em nossas infâncias e que podem fazer parte da diversão que temos ao colocar o Jogo à mesa.




Jogo excelente e recomendado à todos, já que aqui também podemos trabalhar não só a criança, mas idosos devido à necessidade do pensar. O pensar através da busca do melhor caminho a ser seguido, da busca dos valores mais altos. Nestas 2 fases crianças/idosos, temos a necessidade de estimular o raciocínio, mesmo que seja de forma simples e em Matix encontramos esta possibilidade. A simplicidade e sua mecânica, colaboram para o olhar mais amplo do vizualizar possibilidades atuais e futuras.




As Regras aqui praticamente inexistem, fazendo com que Grupos que tenham esta dificuldade em entender como determinado Jogo funciona, acabem encontrando em Matix um Campo livre de trabalho. Mas este Campo não é assim tão fácil de ser transposto, pois existe a disputa, existe o "bloqueio" das melhores opções ao adversário, existe um planejamento, mesmo de forma arcaica, da busca por melhores opções futuras.

Matix, podemos considerar uma pequena Jóia, perdida entre tantos e tantos Jogos que já discutimos por aqui, pela sua simplicidade. O simples aqui, ganhou um valor substancial, pois é justamente esta característica,que faz um Jogo ser bem aceito por um determinado Grupo. 




Indicamos para crianças/idosos, mas o Universo está aberto às possibilidades, já que descobrimos inúmeras variações relacionados com outras displinas e que poderão fazer parte deste Jogo.

Recomendamos !






Nenhum comentário: