Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 3 de janeiro de 2016

Jogo da Onça - Versão Caseira !

Versão Caseira do Jogo !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !


O jogo da onça conhecido pelos Bororos como Adugo e pelos Guaranis como Jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “Raposas e gansos”; no Nepal, " Bhaga chal"; na Índia "Lau kati kata". 

Aqui na América, ele era jogado pelo antigo povo Inca, no Peru. A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo. No Peru, as peças representam o Puma (Uma onça muito comum nos Andes) e os Carneiros. Na Índia, Tigre e Cabras. E aqui no Brasil, a Onça e os Cachorros.

A relação é a mesma em todos os casos: A peça solitária representa um animal ou um homem poderoso e as outras peças são mais fracas, mas numerosas (No caso da China, o duelo era entre o Senhor feudal e os Camponeses). 

Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.

É um jogo para duplas: Um fica com a peça que representa a Onça e o outro com as 14 peças dos Cachorros. Para vencer o jogador com a Onça deve capturar cinco Cachorros e o jogador com os Cachorros deve encurralar a Onça.

Como jogar?


 - Coloque as peças conforme o desenho do tabuleiro abaixo.




- Use dois tipos de peças, uma representando a Onça e 14 peças para os Cachorros.
 - Um jogador fica com a Onça e o outro com os Cachorros.
 - O jogador com a Onça deve capturar cinco Cachorros. O jogador com os Cachorros deve encurralar a Onça, deixando-a sem possibilidade de se mover no tabuleiro. O jogador com os Cachorros não pode capturar a Onça, deve apenas imobilizá-la.
 - O jogador com a Onça inicia a partida movendo sua peça para qualquer casa adjacente que esteja vazia. Em seguida, o jogador com os Cachorros deve mover qualquer uma de suas peças também para uma casa adjacente que esteja vazia.
 - As peças podem se mover em qualquer direção.
 - A Onça deve tomar cuidado para não entrar em sua toca (Parte triangular do tabuleiro). Caso isso aconteça, ela será encurralada pelos Cachorros.
 - A Onça captura um cachorro quando salta sobre ele para uma casa vazia (Como no jogo de Damas). A captura pode ocorrer em qualquer sentido.
 - O jogador pode fazer mais de uma captura, se for possível (Também como no jogo de Damas).
 - Os jogadores alternam as jogadas até um dos dois vencer a partida.

 - Vence a partida quando o jogador com a Onça captura cinco Cachorros e quando o jogador com os Cachorros consegue imobilizar a Onça. 


Sobre a Versão Caseira que temos:


Esta Versão Caseira foi feita pela Vera (Equipe da Ecobrinquedoteca) que confeccionou vários jogos e presenteou a Equipe no Final de Ano.

Ganhamos este das imagens !

Componentes do Jogo !

O Tabuleiro foi feito em uma espécie de "pano ou papel" (Não consegui definir ainda aquele material,). Para os Cachorros, foram utilizadas Tampinhas azuis da Água Cristal e para a Onça foi utilizada Tampinha vermelha de Coca-cola. Para guardar as Tampinhas, foi utilizado um frasco de produto.

Reparem que de forma simples, é possível fazer algo diferente e que funciona exatamente da mesma forma que um jogo encontrado em Lojas.

Taí mais uma dica !

Componentes do Jogo !

Tabuleiro do Jogo !

Peças do Jogo e Embalagem !









Nenhum comentário: