Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Spirits of the Forest - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !


Hoje vamos falar de um Jogo bem interessante: Spirits of the Forest !


Fizemos um Vídeo explicativo sobre este Jogo:




Este Jogo, é um Redesenho do Jogo Richelieu, que tanto gostaríamos que alguma Editora nacional trouxesse pra cá, principalmente devido aos Componentes serem basicamente Cartas e 1 Folha de Tiles.


Neste Jogo, temos 9 Espíritos que habitam a Floresta e precisamos juntar a maior quantidade de todos ele. Eu disse "todos", porque se você não conseguir pegar nenhuma Carta de algum deles, será penalizado na Pontuação.




Além destes 9 Espíritos, temos também o que chamamos por aqui de "Seres da Natureza" (Sol, Lua e Fogo) que os Jogadores deverão também juntar a maior quantidade possível de cada um deles, mas aqui não exista a obrigatoriedade de ter todos.

Cada Espírito possui uma quantidade diferente no Jogo e algumas Cartas possuem 1 ou 2 do mesmo tipo.




Mas o que mais chama a atenção neste Jogo é a mecânica dele, pois é muito simples e diferenciada, já que 4 Filas com 12 Cartas são colocadas lado a lado, formando um Tabuleiro 4x12. Em cima de algumas delas, são colocados 8 Fichas (Tiles, no Jogo original) que podem conter 1 Espírito, 1 Ser da Natureza ou um sinal de "Mais" (+).

Cada Jogador possui 3 Marcadores (Utilizamos Cristais plásticos) que o Jogador poderá colocar sobre determinada Carta, reservando para ele. Porém, o adversário poderá pegar esta Carta mesmo assim, devolvendo o Marcador ao Jogador, porém, este Jogador que pegou a Carta, é penalizado com a perda de um dos seus Marcadores. As Fichas de "Mais" (+) permitem que o Jogador possa reutilizar algum Marcador que perdeu.




Tanto as Fichas de Espíritos, quanto as Fichas de Seres da Natureza, servem para que quanto o Jogador pegar a Carta, pega também a Ficha que está sobre ela. Esta Ficha é virada para baixo e os Jogadores não sabem o que existe em cada uma delas. Fichas obtidas, aumentam o número de Espíritos ou Seres da Natureza na contagem de Pontos final.

À sua vez, cada Jogador irá pegar 1 ou 2 Cartas que estão nas extremidades de cada Fila de Cartas. Com isso, existe um problema aos Jogadores, pois as opções não são tão grandes.




Se o Jogador pegar Carta com 2 Espíritos, não poderá pegar uma segunda Carta. Se pegar uma Carta com 1 Espírito, poderá pegar + 1 Carta do mesmo Espírito. 

Depois que as Cartas terminarem, é feita a Pontuação.




A Pontuação leva em conta o número de Cartas de cada Espírito e o Jogador que tiver maior quantidade, recebe 5 Pontos, mesmo que exista empate no número de Cartas com outro Jogador. Os demais Jogadores que tiverem menos número de Cartas, não recebem Pontuação. Esta Regra, serve também para os Seres da Natureza. Observem que todos os Espíritos são Pontuados e todos os Seres da Natureza são Pontuados também. Se algum Jogador não possuir ao menos 1 Carta em todos os Espíritos, é penalizado em cada um deles.

Spirits of the Forest é um Jogo bem simples e muito interessante. Sempre que colocamos à mesa, a reação das pessoas é bem positiva, devido principalmente à facilidade do Jogo e das opções que o Jogo oferece aos Jogadores.




Jogo fácil e que sempre recomendamos !

Como fizemos nossa Versão Caseira:

Imprimimos as Cartas em Papel gramatura 90g e colamos Frente e Verso em Papel Craft 250g. Não colocamos em Plásticos transparentes pois não achamos na medida que fizemos as Cartas. Pretendemos colocar Contact Frente e Verso nestas Cartas, embora já jogamos várias vezes e não vimos problemas algum sem proteção.




Para as Fichas de Espíritos, Seres da Natureza e sinal de "Mais" (+), imprimimos em Papel gramatura 170g, colocamos Contact e colamos em Tampas de Leite na cor Verde.

Utilizamos também Cristais plásticos para os Marcadores que os Jogadores poderão fazer Reservas de Cartas.





Nenhum comentário: