Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 5 de novembro de 2023

SEVEN BRIDGES ! Um "Roll and Write" sério...



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !

Para quem está acompanhando as Postagens que estamos fazendo aqui no Blog sobre Jogos "Roll/Flip Write", já deve ter percebido que a maioria deles são bem leves, coloridos, alegres e com Temas diversos. As Folhas de Marcações chamam a atenção, pois existe um colorido e com Arte que busca atrair todos os públicos.


Posição inicial e seu Nível de dificuldade do Jogo ! 


Hoje vamos falar de um Jogo que consideramos um dos melhores nesta Categoria, mas que não tem nada disso. Um Jogo "seco", com arte "seca" e com jogabilidade "seca". Mas que, dentro desta "secura" toda, mostra-se grande, já que existe uma dificuldade natural para se fazer as coisas por aqui. 

Hoje vamos falar de Seven Bridges !


Vídeo explicativo do Jogo em Castellano:





Se vocês repararem nas imagens que colocamos do Jogo aqui nesta Postagem, perceberão que Seven Bridges não apresenta algo colorido, fantasioso e que realmente chame a atenção. Possui Folha de Marcação com Mapa da Cidade histórica de Königsberg, com suas Construções, Praças (Ou Bosques) e seus 7 Rios. Não possui nada colorido, além de tons voltados para o Monocromático e realmente, ao olharmos para a Folha de Marcação, não existe algo chamativo. Possui 6 Dados de Madeira com Faces mostrando os tipos de traçados que poderemos fazer em nossa Folha de Marcação.




Nosso Objetivo em Seven Bridges é conhecer a cidade, saindo de um Ponto (Comum à todos os Jogadores) e percorrendo Construções, cruzando Pontes, alguns locais Especiais e também as Praças. Quanto maior a quantidade de locais visitados, maior será a Pontuação do Jogador. Pontuação esta que levará em conta tudo que o Jogador fez durante a partida, portanto, "planejar" uma Rota longa e variada em seus locais, é bom meio de conseguir preciosos Pontos no final da Partida.

Mas...

Como todo Jogo "Roll/Flip Write" tem rolagem de Dados ou abertura de Cartas, as coisas não são tão simples assim aos Jogadores, pois neste Jogo, o traçado que os Jogadores deverão fazer, levam em conta o resultado da Rolagem dos Dados, além de escolhas dos mesmos feitos antes de você fazer a sua.  Portanto, a chance de obter um resultado que realmente te interessa, pode não ocorrer e isso acontece inúmeras vezes durante a Partida. 




Isso faz com que os Jogadores sejam obrigados a "se virar" com aquilo que tem e Mudanças de Planos é algo que ocorre várias vezes neste Jogo. Isso é um complicador real ? Sim ! Mas o Mapa da Cidade oferece muitas opções alternativas e mudanças de Rotas não são assim tão drásticas. Nas partidas que fizemos, embora tínhamos um "Plano" inicial, mesmo com todas as alterações feitas no decorrer da Partida, ainda sim, conseguimos traçar Rotas muito interessantes.

É um Jogo mais "tático", onde os Jogadores precisam saber o que fazer com o Dado escolhido naquele momento. Planejamento aqui existe, mas não é tão real, pois os Dados podem não oferecer aquilo que deseja. E muitas vezes, as Rotas alternativas criadas pelos Jogadores devido aos resultados dos Dados, vão te levar naquilo que queria lá no início da Partida, mesmo que tenha dado "voltas" para chegar naquilo a que se propôs fazer.




Outro problema que temos que lidar é com o "tempo" da Partida, pois ela passa muito rápido e quando você percebe o Jogo acabou e você não conseguiu atingir algum Objetivo idealizado. Seven Bridges tem menos rodadas do que os Jogadores queriam que tivesse e é neste espaço de tempo que você precisa "se virar" e tentar conseguir passar pela maior quantidade de locais possíveis, mesmo com os Dados, muitas vezes, não ajudando tanto assim para que isso ocorra.

Este Jogo é um dos "Roll/Flip Write" mais "secos" que jogamos ! "Seco" aqui, não significa que o Jogo poderia ser melhor, mas que ele oferece mais "jogo" que "diversão". Se vocês quiserem algo leve e divertido, não será Seven Bridges que irá pra mesa !




Como Seven Bridges foi aceito pelos diversos Grupos de pessoas:

Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, já percebemos que, para os diversos Grupos de pessoas que frequentam o local, desde Crianças/Alunos até Adultos/Idosos, geralmente quando temos um Jogo que chama a atenção por seu colorido ou mesmo sua jogabilidade, estes são mais aceitos, quando comparados a outros Jogos mais "sérios", principalmente Matemáticos ou Abstratos/Lógicos.

Seven Bridges entra nesta segunda Categoria exemplificada, pois sua Arte não ajuda muito quando colocamos à mesa. Os tons "Monocromáticos" dos Dados e da Folha de Marcação parece esfriar um pouco o interesse daqueles que olham pra ele e não conseguem enxergar que ali está um Jogo de excelente qualidade, mas que exigirá atenção e, vamos dizer, até um pouco de "seriedade" no jogar. Por outro lado, Jogos desta Categoria com Componentes "coloridos" atraem naturalmente, principalmente Crianças.




E por falar em Crianças, Seven Bridges pode ser jogado por elas sim, desde que exista uma boa explicação das Regras, da Pontuação e principalmente como as Ações realizadas durante a partida irão influenciar em sua Pontuação final. Desta forma, não recomendamos para Crianças muito pequenas, embora aqui na Ecobrinquedoteca, temos feito experiências muito interessantes, simplesmente alterando as Regras. 

Se você tem ou trabalha com Grupos de Crianças pequenas, deixem elas simplesmente traçarem suas Rotas, excetuando-se a Pontuação. Rolam-se os Dados e façam as Marcações e no final, avaliem, junto com elas, por onde passaram. Quantas Árvores, quantas Pontes, quantas Construções. É questão de 2 ou 3 partidas pra elas entenderem como tudo funciona. Aí, podemos começar a colocar a Pontuação, que não precisar ser total. Pode-se estabelecer apenas quantas Pontes cruzaram. 




As Crianças de hoje tem uma capacidade de assimilação de informações absurda e já tivemos situações que 1 partida foi suficiente para entenderem como tudo funciona e, à partir daí, jogaram por conta própria, sem o auxílio de Adultos. 

Por outro lado, já tivemos problemas com Adultos neste Jogo, principalmente porque a "Folha de Marcação" é aquilo que mostra as imagens desta Postagem. Algo "seco" e nada mais que isso ! A contagem final, principalmente de Construções causou confusão algumas vezes e por aqui, simplesmente riscamos cada uma para não se perder nos números e locais visitados. O modo Solo exigiu que fizéssemos uma "cola" do número total de Árvores, Construções e Pontuação lateral (Quando sua Rota sai da Cidade), facilitando assim o Cálculo da Pontuação final. Isso não é falha do Jogo, mas dificuldade dos Jogadores em lidar com isso !




Seven Bridges não é um Jogo que todos gostam ! Tivemos algumas restrições de escolhas quando colocamos ele como opção de Jogo. E geralmente outros Jogos mais "coloridos" e divertidos foram escolhidos. Mas percebemos que quando recebemos pessoas interessadas em Jogos "mais elaborados" este é um dos Jogos que sempre estão à mesa. Portanto, dependerá muito do Grupo de pessoas que estão jogando.

Uma avaliação pessoal de Seven Bridges:

Particularmente, considero Seven Bridges como um dos melhores Jogos "Roll/Flip Write" que temos em nossa Ludoteca ! Mesmo sendo "seco" com sua Arte "monocromática", ele exige que você faça boas escolhas de onde traçar suas Rotas, mesmo que os Dados não ajudem muito. E ele permite que você crie outras opções de Pontuação, que não fogem muito àquela imaginada em rodadas anteriores.




É um dos Jogos que consideramos mais "sérios" que temos e quando recebemos pessoas interessadas em Jogos com Regras e exigências maiores de raciocínio e pensamento, sempre oferecemos Seven Bridges como opção e geralmente as respostas/aceitação do Jogo são muito positivas.

Não classificamos/comparamos Seven Bridges com os demais Jogos "Roll/Flip Write" que já fizemos  postagem aqui no Blog, pois ele se descola de todos os demais, por justamente ser desta forma: "Seco" e "Sério".

Jogo altamente recomendado ! 











Nenhum comentário: