Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Jogo adaptado ao tema "Dengue" !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Tempos atrás, fizemos uma adaptação do Jogo "Geiblein, versteck dich!", colocando a "Dengue" como Tema e resolvemos fazer outro, mas utilizando materiais diferentes. Para aqueles que quiserem dar uma olhada na postagem anterior, o Link é este abaixo:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2018/01/jogo-adaptado-ao-tema-dengue-versao.html

Fizemos um Vídeo explicativo do Jogo "Geiblein, versteck dich!", onde citamos outras adaptações que fizemos, inclusive este da "Dengue". Para aqueles que quiserem saber como se joga, basta acessar o Vídeo abaixo. 




No Vídeo, utilizamos Ovelhas e Leão. Para adaptar ao Tema "Dengue", basta substituir as Ovelhas do Vídeo pelos "Focos" e o Leão pelo Mosquito. Já as Tampinhas Vermelhas numeradas de 1 a 6, substituimos por Casinhas feitas de papelão. O Dado, fizemos de Rolinho de papel. Fizemos um Vídeo de como fazer um Dado utilizando estes Materiais e postamos logo abaixo.




Vídeo de como fazer um Dado utilizando Rolinhos de papel:




A facilidade das Regras aliado à simplicidade dos Componentes, faz com que este Jogo seja facilmente alterando, colocando Temas que mais interessam aos Jogadores. Assim, temos agora 3 versões disponíveis:

- Formigas e Tamanduá

- Dengue

- Abelhas e Aranha

Este Jogo "Geiblein, versteck dich!" foi realmente um achado, pois dá a possibilidade de abertura de Temas, e colocar a "Dengue" foi realmente interessante pois, praticamente, você coloca em poucos Componentes, todos os aspectos relacionados ao Tema.


Resolvemos fazer "Casinhas" de Papelão numeradas de 1 a 6 e em cada Casinha terá no início da partida 5 Focos do Mosquito Aedes aegypti, que foram colocados de forma aleatória.  Com isso, é possível que em uma mesma casa tenha tipos de Focos do Mosquito repetidos, mas que não alteram em nada o Jogo.









Utilizamos um Dado D6 feito de Rolinho de papel e o Vídeo explicativo de como fazer, está acima. Já as Marcações do Dado D6, fizemos com Caneta preta. 






Os desenhos de Focos do Mosquito, pegamos em um panfleto do Governo do Estado de São Paulo, que possui 10 Focos e com texto explicativo de como eliminar estes Focos.




O Jogo constiste em 30 Focos no total que serão distribuidos nas Casinhas... Desta forma, utilizamos 3 Focos de cada tipo para o Jogo, além de fazer um Guia de referência com o próprio Panfleto informativo. Colamos os Focos em Tampinhas de Leite e o resultado ficou bem interessante.







Utilizamos também 1 Mosquito Aedes aegypti,  no qual os jogadores terão que derrotá-lo ! Este Mosquito, pegamos na Internet, mas poderá ser desenhado e pintado com Lápis de cor. Colamos em uma Tampa amarela, muito próxima do tamanho das Tampas de "Toddy", que tanto utilizamos por aqui.




No Jogo, derrotar o Mosquito é fazer com que algum jogador consiga pegar (Como é temático, o correto seria dizer "Eliminar") 6 Focos quaisquer de Mosquitos que se encontram nas Casinhas.

Caso o Mosquito consiga "recuperar" 2 Focos, ele vence a partida.

Este Jogo é Cooperativo, já que ou todos vencem o Mosquito ou todos perdem dele, mas mesmo assim, embora exista a Cooperação de todos, os jogadores não poderão ser auxiliados ao tentar adivinhas quantos Focos ainda existem em cada Casinha.

O Panfleto utilizado, serve como auxilio para um debate (Caso algum Professor/Pais queiram fazer sobre o Tema com seus Alunos/Filhos), já que poderá, por exemplo, ser discutido quais os tipos de Focos que o jogador conseguiu eliminar e como foi feito isso,  já que existe esta informação no Planfleto informativo.

Reparem que de forma lúdica, um assunto extremamente importante nos dias atuais, acaba sendo colocado à mesa e aqui existe uma variedade enorme de como isso poderá ser abordado.

Para aqueles que são Professores ou Pais e que queiram trabalhar o Tema "Dengue", taí uma oportunidade excelente e divertida.

Resumo das Regras do Jogo:

No início do Jogo, coloca-se 5 Focos (Aleatórios) debaixo de cada Casinha.  Estas Casinhas formam um círculo e no meio é colocado o Mosquito.

O Jogador a iniciar a partida rola o Dado D6 e deverá dizer quantos Focos do Mosquito existe na Casinha especificada pelo Dado D6. Repare que no início da partida isso é bem fácil, pois todas elas começam com 5 Focos.

O Jogador diz quantos Focos existem debaixo da Casinha e levanta ela, para que todos os Jogadores vejam se ele acertou ou não.

Se acertar, o Jogador pega 1 Foco e coloca à sua frente. Feito isso, passa a vez ao próximo Jogador que realizará a mesma Ação.

Se errar, o Jogador mantem a quantidade de Focos existente debaixo da Casinha e pega o Mosquito, coloca à sua frente e passa a vez ao próximo Jogador que realizará sua Ação.

Reparem que no desenrolar da partida, as coisas vão complicando, pois a aleatoriedade do Dado D6 faz com que Casinhas fiquem com números completamente diferentes de Focos e é preciso estar atento a quantos existem em cada uma delas.

Se o Jogador errar e já estiver com o Mosquito, este deverá devolver o Mosquito no meio das Casinhas, juntamente com 1 Foco (Qualquer um deles) que o Jogador tenha à sua frente.

Se o Jogador errar e o Mosquito estiver com outro Jogador, mesmo assim o Mosquito sai da frente deste Jogador e vem para frente de quem errou.

Mesmo que alguma Casinha não esteja mais com Focos, se sair o número desta Casinha no Dado D6, o Jogador deverá dizer que alí não existe nenhum Foco e passa a vez ao próximo Jogador. Se errar, pega o Mosquito mesmo assim.

Quando o Jogo termina ?

Se algum Jogador conseguir pegar 6 Focos (Qualquer tipo de Foco e não precisam serem iguais. O que vale aqui é a quantidade somente), todos os Jogadores vencem o Mosquito.

Se o Mosquito conseguir levar para o centro, 2 Focos, ele vence todos os Jogadores.

Aqui o Jogo mostra a sua Cooperatividade, pois embora não seja possível os Jogadores darem dicas de quantos Focos existem debaixo de alguma Casinha, caso algum Jogador tenha dúvida, a Cooperatividade está no resultado final.

Para aqueles que quiserem utilizar as imagens que utilizamos, colocamos Arquivo PDF, porém, procurem evitar impressão, desenhando os Focos e Mosquito e pintando cada um deles. Desta forma, o lúdico começa já na criação do Jogo.

Um comentário:

Prof. Lair disse...

Meu caro, parabéns pelo belíssimo trabalho de adaptação.