Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !
Tempos atrás, fizemos uma postagem sobre um Jogo muito interessante: Wykersham. Aqui vamos novamente colocar as explicações do Jogo e também mostrar como fizemos nossa Versão Caseira:
Gostamos de jogos sólidos, sejam eles abstratos ou com algum Tema envolvido e Wykersham mostra uma competência pouco vista, principalmente por tratar-se de um Jogo com uma sorte envolvida na rolagem de Dados.
O Jogo é composto de um Tabuleiro com peças móveis, constituído de 5 Linhas. Apenas a Linha central é constituída de 7 espaços sendo as 2 adjacentes à esta Linha sendo constituídas de 11 espaços. O Jogo também possui 2 Dados D6 que serão utilizados à vez de cada jogador.
Cada jogador possui ainda, em seu lado do Tabuleiro, 2 espaços onde deverão ser colocadas 30 esferas de sua cor no espaço esquerdo. Existe também a informação de quais colunas correspondem aos resultados do Dado D6, que poderá ser 1, 2, 3, Dobro, 4, 5, 6.
O objetivo de cada jogador é conseguir colocar esferas nos espaços das Linhas, de forma a conseguir formar uma linha contínua de 5 esferas de sua cor, que poderá ser feito tanto na Vertical, como em alguma Diagonal. Se isso for feito, o jogador retira estas 5 esferas e coloca no seu espaço direito do lado fixo do Tabuleiro que está a seu lado.
Vence o Jogo, o jogador que no final da partida tiver mais esferas no espaço direito.
Como jogar:
O jogador deverá lançar os 2 Dados D6 e com os resultados posicionar 2 esferas conforme descrito abaixo:
- Dados com valores diferentes: Neste caso o jogador deverá posicionar 1 esfera em cada coluna referente ao resultado do Dado D6. Esta esfera poderá ser posicionada em qualquer Linha e logo após posicionar sua esfera, pode optar por deslizar esta Linha 1 espaço para a esquerda ou 1 espaço para a direita. Poderá optar por não deslizar a Linha se quiser.
- Dados com valores iguais (Dobros): Neste caso o jogador poderá optar por colocar 2 esferas em um mesmo espaço em qualquer Linha que corresponde ao Dobro ou mesmo colocar as 2 esferas em espaços diferentes (Linhas diferentes). Nestes 2 casos, também poderá optar por deslizar 1 espaço para esquerda ou 1 espaço para a direita se assim desejar.
Com as colocações das esferas e possível deslize das Linhas, o jogador vai procurar fazer com que 5 esferas de sua cor fiquem alinhadas, fazendo com isso que o jogador retire estas 5 esferas e coloque no espaço direito do lado fixo do Tabuleiro que está à sua frente.
Como cada jogador possui 30 esferas e sempre 2 delas a cada rodada entrarão no tabuleiro fazendo assim com que o Jogo como um todo tenha um total de 15 rodadas.
Cada espaço poderá comportar até 3 esferas de qualquer jogador.
O que achamos do Jogo:
Wykersham, embora desconhecido, preenche muito o quesito "Jogo" propriamente dito, pois mesmo com a sorte presente pela rolagem dos 2 Dados D6, ainda possibilita aos jogadores, opções bem interessantes de posicionamento, pois cada número pode ter até 5 opções de posicionamento das esferas, além da possibilidade de deslize da Linha inteira para direita ou esquerda.
A sorte então cai para um segundo plano, já que embora esteja presente, não amarra opções aos jogadores e torna-se uma mecânica até que bem interessante ao Jogo, pois tira a opção ideal muitas vezes presentes em jogos apenas de posicionamento.
Gostamos demais dele por aqui e fizemos uma Versão utilizando Tampinhas de refrigerante coladas em placas de Acetato.
Embora seja um Jogo para apenas 2 Jogadores, compete em pé de igualdade como outros grandes clássicos para 2 jogadores já existentes e conhecidos, mesmo sendo um Jogo completamente desconhecido por parte de todos.
Para aqueles que quiserem testá-lo, basta um pouco de trabalho artesanal e têm-se um Jogo realmente bom e que tão boa surpresa causou a todos que jogaram.
Recomendamos !
Como fizemos nossa Versão Caseira !
Nossa Versão Caseira foi feita de forma bem simples, utilizando Papelão, Tampinhas de Leite e Dados de Espuma. Já as Pedras, estas foram compradas em Loja de produto Chinês e como tínhamos uma boa quantidade delas por aqui, acabamos por utilizar as Cores Vermelha e Azul.
Material utilizado para nossa Versão Caseira ! |
Como vocês podem ver nas imagens, o processo de confecção é realmente muito simples, pois basta colar as Tampinhas em cada Placa de Tabuleiro, que simboliza as Linhas do Jogo.
Fazendo a "grade" das Linhas onde serão coladas as Tampinhas ! |
É preciso deixar as Tampinhas com o mesmo espaçamento e para isso, criamos uma 'grade" quadrada antes de cortar cada peça e colamos 1 Tampinha em cada espaço da "grade".
Cortando cada Linha ! |
Tínhamos por aqui, alguns Cubos feitos de espuma e utilizamos Caneta permanete para fazer as Marcações dos 2 Dados do Jogo.
Fazendo as Marcações nos Dados ! |
Decidimos apenas manter as Linhas espaçadas, sem um Tabuleiro para colocá-las em cima, pois realmente não existe necessidade disso nesse Jogo. O espaçamento é necessário pois as Linhas irão deslizar e não é conveniente deixá-las encostadas umas às outras.
Colando as Tampinhas nas Linhas ! |
O resultado ficou bem legal com um Custo praticamente "zero" (Excetuando-se as Pedras!), considerando que estas Pedras poderão ser utilizadas em outros Jogos.
Taí a dica à todos !
Tampinhas utilizadas (Utilizamos Tampinhas de Leite) ! |
Pedras Vermelhas ! |
Pedras Azuis ! |
Versão Caseira finalizada e pronta para ser jogada ! |
Andamento do Jogo ! |
Detalhe de nossa Versão Caseira ! |
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