Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Jogo Coloretto !

Caixa original - Rio Grande Games !


Como neste Blog, Coloretto passou bem longe dos Posts, hoje vamos falar um pouquinho dele !


Todas as imagens foram tiradas do Site: BoardGameGeek !

O Jogo é constituido de 8 Naipes coloridos (9 Cartas de cada cor, sendo 1 Naipe "Curinga"!). Possui também 4 Cartas "organizadoras" do Jogo, onde deverão ser colocadas ao lado de cada uma delas as Cartas que entram em Jogo, algumas Cartas com Pontuação extra, Carta com o Resumo dos Pontos e 1 Carta de Fim de Jogo.

Embaralha-se todas as Cartas dos 8 Naipes, criando-se assim o "Monte de compras". Feito isso, reembaralha-se com as últimas 15 Cartas deste "Monte de Compras", a Carta de "Fim de Jogo".

Coloca-se as 4 Cartas "organizadoras" do Jogo (Número de Cartas = Número de Jogadores) no centro da Mesa e cada Jogador pega 1 Carta do Monte de compras, que será sua "Mão inicial"..

Estamos prontos para começar a partida !

Componsntes do Jogo !

Coloretto possui 2 regras bem simples. 

Primeira opção de jogada: 

À sua vez, cada jogador deverá comprar 1 Carta do "Monte de compras" e deverá colocar ao lado de qualquer uma das Cartas "organizadoras".

O número máximo de Cartas que deverá ser colocada ao lado de cada Carta "organizadora" é 3, portanto, uma vez que alguma Carta "organizadora" já possua 3 Cartas, não é mais possível o jogador colocar Carta ao lado desta.

Componentes do Jogo !

Segunda opção de jogada: 

À sua vez, cada jogador poderá escolher 1 Carta "organizadora" e pegar todas as Cartas ao lado desta, inclusive a Carta "organizadora".

Repare que o jogador poderá pegar Carta "organizadora" com 1, 2 ou 3 Cartas existentes ao lado.

Depois que todos os jogadores pegaram suas Cartas, as Cartas "organizadoras" voltarão novamente para o centro da mesa para início de uma nova rodada.

Jogo em andamento !

Mas qual o objetivo do jogo ?

Coloretto brilha por regras simples e com objetivo também simples, porém, com alguns cuidados que os Jogadores deverão ter ao montar seus montes de Cartas coloridas.

Quando o jogador pega uma Carta "organizadora", também deverá pegar 1, 2 ou 3 Cartas coloridas ou mesmo Cartas com Pontos.

Os Jogadores deverão separar as Cartas à sua frente, de acordo com as cores das Cartas e toda vez que pegar mais Cartas, ir acrescentando à cada monte, de acordo com a cor de cada Carta.

Jogo em andamento !

Pontuação final !

No final da partida, depois que a Carta de "Fim de Jogo" sair, termina-se a rodada e todos os Jogadores deverão calcular quantos pontos fizeram na partida, de acordo com as seguintes Regras:

- O Jogador deverá escolher 3 montes (Qualquer cor!) e somar a pontuação de cada um dos montes, conforme informado na Carta com o resumo de Pontos. É claro, deverá escolher os montes que tiverem mais Cartas. Este será os Pontos positivos do Jogador.

- O Jogador deverá então somar a pontuação de todos os restantes dos montes. Esta soma será os Pontos negativos do Jogador.

- O Jogador então deverá ver qual é a sua Contagem final = Pontos positivos - Pontos negativos !

- Caso o Jogador possua alguma Carta com Pontos, esta Carta poderá ser deixada ao lado e no final da partida ela entra na Contagem final dos Pontos do Jogador.

Jogo em andamento !

Nossa opinião !

Gostamos de jogos simples e bem elaborados !

Coloretto motrou ser um Jogo bem estruturado, com mecânica simples e com resultado que agrada todos os tipos de Jogadores.

Existe um fator "Sorte" envolvido, mas consideramos muito baixo, já que o Jogo te dá sempre escolhas do que fazer: Onde colocar a Carta ou quando pegas as Cartas, por exemplo.

Como cada jogador fica com seus montes de Cartas visíveis aos demais Jogadores, é possível você interferir no Jogo dos adversários.

No Brasil, o Jogo foi lançado pela Grow, porém existe uma certa dificuldade em achá-lo pra comprar. O preço também ajuda, já que não é um Jogo caro e pode ser jogado com todas as idades !

Caixa original: Grow !

Jogo que recomendamos muito !

Jogo em andamento !

Aqui temos um Vídeo de uma partida completa feita pelo Igor Knop:







Nenhum comentário: