Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

Jogos e Origami !

Pickomino !

Hoje vamos postar algumas ideias que poderão serem utilizadas para confecção de Jogos, utilizando o Origami para os Componentes.

A arte do Origami mostra um caminho um pouco diferente daquele que normalmente percorremos quando queremos fazer alguma Versão Caseira, já que basta um pouco de paciência, alguns diagramas de Origami, folhas de Papel que podem ser até de Revistas (Fizemos nossas Versões com elas) e algumas escolhas de Jogos que podem facilmente serem confeccionados.

Postamos hoje alguns jogos bem simples, que poderão ser feitos em Salas de aula ou com Crianças, mas que não perdem absolutamente nada em jogabilidade.

Não estamos falando aqui de "qualidade" dos Componentes, propriamente dito, mas das possibilidades que temos à frente.


Oficina de Origami - Ecobrinquedoteca !

Dentre tantas formas de fazer e criar peças em Origami, temos no "Origami Modular" realmente condições para que peças dos mais diversos tipos e cores possam fazer parte do trabalho já que possuem na sua Geometria final, uma gama de opções bem interessantes.

Dobrar é uma arte e é preciso um tempo para adquirir o dom de fazer belos trabalhos, porém o "Origami Modular" não exige este conhecimento, já que muitos módulos são extremamente simples de serem feitos, bastando apenas um pouco de dedicação para se ter um resultado final bem satisfatório.

Escolhemos alguns Jogos para esta experiência que precisam de módulos simples e que não interferem diretamente na Jogabilidade e aqui estamos dando alguns exemplos do que realmente podemos fazer.

Pickomino

Para quem já jogou, sabe que Pickomino é um dos jogos mais interessantes e simples, embora sua simplicidade esteja apenas nas regras. Jogo de muito boa aceitação por aqui e que sempre vê mesa.

Fizemos as peças utilizando folhas quadradas recortadas de Revista, sendo utilizada 1 Folha para cada módulo, com resultado final de um Prisma de base retangular. Já os Dados, utilizamos 6 Folhas cujo módulo é feito com apenas 3 dobras simples cada folha. Para a colocação dos números e círculos (Substituem as "minhoquinhas" do Jogo original), colamos sobre a peça retangular, papéis coloridos e escrevemos com Caneta permanente.

Reparem que o resultado final é praticamente idêntico ao Jogo original, diferenciando-se apenas no material que foi feito o Jogo.






Tangram, Triominós, Hexaminós e Dominós

Dentro do "Origami modular", é possível, apenas com 1 Folha, fazer dobras e chegar a módulos quadrados, triangulares, pentagonais, hexagonais e outros tantos formatos. E dentro deste tipo de dobra é possível fazer peças 2D ao invés de 3D (Como as utilizadas no Jogo Pickomino).

Para aqueles que conhecem jogos, estamos falando aqui em "Tiles" planos, com formatos diferentes e foi com estes formatos que fizemos o Triominó (Utilizando cores), Hexaminó (Utilizando pontos coloridos) e Dominó (Utilizando cores).

Triominó

Para o Triominó, utilizamos Triângulos Equiláteros e ao invés de utilizarmos números, resolvemos fazer com Cores, já que tínhamos papel de Revista com cores escuras, o que faria com que os números desaparecessem nos Tiles. Para isso, cortamos folhas coloridas (Triângulos Equiláteros menores) e colamos em cada Tile feito com Papel de revista.

O resultado realmente ficou interessante, embora tenha dado um pouco de trabalho devido ao fato do Triominó ter incontáveis  número de peças.






Hexaminó

Para o Hexaminó, utilizamos peças Hexagonais feitas com Folhas de uma Agenda velha e fizemos as marcações simplesmente utilizando pontos coloridos feitos com Caneta permanente.








Dominó

Para o Dominó, ao invés de módulos planos, utilizamos peças 3D (Prisma de base retangular). Estas peças também partem de um quadrado (Utilizamos Folhas de Revista) com um resultado bem interessante e que podem ser utilizados em inúmeros Jogos. 

Ao invés de utilizarmos números, resolvemos fazer com cores, simplesmente colando quadrados coloridos em cada peça.






Tangram

O Tangram, muito conhecido de todos, é um excelente quebra-cabeça, onde peças deverão ser posicionadas, formando desenhos como carros, flores, animais, aviões, etc.

Para crianças, excelente método de desenvolver a criatividade e resolver problemas, já que, de forma geral, é dado o problema (Silhueta de flor, por exemplo) e cabe à elas, posicionar todas as peças de forma a chegar ao mesmo resultado do problema proposto.

O segredo do Trangram é chegar no objetivo utilizando todas as peças e muitos problemas são realmente complicados, mesmo para adultos.

Com o "Origami Modular", é possível, partindo também de Folhas quadradas, chegar a todas as peças do Tangram e com isso ter o Jogo disponível à mesa de forma simples, embora existam algumas peças do Tangram que são um pouquinho complicadinhas para se dobrar, mas que com um pouco de paciência, chega-se ao resultado final.






Valeu a experiência !

Com estes exemplos acima, procuramos aqui nesta postagem mostrar que nosso mundo de Jogos pode ir além das Caixas, Tabuleiros e Componentes que ficamos fascinados pela beleza e qualidade.

O Origami Modular mostra que é possível fazê-los também, apenas utilizando folhas de Revistas velhas, que geralmente jogamos fora.

A busca por Jogos que aceitam este tipo de peças mostra que Jogos realmente mais complexos podem muito bem serem feitos através da dobra. Basta utilizamos a criatividade e teremos 3 pontos extremamente positivos com esta arte: O criar, o fazer e o jogar.

E para aqueles que querem entrar neste mundo, a Internet está cheia de Diagramas com formas e cores...

Basta querer...


Nenhum comentário: