Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Surge a Locomotiva !

Caixa do Jogo !

No próximo dia 1º de Fevereiro, o Clube do Tabuleiro de Campinas estará disponibilizando gratuitamente aos interessados, os arquivos do Jogo "Ferrovias de São Paulo".

Este Jogo foi criado por Daniel Zucculin e Wagner Gerlach e tem como Tema as Companhias Ferroviárias que fizeram parte da História Ferroviária do Estado de São Paulo.

Trata-se de um Jogo Econômico na sua essência, onde o objetivo dos Jogadores é ser aquele que no final da partida, tiver a maior quantia em Dinheiro, conseguido através da Compra e Venda de Produtos, Compra e Venda de Locomotivas e Vagões, Compra e Venda de Ações das Companhias Ferroviárias e Companhia de Telégrafo, presentes no Jogo. O jogo é de complexidade média  a alta!

Para aqueles que ainda não conhecem nossos Jogos criados, vai aqui um Link com todos eles:

Syntesis 2011

Reserva Ambiental 2014

A Colmeia 2014

Todos contra a Dengue 2015

A Colmeia - Micro Jogo 2015

Aguardem !

Surge a Locomotiva !

Em 1802 os mecânicos ingleses Richards Trevithich e Andrew Vivian construíram uma “diligência  a vapor para estrada”. Montada sobre rodas com aro de ferro, era uma máquina muito pesada que se recusava a andar. Trevithick teve a ideia de colocar o veículo sobre trilhos. Surgia a primeira locomotiva. Em 1804, Trevithick realizou uma nova experiência: Com uma locomotiva construída por ele próprio, conseguiu rebocar cinco vagões, carregados com 10 toneladas de ferro e 70 homens, ao longo de um trajeto de 14,5 km. A proeza consumiu o espantoso tempo de quatro horas e cinco minutos.

Desde o seu surgimento, o trem é considero uma das maiores conquistas técnicas da era industrial, seguido da invenção do telégrafo, do telefone, da lâmpada elétrica e do cinema, ocorridas também ao longo do século XIX, o trem veio contribuir para o que as vanguardas da época chamaram de futurismo no cotidiano, marcando o início de um tempo de movimento e velocidade em contraposição à estagnação dos costumes nos séculos anteriores. Foi um período em que alternaram-se o entusiasmo pelas novidades e o temos coletivo frente aos avanços da ciência que, aos olhos do cidadão comum, parecia inverter as leis da natureza, dando aos homens o supremo poder de controlar o tempo e interferir mais incisivamente no espaço. Alterava-se rapidamente o cotidiano das pessoas, sobretudo na Europa, então senhora do mundo. Os novos métodos de produção, decorrentes da Revolução Industrial, por sua vez, imprimiam novas exigências para a abertura de novos mercados e a expansão dos negócios.
Entre essas exigências estava a padronização universal dos horários. Apenas para se ter uma ideia, no início do século XIX, quem cruzasse os Estados Unidos de Nova York a São Francisco, passava por mais de duas dezenas de zonas temporais. Eram regiões com padrões de horários próprios, algo incompatível com o aproveitamento econômico e nacional do sistema de circulação, exigido tanto pela indústria como pela ferrovia. As pressões das companhias férreas provocaram um extenso debate sobre a necessidade de padronização de horários, debate este que se prolongaria por quase um século. Finalmente, em 1894, a Terra foi dividida entre 24 zonas temporais, tendo Greenwich como meridiano zero, padrão vigente até hoje. Nascia o fuso horário, e com ele chegava ao fim o mundo do local e do particular. A reboque das locomotivas, os dias teriam sempre a mesma duração em todo o globo terrestre.

Fonte: www.abpfsp.com.br

Nenhum comentário: