Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Jogo adaptado ao Tema Dengue ! Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Tempos atrás, fizemos um Jogo adaptado ao Tema "Dengue", que foi doado ao pessoal do AACAS Agentes de Apoio ao Controle Ambiental, locados na Vigilância em Saúde Norte (Visa Norte) - Campinas SP.

Para aqueles que quiserem dar uma olhada na postagem é só clicar no Link abaixo:






Este Jogo é uma adaptação do "Geiblein, versteck dich!", desconhecido da maioria dos jogadores, mas que tanto sucesso faz na Ecobrinquedoteca, já que temos um com o Tema "Formigas e Tamanduá".

A facilidade das Regras aliado à simplicidade dos Componentes, faz com que este Jogo seja facilmente alterando, colocando Temas que mais interessam aos Jogadores. Assim, temos agora 3 versões disponíveis:

- Formigas e Tamanduá

- Dengue

- Abelhas e Aranha

Este Jogo "Geiblein, versteck dich!" foi realmente um achado, pois dá a possibilidade de abertura de Temas, e colocar a "Dengue" foi realmente interessante pois, praticamente, você coloca em poucos Componentes, todos os aspectos relacionados ao Tema.




Resolvemos fazer "Casinhas" numeradas de 1 a 6 e em cada Casinha terá no início da partida 5 Focos do Mosquito Aedes aegypti, que foram colocados de forma aleatória.  Com isso, é possível que em uma mesma casa tenha tipos de Focos do Mosquito repetidos, mas que não alteram em nada o Jogo.

Utilizamos um Dado D6 de espuma e fizemos as Marcações com Caneta permanente. 




Os desenhos de Focos do Mosquito, pegamos em um panfleto do Governo do Estado de São Paulo, que possui 10 Focos e com texto explicativo de como eliminar estes Focos.




O Jogo constiste em 30 Focos no total que serão distribuidos nas Casinhas... Desta forma, utilizamos 3 Focos de cada tipo para o Jogo, além de fazer um Guia de referência com o próprio Panfleto informativo.

Utilizamos também 1 Mosquito Aedes aegypti,  no qual os jogadores terão que derrotá-lo !

No Jogo, derrotar o Mosquito é fazer com que algum jogador consiga pegar (Como é temático, o correto seria dizer "Eliminar") 6 Focos quaisquer de Mosquitos que se encontram nas Casinhas.




Caso o Mosquito consiga "recuperar" 2 Focos, ele vence a partida.

Este Jogo é Cooperativo, já que ou todos vencem o Mosquito ou todos perdem dele, mas mesmo assim, embora exista a Cooperação de todos, os jogadores não poderão ser auxiliados ao tentar adivinhas quantos Focos ainda existem em cada Casinha.




O Panfleto utilizado, serve como auxilio para um debate (Caso algum Professor/Pais queiram fazer sobre o Tema com seus Alunos/Filhos), já que poderá, por exemplo, ser discutido quais os tipos de Focos que o jogador conseguiu eliminar e como foi feito isso,  já que existe esta informação no Planfleto informativo.




Reparem que de forma lúdica, um assunto extremamente importante nos dias atuais, acaba sendo colocado à mesa e aqui existe uma variedade enorme de como isso poderá ser abordado.

Para aqueles que são Professores ou Pais e que queiram trabalhar o Tema "Dengue", taí uma oportunidade excelente e divertida.




Resumo das Regras do Jogo:

No início do Jogo, coloca-se 5 Focos (Aleatórios) debaixo de cada Casinha.  Estas Casinhas formam um círculo e no meio é colocado o Mosquito.

O Jogador a iniciar a partida rola o Dado D6 e deverá dizer quantos Focos do Mosquito existe na Casinha especificada pelo Dado D6. Repare que no início da partida isso é bem fácil, pois todas elas começam com 5 Focos.

O Jogador diz quantos Focos existem debaixo da Casinha e levanta ela, para que todos os Jogadores vejam se ele acertou ou não.

Se acertar, o Jogador pega 1 Foco e coloca à sua frente. Feito isso, passa a vez ao próximo Jogador que realizará a mesma Ação.

Se errar, o Jogador mantem a quantidade de Focos existente debaixo da Casinha e pega o Mosquito, coloca à sua frente e passa a vez ao próximo Jogador que realizará sua Ação.

Reparem que no desenrolar da partida, as coisas vão complicando, pois a aleatoriedade do Dado D6 faz com que Casinhas fiquem com números completamente diferentes de Focos e é preciso estar atento a quantos existem em cada uma delas.

Se o Jogador errar e já estiver com o Mosquito, este deverá devolver o Mosquito no meio das Casinhas, juntamente com 1 Foco (Qualquer um deles) que o Jogador tenha à sua frente.

Se o Jogador errar e o Mosquito estiver com outro Jogador, mesmo assim o Mosquito sai da frente deste Jogador e vem para frente de quem errou.

Mesmo que alguma Casinha não esteja mais com Focos, se sair o número desta Casinha no Dado D6, o Jogador deverá dizer que alí não existe nenhum Foco e passa a vez ao próximo Jogador. Se errar, pega o Mosquito mesmo assim.

Quando o Jogo termina ?

Se algum Jogador conseguir pegar 6 Focos (Qualquer tipo de Foco e não precisam serem iguais. O que vale aqui é a quantidade somente), todos os Jogadores vencem o Mosquito.

Se o Mosquito conseguir levar para o centro, 2 Focos, ele vence todos os Jogadores.

Aqui o Jogo mostra a sua Cooperatividade, pois embora não seja possível os Jogadores darem dicas de quantos Focos existem debaixo de alguma Casinha, caso algum Jogador tenha dúvida, a Cooperatividade está no resultado final.

Nenhum comentário: