Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

"Ferrovias de São Paulo" - Arquivos já disponíveis !


Caixa do Jogo !

Todos os jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas, foram feitos para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


São Paulo teve uma rica história Ferroviária!  Pelos trilhos das diversas Companhias Ferroviárias, foram transportados parte da riqueza do Estado. Muitas destas riquezas eram transportadas para as principais cidades do Estado, cidades de outros Estados e muitas acabavam descendo a Serra e entregues nos Barcos atracados no Porto de Santos, de onde partiam para lugares mais longínquos.

Em meio ao transporte desta riqueza, também trafegaram por estes trilhos, Vagões de passageiros, numa época em que as distâncias eram difíceis de serem vencidas pelas Locomotivas a vapor, que lentamente cruzavam Serras, Vales e Planícies.

De uma forma geral, podemos dizer que 8 Companhias se destacaram nesta empreitada:

- Cia. Sorocabana de Estradas de Ferro
- Cia. Paulista de Estradas de Ferro
- Mogiana de Estradas de Ferro
- Estrada de Ferro Araraquara
- São Paulo Railway
- Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
- Estrada de Ferro São Paulo - Minas
- Estrada de Ferro São Paulo - Rio.

Cada uma dessas Companhias Ferroviárias tiveram seu tempo e seu auge e com a escolha governamental em priorizar o transporte rodoviário, todas essas Companhias tiveram sua decadência com o passar do tempo.

Atualmente, pouco resta de muitas delas, a não ser Estações, Depósitos, Trilhos e Dormentes escondidos pelo mato alto e pelo esquecimento.  Muitas Estações e Depósitos, hoje se encontram vandalizados, destruídos e muitos deles desaparecidos completamente, sem nenhum sinal que por ali passaram passageiros, produtos, histórias e riquezas.

Triste fim de uma história rica e bela !


“Ferrovias de São Paulo” coloca no Tabuleiro todas estas Companhias em pleno funcionamento, onde Produtos terão que ser transportados pelas Cidades ou enviados ao Porto de Santos para serem entregues a outros destinos.

Os jogadores terão que movimentar suas Composições, comprar e vender Produtos, transportá-los pelas diversas Ferrovias do Estado de São Paulo e também fazer negociações com outros jogadores através de seu Agente. Deverão saber quando comprar e quando vender estes Produtos, já que o mercado altera constantemente os valores destes Produtos. 

Iniciará o jogo com 1 Composição, simbolizada por 1 Locomotiva e 1 Vagão. Ao longo da partida, terá que melhorar tanto as Locomotivas quanto os Vagões, tornando-os mais eficientes bem como adquirir outra Composição. 

Terá também que fazer bons negócios com os Agentes de outros jogadores e com o Negociador presente no Jogo. Por fim, poderá também comprar Ações das diversas Companhias Ferroviárias, Ações de Mineradoras, tão importantes para o Mercado de Carvão e também Ações da Companhia de Telégrafo do jogo.

“Ferrovias de São Paulo” é um jogo “Econômico” e aquele jogador que mais dinheiro tiver no final da partida, será o vencedor !

Mais que um jogo, queremos colocar um pouco da história Ferroviária de São Paulo no Tabuleiro, e relembrar um pouco quando nossas riquezas, nosso povo e nossa história eram transportadas nos velhos Vgões de madeira, puxadas por Locomotivas que insistiam em vencer os desafios deste território Paulista !

Desejamos a todos uma boa viagem !


Você poderá baixar os arquivos gratuitamente em um dos Links abaixo:

Google-Drive:


4Shared:



Este Jogo está disponível gratuitamente a todos os interessados e buscamos fazer algo lúdico e também informativo.

Queremos agradecer a todos que de uma forma ou de outra, colaboraram para que este Projeto pudesse ser realizado.

Agradecemos a ABPF Regional Campinas e ABPF Regional São Paulo pela disponibilidade de textos e imagens utilizadas no Jogo:

ABPF Regional Campinas: www.abpf.com.br

ABPF Regional São Paulo: www.abpfsp.com.br

Agradecemos a Ralph Mennucci Giesbrecht, do Site www.estacoesferroviarias.com.br   por disponibilizar as informações colocadas nas Cartas de Cidades.

Agradecemos ao Site www.navioseportos.com.br  pela disponibilidade da utilização da imagem nas Cartas de Barcos: “Navio Porto Iguaçu descarregando carvão dos EUA no Porto de Santos”.

Agradecemos ao amigo Rafael Sales, da cidade de São Paulo, por traduzir a descrição contida na Página do Jogo no Site: www.boardgamegeek.com

Criar um Jogo e fazê-lo funcionar não é uma tarefa fácil e erros poderão aparecer durante as partidas. Agradecemos toda crítica e sugestão quanto a jogabilidade, para que ajustes sejam efetuados e erros corrigidos.

À  todos, nosso muito obrigado !

Nenhum comentário: