Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Spirits of the Forest ! Finalmente ressuscitaram Richelieu ?



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Hoje vamos falar um pouquinho de um Jogo realmente interessante: Richelieu !


Mas espere... Não era Spirits of the Forest ?


Quem acompanha nosso Blog e também nossas análises, comentários e sugestões em Redes Sociais, vira-e-mexe recomendamos Richelieu,  lançado em 2003 e praticamente fora do mercado devido ao tempo.

Para nossa surpresa, eis que aparece no mercado Spirits of the Forest, que, à princípio, parece ser um Richelieu com um tema mais Fantasioso, onde os Espíritos da Floresta aparecem como Tema principal.




Em Spirits of the Forest, temos praticamente o mesmo Jogo do nosso bom e velho Richelieu, porém mudando um pouco a roupagem e Tema do Jogo, mas com Regras que parecem seguir as existentes no nosso velho e bom antecessor.

Trata-se de um Jogo para 2 Jogadores, onde o objetivo é conseguir o maior número de Espíritos e com isso ganhar valiosos Pontos. Como não temos as Regras aqui, vamos fazer uma analogia com Richelieu e, se errarmos, será por detalhes apenas.

Richelieu foi lançado em 2003 pela Ravensburger Spieleverlag GmbH e Spirits of the Forest será lançado pela GateOnGames, ThunderGryph Games, o que faz acreditarmos que esta última deve ter adquirido os direitos de publicar Spirits of the Forest, já que o Autor é o mesmo.

O Jogo é constituido de 48 Cartas que são colocadas abertas sobre a mesa, formando 4 Filas de 12 Cartas cada uma. Além disso, existem alguns Tokens que entrarão na partida, além de alguns Marcadores que os Jogadores receberão e que poderão serem utilizados.




Em cada Carta, existe uma quantidade de Espíritos, além de alguns símbolos e um número que serve apenas para informar quantos Espíritos daquela cor existem no Jogo. Se seguirem as mesmas Regras de Richelieu, cada cor de Espírito vale uma Pontuação e os Jogadores ganham Pontos conforme a quantidade de Espíritos adquiridos durante a partida. Porém, não são todos os Jogadores que ganham Pontos, mas somente aquele que possui a maior quantidade de Espírito de uma determinada cor. Com isso, a busca por Espíritos que possuem uma boa Pontuação deve ser uma constante.




Uma Regra muito interessante no Jogo é como os Jogadores conseguem adquirir Cartas, pois existem 4 Filas de 12 Cartas e somente as Cartas das extremidades das Filas poderão ser adquiridas. Mesmo que uma Fila possua 9 Cartas (3 já foram retiradas), ainda sim, vale as 2 extremidades desta Fila. Com esta Regra, sempre existem disponíveis aos Jogadores, 8 Cartas para que ele possa escolher qual pegar.

Reparem que sempre que 1 Carta é retirada da extremidade, outra Carta que estava ao lado passa a ser uma opção para os Jogadores pegarem. Com isso é preciso ficar bem atento em qual Carta pegar, pois você pode estar dando a chance para que o outro Jogador tenha disponível a Carta que estava aguardando.




Além das Cartas, existem também alguns Tokens (Richelieu possui 8 Tokens) que deverão ser colocados sobre determinadas Cartas no início da partida. Porém, estes Tokens são virados para baixo. Com isso, os Jogadores não sabem quais símbolos estão presentes. Uma vez que algum Jogador pegou alguma Carta com Token, esta vai junto e o Jogador poderá utilizá-lo na Pontuação, caso seja possível.

Cada Jogador possui também 1 Marcador que poderá ser colocado sobre qualquer Carta do Tabuleiro, reservando esta Carta para ele. Porém, para retirá-la, esta deverá ocupar uma das extremidades, conforme já explicado.




Para Pontuação, depois que todas as Cartas forem retiradas, verifica-se qual Jogador possui a maior quantidade de Espíritos de determinada cor e faz-se a Pontuação, levando-se em conta o valor do Espírito. Em Richelieu existe uma Pontuação extra que leva em conta se o Jogador possui pelo menos 1 Carta das regiões e pelo jeito Spirits of the Forest também deve seguir este Caminho.

Tanto Richelieu quanto Spirits of the Forest mostra-se bem simples quanto às Regras, porém, exige algumas decisões bem interessantes a serem tomadas.




Como a quantidade de Espíritos não é igual, sendo que alguns aparecem mais nas Cartas que outros e como na Pontuação os valores também são diferenciados para cada cor, os Jogadores precisam decidir bem o que vão querer fazer durante a partida. às vezes, pegar Espíritos que aparecem mais, pode não ser muito interessante pois (teoricamente) eles valem menos que os Espíritos que aparecem menos nas Cartas.

Além disso, existe um problema real que é a posição das Cartas no início da partida, já que são feitas 4 Fileiras de 12 Cartas que são colocadas aleatoriamente e acrescenta-se aqui o fator "extremidade", já que uma Carta só pode ser adquirida pelo Jogador se estiver em um dos extremos da Fila e para liberar as Cartas que se encontram fora da extremidade é preciso que algum Jogador faça isso, o que pode não ser interessante.




Reparem que existem algumas estratégias aqui, que podem deixar o Jogo mais problemático do que realmente aparenta ser. O local onde se encontram as Cartas nas Filas e se estão mais próximas ou não da extremidade, fazendo com que sua "liberação" para ser adquirida (Ocupar algum local em uma das extremidades) torne-se mais rápida ou mais demorada é fator importantíssimo para a escolha ou não desta Carta.

Sempre que um Jogador pega 1 Carta, acabará por liberar outra e aqui temos também outro problema a ser resolvido, pois não basta pensar apenas no seu Jogo, mas também no Jogo do adversário. Uma Carta adquirida de forma errada, pode beneficiar mais o adversário que você mesmo.




O Jogo é extremamente simples, mas o Autor conseguiu colocar um conteúdo realmente muito interessante, utilizando poucos Componentes e com tempo de Jogo realmente curto. Saber qual Carta pegar e principalmente de onde pegar é fator crucial para que as coisas não fiquem facilitadas para o adversário.

Excelente Jogo para 2 Jogadores !

Richelieu teve seu tempo e sua época e esperamos que Spirits of the Forest cubra esta lacuna deixada por anos. Tantas e tantas vezes sugerimos para que alguma Editora nacional lançasse Richelieu por aqui e nada. Spirits of the Forest vem preencher este vazio com novo tema, trazendo de volta um Jogo realmente interessante e que há tempos devia ter sido relançado.

Seja bem vindo Spirits of the Forest!!!

Nenhum comentário: