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terça-feira, 7 de novembro de 2023

THREE SISTERS ! Um degrau acima de "Fleet"...


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Talvez vocês possam estar estranhando o título desta Postagem, mas não temos como fugir de uma pequena comparação do  Jogo Three Sisters com o excelente Jogo Fleet. Sobre Fleet, já fizemos postagem aqui no Blog, que pode ser acessado no Link abaixo:

https://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2023/10/fleet-dice-game-um-dos-melhores-roll.html

Vídeo explicativo do Jogo em Castellano:



Seguindo nossa Série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar de Three Sisters, que embora seja muito parecido com Fleet, inclusive no "layout" da Folha de Marcação, consideramos um dos melhores Jogos desta Categoria. E não será nenhum engano se colocarmos Three Sisters um degrau acima do Fleet.

https://boardgamegeek.com/boardgame/291845/three-sisters



Neste Jogo, vamos cuidar de um Jardim ou uma Fazenda ou algo que queiram chamar um local onde você plantará diversos Elementos da Flora e, consequentemente terá que cuidar deste local e colher os Frutos deste cuidado.

O nome do Jogo vem de uma Técnica Agrícola Indígena utilizada até os dias atuais, na qual 3 Culturas diferentes (No caso a Abóbora, o Milho e o Feijão) são plantadas próximas uma das outras. O Milho fornece uma estrutura para o Feijão subir, o Feijão traz o Nitrogênio do Ar para o Solo e a Abóbora fornece uma cobertura natural para reduzir Ervas daninhas e manter as Pragas afastadas. (Da Editora)



Neste Jogo, cada Jogador possui uma Folha (Dupla) de Marcação com muitos locais de escolha dos Jogadores. Cada Área possui suas características próprias e dão aos Jogadores outras possibilidades de Marcações. Visualmente falando, esta Folha de Marcação  do Three Sisters é tão cheia de informações quanto a do Fleet. Daí, já podemos notar uma grande semelhança de ambas e a impressão que temos é que, se jogamos Fleet, Three Sisters será apenas um complemento, mesmo com diferenças significativas quanto à jogabilidade.



Existem diversas Áreas na Folha de Marcação dos Jogadores e aqui vamos resumir um pouquinho o que temos:

Jardim: Nesta Área irá fazer suas plantações e no Jogo existem 3 Culturas diferentes, como já escrevemos: Abóbora, Milho e Feijão. Abóboras colhidas fornecerão produtos e Plantas perenes (Bônus). Milho e Feijão colhidos fornecerão Pontos de Vitória. Existem 6 Zonas diferentes que fazem relação com as Faces do Dado escolhido para esta função.

Plantas Perenes: Nesta Área irá plantar Plantas Perenes que darão diversos benefícios. Poderá ainda ganhar Pontos de Vitória nesta Área.

Apiário: Neste Jogo, os Jogadores poderão cuidar também de seu Apiário, preenchendo espaços de sua Colmeia principal e outras 3 próximas (Cera, Mel e Colmeia dividida) e com isso poderá conseguir Mercadorias, Pontos de Vitória, Frutas, Ações de Plantas ou Ações de Água.

Frutas: Além das 3 Culturas, os Jogadores poderão plantar Pés de Frutas. Existem 4 tipos diferentes (Maçãs, Pêssegos, Amoras e Framboesas) e cada uma delas dará vantagens aos Jogadores, como Pontos de Vitória, Ações de Água e Produtos.

Galpão: Neste Jogo, o Galpão é uma das Áreas consideradas mais importantes, pois poderá obter atualizações em suas Habilidades Agrícolas, Bônus e Pontos de Vitória. Atualizar Habilidades Agrícolas ajudará muito na Estratégia do Jogador e recomendamos, antes da partida, verificar quais as possibilidades de escolhas e o que é oferecido ao Jogador.

Mercadorias: Os Jogadores poderão ganhar Mercadorias, que darão Bônus que poderá utilizar em outras Áreas. A quantidade de Mercadorias determina quais Ações o Jogador poderá realizar durante o Evento "Farmer's Market".

Composto: Nesta Área o Jogador ganha a possibilidade de alterar o Valor do Dado em +1 ou -1, quando este Dado for usado para uma Ação de Água ou Planta.



Podemos perceber neste resumo de cada Área, que o Jogo oferece aos Jogadores, muitas possibilidades de escolhas onde fazer suas Marcações e principalmente muitas interferências em Áreas diferentes, dependendo de onde estas Marcações foram feitas. Com isso, Three Sisters permite muitos "combos" e aqui fazemos uma Observação importante que cada Jogador tenham Cubos ou Fichas que possam ser colocadas sobre a Folha, marcando justamente os Bônus conseguidos, pois dependendo das Marcações feitas, você pode ter 2 ou + Bônus e, organizá-los é uma forma de controle interessante. Em alguns casos, o Jogador poderá conseguir, através dos "combos" 5 ou 6 Bônus e é preciso saber o que foi feito e o que ainda deverá ser feito. Colocar Cubos ou Fichas sobre cada um deles e ir retirando à medida que cada um for sendo executado, é uma forma interessante de não se perder.

Neste Jogo temos que lidar com muitas possibilidades de escolhas e saber interpretar de como tudo isso vai influenciar na sua Pontuação talvez seja o mais complicado. Muitas vezes, deixamos de lado uma escolha que era mais interessante que aquela que acabamos tomando, justamente por não conseguirmos enxergar isso no "todo", pois em Three Sisters a Folha de Marcação fica muito preenchida, mesmo com cada Área sendo destacada das demais.



Escolhas bem feitas, darão vantagens que, dependendo do momento que foram feitas, os Jogadores poderão se beneficiar praticamente a partida inteira. Fleet, neste ponto, é um pouquinho mais "enxuto" e os Jogadores não tem tantas opções de escolhas assim e elas são mais claras.

Acrescenta-se a tudo isso, um "Rondel" que informa aos Jogadores o que eles poderão fazer naquela rodada, sendo que cada uma das Ações pode estar disponível a apenas o primeiro Jogador que pegar o Dado ou a vários deles. Os Dados aqui, limitam as coisas e não deixam os Jogadores livres para irem saindo marcando à vontade. Muitas vezes, os Jogadores não terão aquela Ação que queria naquela rodada ou algum outro Jogador executou antes, deixando os demais sem esta opção.



Three Sisters, quando comparado ao Fleet, parece estar um degrau acima em termos de jogabilidade, pois possui tudo que encontramos no Fleet, mas com muito mais opções de escolhas e, consequentemente, mais vantagens destas escolhas.

O que achamos do Jogo e como ele se encaixa nos diversos Grupos que temos em nossa Ecobrinquedoteca:

Na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, temos diversos Grupos de pessoas que frequentam o local, que vão deste Alunos/Crianças até Adultos/Idosos.



Temos experimentado vários Jogos "Roll/Flip Write" e  a aceitação por parte de todos tem crescido muito, quando colocamos Jogos desta Categoria à mesa.

Percebemos que Fleet teve muito boa aceitação, embora o público para este Jogo seja mais Adulto e acreditamos que com Three Sisters a resposta será a mesma, já que temos aqui um Jogo com mais possibilidades ainda, e com jogabilidade muito próxima do Fleet.



Não recomendamos Three Sisters para Crianças, embora aqui na Ecobrinquedoteca temos alguns resultados bem interessantes, quando colocamos Jogos mais difíceis à mesa e a resposta deste Público (Alunos/Crianças) tem surpreendido muito, já que basta 1 ou 2 partidas e não precisamos mais ficar orientando durante a partida.

O Tema de Three Sisters, bem como o colorido de sua Folha de Marcação parece chamar mais a atenção, mesmo oferecendo aos Jogadores muitas opções de escolhas e caminhos.



Felizmente este Jogo será lançado do Brasil, o que não ocorreu com Fleet. Isso faz que consiga chegar a um número maior de Jogadores.

Estamos falando aqui de um Jogo de qualidade e colocamos Three Sisters entre aqueles que estão sempre à mesa, mas que exige algo a mais dos Jogadores.  Não é um Jogo simples, de rolar Dados e ir fazendo Marcações. O Jogo oferece possibilidades (E muitas) do que fazer durante a partida e a Pontuação final dos Jogadores geralmente é bem equilibrada.

Jogo altamente recomendado !






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