Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 18 de março de 2018

Carrom !



Em nosso mundinho de Jogos, existem alguns com características muito semelhantes quanto à Mecânica e aqui falamos um pouquinho do Jogos de "Peteleco" Carrom.

https://boardgamegeek.com/boardgame/5072/carrom

Jogos de Peteleco são realmente interessantes, pois sai do Padrão "Jogo" que conhecemos e assumem um carater mais de Diversão.

Fizemos uma postagem tempos atrás, do Jogo Die Die DIE:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com.br/2015/04/die-die-die.html

Die Die DIE foi criado pelo nosso amigo Cacá do Site "E aí, tem jogo ?" e possui como Mecânica o "Peteleco", razão pela qual teve absoluto sucesso em seu Financiamento Coletivo e muito em breve estará nas mesas dos Jogadores. Para quem quiser mais informações e sobre o Jogo e também sobre outros Jogos diversos, basta acessar o Site abaixo:

Jogos de Peteleco , de uma forma geral, atraem pela diversão e pela espontaneidade em que o Jogo se desenvolve à mesa, saindo daquele Pardão clássico de sentar à mesa e pensar. "Peteleco" exige dos jogadores que as "travas" sejam desarmadas e que o corpo faça parte do jogo.

Não pensem vocês que dar um "Peteleco" em alguma peça, possa ser simples. Ajustar a melhor posição e principalmente dar a força necessária à peça é fundamental para que seus objetivos sejam alcançados, principalmente quando existem "choques" entre peças ou direção a ser seguida. Mais complicado é quando você precisa sincronizar o "choque" da peças, gerando Vetores diferentes de cada uma delas, com o objetivo de conseguir fazer com que uma delas se aproxime ou atinja seu objetivo. O Jogo de Bilhar é um clássico exemplo disso !

Carrom foi lançado pela Mitra e segue o mesmo Padrão de Qualidade do já conhecido Croquinole. Ambos os Jogos possuem objetivos muito semelhantes, embora tanto os Tabuleiros quanto às quantidades de peças sejam diferentes.

http://www.mitra.net.br/

Croquinole, por ser mais conhecido e velho de estrada, tem seu público específico e acreditamos que Carrom também ternha o seu público também, com o passar do tempo.




O Tabuleiro é Quadrado, sendo que existem 4 "Buracos" nos cantos deste Quadrado. Existem peças em 2 cores diferentes + 1 peça vermelha. Além disso e aqui existe uma diferença com o Croquinole, existe uma Peça maior e é nesta peça que os Jogadores terão que dar o "Peteleco", de forma a fazer com que suas peças caiam em algum dos "Buracos" existentes. 

A peça vermelha serve como um "Coringa", pois uma vez que consegui colocá-la em um dos Buracos, 1 peça sua é retirada do Jogo (Como se ela tivesse caido no Buraco"). Além disso, esta peça vermelha sempre volta ao Jogo.




Vence a partida o primeiro Jogador que conseguir colocar todas as suas peças dentro dos "Buracos".

Carrom é um Jogo muito bonito, assim como seu fiel companheiro Croquinole, além de ser em tamanho bem grande e com grande chamativo quando se encontra à mesa. Geralmente os Jogadores gostam de disputar partidas seguidas, devido principalmente ao fato de ser "divertido" e pode ser muito interessante à beira de uma piscina ou em alguma festa, onde queiram um pouco de descontração.




Quanto ao objetivo, tanto Carrom, quanto Croquinole se equivalem, embora eu considere Croquinole um pouco à frente quanto à Jogabilidade. Mas Carrom não fica muito atrás e é apenas um ponte de vista de quem escreve este texto, embora o Tabuleiro de Carrom eu considere bem mais bonito visualmente.

O Jogo segue o Padrão "Peteleco" que é bater na Peça grande com o objetivo de fazer esta peça chocar com outras peças menores, empurrando-as para um dos "Buracos". E é esta simplicidade que faz do Jogo uma aceitação imediata. 




Para aqueles que gostam de Jogos para "Diversão", recomendamos tanto Carrom quanto seu velho amigo Croquinole. Ambos, com certeza, farão muito sucesso, principalmente quando você quer jogar algo, mas não quer aquele jogo demorado, pensativo e que exige que você fique sentado o tempo todo. Ambos os Jogos exigem que você fique de pé, se movimente, procure posições melhores para poder fazer com que seu "Peteleco" tenha a melhor eficácia possível.

Jogos de Peteleco sempre recomendamos, seja ele Die Die DIE, Carrom ou Croquinole... Diversão garantida !






Aqui temos um Vídeo do Jogo:


Nenhum comentário: