Imagem do Jogo retirado do Bgg ! |
Hoje vamos falar de um jogo completamente desconhecido da maioria dos jogadores: Mana !
Mana é um jogo abstrato para 2 Jogadores, lançado em 1987 e seu criador é Claude Leroy e muito fácil de ser feito.
Todos os Componentes de nossa Versão Caseira ! |
Jogos abstratos são bem interessantes e muitas vezes são utilizados em Salas de Aula como reforço escolar, já que são jogos, na maioria das vezes lógicos, desenvolvendo o raciocínio matemático dos estudantes.
Cada jogador possui 1 Damyo e 5 Ronins e também existe no Jogo 1 Mana que serve para limitar o movimento do seu oponente e será utilizado pelos 2 Jogadores.
O objetivo dos jogadores é capturar o Damyo de seu oponente, que pode ser feito pelo seu próprio Damyo ou com um de seus Ronins
Tabuleiro de nossa Versão Caseira, feita em Eva 2mm ! |
O Tabuleiro do jogo é marcado com numeração (Na nossa Versão Caseira utilizamos Pontos) que pode ser 1, 2 ou 3. Se o jogador decide mover alguma peça que esteja, por exemplo em um espaço 3, então deverá movê-la 3 espaços. Se estiver no espaço 2, deverá movê-la 2 espaços. Se estiver no espaço 1, deverá movê-la somente 1 espaço. A numeração serve para indicar quantos espaços as peças podem se mover.
As peças dos jogadores podem mover Horizontalmente ou Verticalmente, mas nunca Diagonalmente, sendo que o Jogador poderá mudar o sentido no meio do movimento, se quiser.
Fichas do Jogo: Utilizamos Tampinhas de frascos de Remédios ! |
Ao terminar seu movimento, colocará o Mana sobre esta peça movida. O jogador adversário, obrigatóriamente terá que mover o mesmo número de casas indicados pela casa onde se encontra o Mana. Ao finalizar seu movimento, pegará o Maná e colocará também no espaço onde sua peça terminou o movimento !
Captura das peças do adversário: Quando a peça de um Jogador terminar o movimento em uma casa onde se encontra uma peça do adversário, então esta peça do adversário é capturada e retirada do Jogo.
Nossa Versão Caseira ! |
O que achamos do jogo ?
Mana é um Jogo abstrato na sua essência e muito lógico ! Saber onde terminar seu movimento, de forma a restringir os movimentos do adversário é um bom caminho para a vitória.
O problema que vemos no Jogo, é que você precisa ter uma visão "espacial" muito boa de como está a situação do Jogo, onde estão suas peças e onde se encontra o Damyo adversário.
Muitas vezes, você deixa de "atacar" o Damyo adversário, já que seu próprio Damyo corre muito perigo, causado pelo posicionamento das peças do adversário no Tabuleiro.
É preciso muita atenção, pois poucas jogadas erradas já são suficientes para perder a partida !
Excelente jogo ! Uma boa surpresa ! Principalmente para quem gosta de Jogos abstratos !
Recomendamos !
Tabuleiro do Jogo que utilizamos em nossa Versão Caseira ! |
Regras do Jogo ! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário