Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

ARCHEOLOGIC ! Sucessor de "Turing Machine" ?


Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !

Heresia de nossa parte colocar um Título como este não ? Mas começamos esta postagem falando de Jogos que desafiam nossa mente e que nos levam a pensamentos que muitas vezes passam longe das respostas corretas. 

Jogos Lógicos sempre foram um grande atrativo, principalmente quando eles levam em conta o Grau do Desafio exigido, mas é nítido que estes não tem um "Nicho" de Jogadores tão grande assim. Ou você gosta deste tipo de Jogo ou não gosta ! Realmente não há meio termo aqui e pelas nossas experiências na Ecobrinquedoteca, Jogos Matemáticos/Lógicos não são assim tão cobiçados.



Por aqui temos alguns bem simples, desde os tradicionais Sudoku's que adaptamos para Crianças/Alunos, onde colocamos Temas diversos. Sudoku tem seu público e procuramos sempre colocar desafios com Grades 4x4 até 9x9, variando sempre o Nível de dificuldade apresentada. Jogos como Code 777, que tanto sucesso faz aqui na Eco, Break the Code, Break the Cube ou mesmo Mr. Jack, vira e mexe vão pra mesa com uma resposta razoável de interesse.

Infelizmente não temos "Em busca do Planeta X", mas sabemos da qualidade do Jogo. Talvez um dia entre em nosso acervo. Adquirimos Turing Machine recentemente e este podemos dizer que foi o "Boom" que despertou interesse em outros Jogos de Dedução/Lógicos. Não podemos ainda fazer uma análise da resposta dos frequentadores da Eco, referente ao Turing Machine, mas é nítido a surpresa e até certo ponto a "perplexidade" daqueles que colocam à mesa e tentam entender como os criadores fizeram ele.



Turing Machine tem sido um dos Jogos com público cativo e sempre temos que deixar disponível aos Jogadores, pois quem joga, acaba sempre querendo se desafiar novamente em novas partidas. Não conseguimos ainda chegar em Nível de dificuldade médio ou Alto, mas este Jogo mostra uma qualidade quanto ao "jogar" muito acima dos demais Jogos que temos na Ludoteca. 

Turing Machine entrou no Top 1 dos Jogos de Dedução/Lógica muito rapidamente e em meio às perguntas de como conseguiram fazer ele funcionar, ficou também a dúvida se algum Jogo faria "páreo" à ele nesta Categoria.

E eis que descobrimos Archeologic !

https://boardgamegeek.com/boardgame/386148/archeologic

Vídeo explicativo do Jogo:



À primeira vista, Archeologic mais parece um Jogo Euro do que algo realmente que chamasse a atenção para uma complexidade presente. Peças de Tetris presentes a serem encaixados em um Tabuleiro (Grade 5x5) parece algo comum e que encontramos em tantos outros Jogos por aí. Uma "engenhoca" de "discos" que também encontramos em vários outros por aí. 28 Desafios que não parecem ser muitos e que levanta uma questão sobre sua "rejogabilidade".



Mas quando nos enveredamos em conhecê-lo, vem aquela surpresa: Opa !!! Isso aqui é mais complicado do que aparenta ser !

Em Turing Machine temos uma Máquina e nosso Objetivo como Jogador é tentar decifrar os 3 Números apresentados nas Cartas que compõem o  Desafio. E para quem já jogou, sabe que a grande sacada do Jogo é: "O que perguntar" ? Saber reduzir ao menor número de perguntas possíveis e com elas conseguir chegar ao resultado esperado pelo Desafio.



Jogos com estas características testam a paciência do Jogador pois, no fundo, são Jogos de eliminação de possibilidades. Você vai chegar no resultado, mas a questão é quanto tempo isso vai demorar, ou, quantas perguntas irá fazer para se chegar ao resultado real. Por isso, em Turing Machine, não basta apenas chegar ao resultado proposto, mas "derrotar a Máquina". Isso significa que deverá fazer um número de perguntas igual ou menor que a Máquina. (E isso está nas respostas dos Desafios, principalmente nos propostos no Site do Jogo).

Já em Archeologic esta mesma característica se aplica: Eliminação de possibilidades !

Mas o que faz  Archeologic diferente de Turing Machine, a ponto de alguns Jogadores colocarem ambos no mesmo patamar e alguns tendo a "heresia" de colocar Archeologic um passo à frente ? 

Acreditamos que a principal característica de Archeologic é como você vai chegar ao resultado final que, comparado ao seu antecessor, é muito mais complicada !



À princípio, colocar Peças de Tetris em um Tabuleiro pode parecer muito fácil, mas existe uma disposição final que os Jogadores terão que conseguir fazê-la, baseado apenas em respostas às perguntas feitas. Mas em Turing Machine também fazemos isso, diria você !

Acontece que em Archeologic o que nós chamamos aqui de "Eliminação de possibilidades", parece atingir um número muito, mas muito superior ao encontrado em Turing Machine. Você vai chegar no resultado do Desafio, mas a quantidade de informações que você precisará ter em mãos será muito maior que no seu antecessor. E isso é gerado não só pelo formato das Peças de Tetris, pelos "Buracos" existentes em sua Grade 5x5 e pelas "Marcações" que existem sobre estas Peças, fazendo com que o Leque de possibilidades aumente muito. Isso vai fazer com que você, como Jogar, tenha que pensar muito mais sobre possibilidades já que as respostas, assim como Turing Machine, não são tão diretas assim e na maioria das vezes, terá que depender de outras respostas para comprovar algo.



Você terá informações de Linhas e Colunas como por exemplo:

- Linha 1 contém 1 Buraco

- Linha 3 contém uma Peça de Tetris em formato de "L"

- Coluna 2 possui 3 Marcações Vermelhas...

E por aí vai...

Acontece que as Marcações se misturam aos formatos das Peças de Tetris e cada Desafio possui Buracos colocados em espaços diferentes. Para se ter uma ideia, o Bloco de anotações, simplesmente é um Bloco em branco, pois você vai fazer tantas anotações nele que, diferentemente da Turing Machine, o pensamento lógico não segue algo que você pode ter como "padrão".

"Eliminação de Possibilidades" também ocorre em Archeologic, porém a Linha de raciocínio é mais longa e consequentemente, a dificuldade de se chegar ao resultado é mais complicado.



Assim como Turing Machine com seus "Cartões perfurados", temos Discos com informações aleatórias que você só consegue entender depois que faz a pergunta e gira ele na posição correta. Tudo muito simples para nós que jogamos, mas imaginamos a "dor de cabeça" que deve ter dado aos criadores para que isso funcionasse com perfeição.

28 Desafios pode parecer pouco, mas em cada Disco temos vários tipos de parâmetros que poderemos escolher, passando inclusive pelo Nível de dificuldade escolhido. Aqui existe um multiplicador, pois cada Disco é impresso Frente e Verso, com escolhas que o Jogador terá que fazer e, vai por mim, depois de jogar o segundo Jogo, dificilmente vai se lembrar do que fez no primeiro. Imagine então dezenas de possibilidades de início de partida. 28 Desafios é um número pequeno mas "falso". Sempre que Jogar, nem vai se lembrar do que fez anteriormente, ainda mais com Peças de Tetris sendo colocadas sempre de forma diferente em cada partida. Rejogabilidade aqui é alta !



Archeologic é um daqueles Jogos que, se você gosta de Jogos de Dedução/Lógicos e gosta de desafiar-se, é um dos obrigatórios e deve ser colocado ao lado do seu antecessor, pois ambos se complementam. Não existe aqui "melhor" ou "pior". São 2 Jogos que foram muito bem elaborados e que conseguem atingir Níveis de dificuldades variados, e que vão exigir uma Linha de raciocínio muitas vezes, bem complexa.

Turing Machine, se formos falar um pouquinho de "Linha de raciocínio", parece estar um degrau abaixo de Archeologic, pois neste, as possibilidades de escolhas e, consequentemente, "Eliminação de possibilidades", parece "judiar" um pouco mais dos Jogadores. Existe em Archeologic, a necessidade de pensar muito maior que em Turing Machine.

2 excelentes Jogos e que merecem estar na Ludoteca de todos ! Esperamos, quem sabe, que Archeologic seja também lançado no Brasil, assim como fizeram com Turing Machine.

Todos nós merecemos Jogos desta qualidade !



Nenhum comentário: