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sábado, 11 de novembro de 2023

DIVVY DICE ! Um pontinho fora da curva em Jogos "Roll/Flip Write"



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Experimentações servem para que novos Jogos acabem entrando no dia a dia dos Jogadores. Novas Mecânicas, novos Temas, novas Possibilidades. Com isso, abrimos o "Leque de Opções" e os Jogadores percorrerão os caminhos que acharem mais interessantes em busca de diversão.

O Clube do Tabuleiro de Campinas está fazendo uma Série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", que tanto tem agradado os frequentadores da Ecobrinquedoteca e experimentações daqui e dali, conseguimos entender a "Estrutura central" dos Jogos desta Categoria.



E no decorrer desta descoberta, achamos alguns Jogos que acabam se "descolando" um pouquinho dos outros, por ter uma Mecânica diferente ou Tema ou algum outro aspecto relacionado ao Jogo.

Hoje vamos escrever um pouquinho sobre Divvy Dice !

https://boardgamegeek.com/boardgame/297895/divvy-dice

Vídeo de uma Partida completa (Em Inglês):


Diferentemente da maioria dos Jogos "Roll/Flip Write", em Divvy Dice não temos Folha de Marcação, mas Cartas onde deverão ser feitas as Marcações. Para quem está acompanhando as Postagens que estamos fazendo, este Jogo lembra muito "Super Mega Lucky Box", que também possui esta característica das Marcações serem feitas nas Cartas.



O Objetivo dos Jogadores em Divvy Dice é construir uma Grade de Cartas tamanho 3x3 procurando obter a maior quantidade de Pontos.

Cada uma das Cartas, por sua vez, possui Objetivos individuais e requerem uma combinação de Dados com Valores/Cores específicos. Mas o que mais chama a atenção neste Jogo é sobre a atuação do "Jogador ativo" (Que rola os Dados na rodada), pois, dependendo de suas escolhas (Ou não), este Jogador poderá mais beneficiar seus adversários, já que eles poderão utilizar os Valores/Cores, do que o próprio Jogador ativo. Existe aqui um probleminha nas Regras que parece necessitar de correção, pois como foram feitas, corre-se o risco dos Jogadores ficarem "travados" ou não ter opção alguma de escolha. Mais sobre isso, vamos falar um pouquinho à frente.



Neste Jogo, existe uma boa dose se Estratégia, pois os Jogadores terão que decidir como distribuir seu "progresso" entre o "Cumprimento de Bônus", tornado as tarefas um pouquinho mais fácil e o "Cumprimento de Cartas de Pontos", que são necessárias para a Pontuação final.

O Jogador ativo terá que tomar muito cuidado e tentar concluir seu "turno" o mais rápido possível, pois as Regras de utilização dos Valores/Cores dos Dados podem possibilitar mais vantagens ao Adversário que ao próprio Jogador.



Poderíamos aqui, fazer uma comparação com "That's Pretty Clever" (Optimus aqui no Brasil), que também possui esta característica do Jogador ativo escolher Dados e os Jogadores passivos escolherem algum que não foi escolhido. Mas em Divvy Dice os Dados não escolhidos parecem ter uma importância muito maior.

Existem críticas sobre Divvy Dice, já que as Regras parecem "não dar muitas opções" ao Jogador quando os Valores/Cores dos Dados não são os esperados. E neste ponto, embora a ideia do Jogo seja realmente interessante, a impressão que se tem é que "faltou testes" para que isso fosse amenizado. Isso acontece em todos os Jogos onde a aleatoriedade existe, mas uma correção nas Regras ou a colocação de outros Elementos no Jogo, acabam por amenizar ou mesmo eliminar este problema. Mas isso não acontece em Divvy Dice e, dependendo da rolagem dos Dados, o Jogador pode ficar preso e ter que executar alguma Ação que ele não queria executar.



Para nossa Ecobrinquedoteca, já que temos um público que busca sempre a "diversão" e não a "competição", Divvy Dice se encaixou bem, mesmo tendo que alterarmos um pouquinho as Regras do Jogo. Aliás, diga-se de passagem, alterar Regras do Jogo para adaptá-las aos Grupos de pessoas que frequentam a Eco, é algo muito comum. That's Pretty Clever, por exemplo, sempre jogamos com Regras alteradas desde as primeiras partidas, deixando os Jogadores mais livres para efetuarem suas escolhas dos Dados.

Divvy Dice continua uma incógnita para nós, pois trata-se de um dos Jogos mais interessantes que temos, mas que parece que existe uma necessidade de "correção de rumo". Por outro lado, esta "correção de rumo" não é assim tão difícil, pois já tivemos Grupos que alteraram as Regras e jogaram numa boa, inclusive com o Objetivo final e Pontuação. Temos também um Grupo que Joga de forma "Cooperativa", buscando todos se ajudar. Isso é permitido pelo "layout" das Cartas, pois, mesmo que não conheça o Jogo, ao olhar para elas sempre vem aquele: "Isso pode ser interessante !".



Vamos ainda experimentá-lo várias vezes, com seu colorido e por chamar a atenção daqueles que gostam de Jogos em que exista o preenchimento de espaços nas próprias Cartas. Curiosamente, é um dos Jogos que vira e mexe está na mesa, mesmo com estes probleminhas de "falta do que fazer" ou mesmo "ter que seguir somente este caminho" que o Jogo, muitas vezes, impõe ao Jogador.

Poderia ter o mesmo potencial que "Super Mega Lucky Box", pois parece estar um Degrau acima deste, quando falamos em "jogar". Mas aqui existe uma inversão, pois "Super Mega Lucky Box" com seu aspecto de "Bingo"e também por ser muito colorido e Regras fáceis, acaba sendo o mais queridinho entre os dois.



Joguinho interessante, mas que carece de estudos mais aprofundados em como alterar as Regras para que não crie "armadilhas" aos Jogadores !





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