Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"Ferrovias de São Paulo" - Do Projeto inicial ao Jogo finalizado !

Caixa do Jogo !

Informamos que o Jogo já foi lançado e os arquivos já podem ser baixados gratuitamente em um dos Links abaixo:

Google Drive:


4Shared:




Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !


O Clube do Tabuleiro de Campinas lançou a algum tempo seu 6º Jogo e foi escolhido como Tema a Ferrovia e resolvemos chamá-lo de "Ferrovias de São Paulo". 

Escolhemos colocar no Jogo as Companhias que estavam presentes no auge Ferroviário do Estado de São Paulo: Sorocabana, Mogiana, Cia, Paulista, Noroeste, Araraquara, São Paulo Railway, São Paulo-Minas e São Paulo-Rio.


Tabuleiro do Jogo !

Cada uma delas tiveram sua História e seu auge e hoje pouco vemos desta História, lembrada muitas vezes em alguns Trilhos ou Estações que ainda insistem em vencer o tempo, tomados pelo mato alto, destruidos, vandalizados e alguns completamente desaparecidos.

Colocar o Tema à mesa de forma lúdica é uma boa forma de lembrar dos tempos em que os Produtos, a riqueza e a história de muitas pessoas, trafegavam pelos vales e planícies, num tempo em que os velhos Vagões e suas Locomotivas à Vapor insistiam em percorrer caminhos, que naqueles tempos, pareciam intransponíveis.


Carta de Cidade !

Como início de Projeto, já tínhamos uma ideia do que seria o Jogo: Transporte de Mercadorias apenas ! Nos primeiros rabiscos, não tínhamos em mente que muitas Regras, mudanças, reviravoltas, seriam acrescentadas ao Jogo.

Comprar e Vender produtos era simples para um Jogo e já que queríamos fazer algo de complexidade média, resolvemos colocar um aspecto mais  "Econômico".


Carta de Barco !

Com isso, o Jogo passou de complexidade baixa para uma complexidade de média para alta, já que os preços dos Produtos seriam ditados pelo Mercado. Muitos Produtos disponíveis fazem o preço cair, tanto na Compra, quanto na Venda. Poucos Produtos disponíveis fazem o preço subir, também tanto na Compra, quanto na Venda.

Meu companheiro de Projeto, Daniel, então resolveu colocar uma "pitada" Econômica, fazendo com que Ações das Companhias Ferroviárias entrassem em Jogo. Mas não bastava isso: Resolvemos dar um jeito de melhorar mais os valores das Ações à medida que estas Companhias fossem utilizadas. Com isso, toda vez que algum jogador comprasse Produtos em alguma Cidade que tivesse alguma Companhia Ferroviária, o Jogador ganharia um Bônus. E este Bônus também seria dado à todos os demais Jogadores que também tivessem Ações desta Companhia


Carta de Jogador Inicial !

Gostando da ideia das Ações das Companhias, resolvemos então fazer a mesma coisa com o Carvão, tão importante para o Movimento das Locomotivas dos Jogadores. Criamos então as Ações das Companhias Mineradoras, responsáveis pela Extração de Carvão. Resolvemos então fazer várias Mineradoras com Capacidade de Extração diferente uma das outras. E assim como ocorre nas Companhias Ferroviárias, a utilização destas Mineradoras também dariam Bônus aos Jogadores.

E lendo à respeito das Ferrovias, descobrimos a importância do Telégrafo à Época. Porque não criar uma Companhia de Telégrafo também ? Só que deixamos apenas 1 Companhia no Jogo e todos os Jogadores podendo comprar Ações desta Companhia. Como Bônus, optamos por fazer uma parte "Semi-cooperativa", dando aos Jogadores a possibilidade de ganhar mais com estas Ações, levando-se em consideração a Instalação de Postes Telegráficos feitas por todos os Jogadores.


Carta de Locomotiva L1 !

O modelo final do Jogo estava praticamente pronto, quando percebemos que os Jogadores teriam problemas de Dinheiro ao longo da partida. Neste jogo, tudo é gasto e é preciso gerir bem seu Dinheiro para poder colocar em prática aquilo que planejou. À princípio, decidimos que cada Jogador começaria com $20, mas este valor foi alterado para $30, dando assim, um folego a mais aos Jogadores, principalmente no início da partida. Resolvemos também, colocar Empréstimo no Jogo, já que o Jogador recebe $20 por cada Empréstimo que faz.  No final terá que pagar este Valor + Juros, mas pode ser uma opção de saída, numa situação crítica de falta de Dinheiro.

Ao fazer as Cartas e Componentes, percebemos que o Jogo ficou com inúmeras informações de valores. Nas Cartas, existem estas informações, mas optamos por fazer uma Folha de Ajuda com todos os Valores existentes no Jogo. Embora a quantidade de informações de valores ainda seja grande, ajudou bem numa pesquisa rápida !


Carta de Ações da Companhia Mineradora - Capacidade 2 !

Carta de Ações Noroeste do Brasil !

Quanto ao Tabuleiro, resolvemos pegar algumas Cidades de todas as Companhias, simbolizadas por Cores e fizemos um Cálculo que entrasse o número de trechos de cada uma delas. Assim, Companhia como a Sorocabana possuido 24 trechos , enquanto São Paulo Raiway possuido somente 2. teriam que ter algum fator que equilibrasse ambas. A possibilidade das Cartas de Cidades com as Companhias com número maior de Trechos entrar na partida é bem maior e tivemos que compensar no Valor das Ações, fazendo com que Ações de Companhias com quantidade maior de Trechos, tenham valor de Compra e Venda menor que Ações de Companhias com quantidade menor de Trechos. Isso pode não ser correto Economicamente falando, mas para o Jogo funcionou.

De uma forma geral, o Jogo ficou essencialmente Econômico, tendo os Jogadores que fazerem contas e planejamentos, levando-se em consideração um Mercado de Produtos que muda constantemente conforme os Jogadores vão comprando e vendendo Produtos. Comprar quando o preço do Produto está baixo e Vender quando o preço do Produto estiver Alto é uma receita infalível para o Sucesso !


Carta de Ações da Companhia de Telégrafo !

Mas é preciso ainda se preocupar com suas Composições, já que os Jogadores começam com 1 Composição (Locomotiva + Vagão) bem "fraquinha" e terá que melhorá-la. Mas para isto exige-se gastos ! E estas Composições, para se movimentarem pelo Tabuleiro,  exigem Carvão para serem utilizados em suas Caldeiras. 

Carvão segue o mesmo princípio dos Produtos, com valor de Mercado variável, mas colocamos uma boa saída que são as Mineradoras. Uma boa forma de conseguir Carvão a um custo que pode ser menor que o Valor de Mercado e ainda poder vendê-los aos demais Jogadores ou ao próprio Mercado.


Carta de Empréstimo !

E finalizando nosso comentário sobre a criação de nosso Jogo, temos também as Negociações que podem ser feitas com outros Jogadores ou com o Negociador existente no Jogo. Uma boa negociação pode economizar várias Ações dos Jogadores e garantir alguma vantagem extra.

Nosso objetivo final é criar e divulgar nosso trabalho àqueles que se interessarem, independente do Jogo ser ou não do gosto de todos. Fazer uma Versão Caseira de um Jogo que não foi feito por uma Editora, com Componentes excepcionais é complicado, a não ser que o Jogador realmente queira tê-lo em sua coleção. "Ferrovias de São Paulo" acabou ficando com muitas páginas de Impressão. Muitas páginas significa custo alto para fazê-lo ! 

Nosso Projeto está finalizado e distribuido gratuitamente à todos ! Como dissemos no início, é nossa 6ª criação e pelo número de Downloads feitos dos Jogos anteriores, pouquíssimos realmente se interessam em fazer um "Print-play!  

Mas não é esse nosso objetivo ! Criamos porque gostamos de criar !


Carta de Depósito !

"Ferrovias de São Paulo", como Projeto finalizado, ficou muito acima daquilo que propomos lá nos primeiros rabiscos, já que muitas Regras foram acrescentadas. Esperamos que aqueles que gostam de Jogos desta Categoria (Econômica) possam desfrutar dos números que colocamos no Jogo.

Eles estão por toda parte !


Ficha de Ajuda do Jogador - Frente !

Alguns Tiles do Jogo !

Tiles de Produtos Vermelhos !

Tiles de Empréstimo !

Alguns Tiles do Jogo !

Alguns Tiles do Jogo !



Nenhum comentário: