Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Grease Monkey Garage - Versão caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 

Hoje vamos falar de um joguinho interessante: Grease Monkey Garage !



Vídeo com uma partida completa, utilizando nossa Versão Caseira que fizemos do Jogo:




Grease Monkey Garage colocam os jogadores dentro de uma Oficina Mecânica, cujo objetivo é consertar Carros, de forma a conseguir o maior número de pontos possível.




Os Carros, por sua vez, necessitam de consertos diferentes, sendo que uns precisam de mais reparos e outros de menos. Obviamente, os que precisam de mais reparos te darão mais Pontos e os que precisam de menos reparos te darão menos Pontos.

Este Jogo não existe no mercado e os arquivos estão disponíveis para Download na Página do Jogo no BoardGameGeek (Link acima). São 10 folhas de impressão e realmente não há necessidade de mais nada para jogá-lo.




Como fizemos nossa Versão Caseira: 

Para nossa Versão Caseira, imprimimos os arquivos em Papel gramatura 170g e colocamos Contact. Para as Cartas da Oficina, Carros, Objetivos, Cartas do Jogador, Calendário e Jogador inicial, simplesmente colocamos Contact Frente e Verso.

Vídeo explicando os componentes do jogo:




Para os acessórios que os Carros necessitam (Pneus, Peças de motor, Óleo e Ferramentas), colocamos Contact, fizemos um círculo em cada um deles, recortamos e colamos em Tampinhas de Leite.




Para os Mecânicos e Especialistas, embora o arquivo disponível tenha os Meeples desenhados para serem utilizados, resolvemos utilizar os Meeples do Carcassonne.

Como o Jogo funciona:

Grease Monkey Garage é um Jogo bem simples, mas não deixa de ser interessante, pois muitas vezes os Jogadores não tem acesso direto aos acessórios que precisam para consertar determinados Carros.

As Cartas de Carros vem com informações de quantos acessórios são necessários para consertá-lo e os Jogadores precisam juntá-los e comente depois consertá-lo. Consertar também não é tão simples, pois existe a necessidade que algum Mecânico esteja livre para fazer isso (Ou seu especialista) e aqui está o legal deste Jogo.




Existem 4 Mecânicos que estão disponíveia a cada rodada e uma vez que algum deles foi utilizado, este não poderá mais executar ações nesta Rodada. Em uma partida de 4 jogadores, por exemplo, o último jogador sempre terá somente 1 opção do que fazer (A não ser que tenha um especialista em Jogo) e isso restringe bem as opções disponíveis. 

Já o especialista, embora também tenha movimentação restrita, dá uma vantagem a mais ao Jogador, pois poderá utilizá-lo ou utilizar o Mecânico (2 opções de escolha).

O grande problema do Jogo é que os Mecânicos possuem movimento restrito, sendo que só podem se movimentar ortogonalmente somente 1 espaço, sendo que realiza a ação na Carta da Oficina que parou. Esta Carta não mais poderá ser utilizada na Rodada. A Oficina é composta de 8 Cartas, que no início da partida, são colocadas aleatoriamente uma ao lado da outra, formando 2 fileiras de 4 Cartas. Isso faz com que os Jogos sejam diferentes, devido às posições aleatórias destas Cartas que a Oficina mostra aos Jogadores. Cada uma delas, dá aos Jogadores 1 ação que poderá realizar, que poderá ser pegar acessórios, pegar Carta de Carro, Consertar um Carro, Contratar um especialista e Trocar Recursos.




Quanto aos Carros a serem consertados, os Jogadores poderão consertar qualquer um que esteja disponível na Fila de Cartas ou algum que esteja junto à sua Ficha de Jogador. O problema de estar com algum Carro na Ficha de Jogador, é que os demais Jogadores saberão quais acessórios você busca. Já os Carros que estão na Fila de Cartas estão disponíveis para conserto à todos os Jogadores e pode ser interessante você juntar os acessórios e consertar algum já existente na Fila.

Os Carros que necessitam de muitos acessórios darão aos Jogadores mais Pontos que aqueles Carros que necessitam de menos acessórios. Além disso, as Cartas de objetivo darão Pontos extras aos Jogadores, caso consigam consertar Carros informados nesta Carta.




O que achamos do Jogo:

Grease Monkey Garage é um Jogo bem simples e muito fácil de ser feito e jogado. Após a primeira rodada, você já entende como as coisas funcionam.

Mas nesta simplicidade, existe o problema de limitação de movimento dos Mecânicos, pois se alguma Carta da Oficina que te interessa, estiver a 2 espaços de distância (Diagonal é proibido movimento dos Mecânicos), não será nesta Rodada que você irá utilizá-la.




Outra questão que achamos preocupante para os Jogadores é o Tempo de Jogo, pois o Calendário é composto de 11 dias (11 Rodadas) e realmente você não tem muito tempo para ficar juntando acessóriois, pois corre-se o risco do Jogo terminar e você ficar com vários deles, perdendo a oportunidade de ter utilizado alguns no conserto de Carros.

Jogo muito legal para fazer para Crianças, embora adultos também possam gostar dele, sendo considerado leve para este público.

Para aqueles que gostam de jogos leves, recomendamos !
















Nenhum comentário: