Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

Como montar um Jogo...

Todos os Componentes do Jogo !

Hoje vamos colocar um passo-a-passo de como montamos um Jogo onde será colocado o Tema "Sintaxe".

Embora o Jogo não esteja finalizado, pois ainda faltam colocar as Perguntas nas Cartas, este Modelo pode ser aproveitado para outros Temas que acharem interessante pois as Regras são muitos simples.


Colagem das Tampinhas do Tabuleiro !


Regras do Jogo:

O Tabuleiro é bem simples e possui um Caminho feito com 3 cores de Tampinhas (Utilizamos Tampinhas de Leite por serem grandes) e colados aleatoriamente no Tabuleiro. Utilizamos 15 Tampinhas Verdes, 15 Tampinhas Azuis e 15 Tampinhas Vermelhas totalizando um Caminho de 45 Tampinhas. Também utilizamos 1 Tampinha amarela que determinará o final da partida, que ocorre quando o primeiro Jogador chegar com seu Peão no local. Feito isso, termina-se a rodada e faz-se a contagem de Pontos final.

Este Modelo que estamos mostrando ficou bem grande até, com Tamanho de  38 cm x 60 cm.


Início dos Cortes das Laterais do Tabuleiro !

Para os Peões, utilizamos Tampinhas de "Gatorade" em várias cores e o Dado D6 fizemos de Espuma e com Marcações 1, 2, 2, 3, 3, 4. Já as Cartas, cortamos Quadrados 8x8 cm em Acetato 1mm que tínhamos por aqui (Descarte de Chapas de Raio-X) e fizemos 15 Cartas para cada Cor. Embora haja uma coincidência de número de cartas e Cor de Tampinhas, isso não foi proposital, sendo que poderá haver mais ou menos Cartas, dependendo do Jogo a ser criado.


Peões feitos com Tampinhas de "Gatorade" !

Embaralhadas todas as Cartas, 15 serão colocadas em cada Cor no espaço reservado à elas no Tabuleiro do Jogo e estas Cores servem apenas para diferenciar um pouco a Pontuação:

Cartas colocadas no espaço Verde: Se o Jogador acerta ganha 1 Ponto e se erra não perde nenhum.

Cartas colocadas no espaço Azul escuro: Se o Jogador acerta ganha 2 Pontos e se erra perde 1 Ponto.

Cartas colocadas no espaço Vermelho: Se o Jogador acerta ganha 3 Pontos e se erra perde 2 Pontos.


Espaços para Cartas no Tabuleiro (Quadrados)  em Verde, Azul escuro e Vermelho !

Pensamos em fazer Cartas nas 3 cores (Que poderá ser feito em outro Jogo), mas decidimos deixar o embaralho inicial livre e não especificar qual Cor é cada Carta.


Colagem das Laterais no Tabuleiro !

Para os Pontos, utilizamos Fichas (Utilizadas em Frascos de Remédio) nas Cores Azul e Laranja, sendo que a Azul vale 1 Ponto a a Laranja vale 5 Pontos. No início do Jogo, cada Jogador recebe 5 Fichas de 1 Ponto, totalizando 5 Pontos. Sempre que acertar uma pergunta da Carta, ganhará os respectivos Pontos e se errar, deverá devolver os respectivos Pontos.


Resumo da Pontuação no Tabuleiro !

Tampínhas Azuis: 1 Ponto !

Tampinhas Laranjas: 5 Pontos !

Para Jogar, o Jogador rola o Dado D6 e anda o número de espaços no Caminho feito com Tampinhas. Ao parar, pega 1 Carta referente a Cor da Tampinha onde parou o Peão do Jogador,  devendo ler e responder a pergunta, ganhando ou perdendo pontos caso acerte ou erre, conforme explicado anteriormente. Caso o espaço esteja ocupado por outro Peão, o Jogador poderá escolher em parar no 1º espaço vazio antes ou depois deste Peão/Peões.

O Jogo termina quando um 1º Peão chegar na Tampinha Amarela. Feito isso, termina-se a rodada e conta-se quem tem mais Pontos.


Tabuleiro finalizado !

Possibilidades:

Reparem que embora simples, tanto em Mecâqnica, quanto em Regras, este Jogo oferece muitas possibilidades de criação de Jogos para serem utilizados principalmente em Salas de Aula, pois vários Temas poderão ser colocados no Jogo, já que as Cartas deixam Livres tanto as perguntas, quanto à Pontuação que poderá ser igual ou diferente da que utilizamos neste Modelo.


Iniciando a montagem da Tampa do Jogo.

Poderão ser feitos Jogos com:

- Perguntas de História, Geografia, Leteratura, Línguas, etc

- Equações Matemáticas e problemas de Física e Química, por exemplo.

- Jogos lógicos, com a utilização de Formas, Imagens, 

- Geometria, com utilização de Ângulos, Poliedros, Intersecções...

Reparem que não colocamos aqui nesta postagem um Jogo completo, mas apenas um Jogo que ainda está para ser acabado, pois não utilizamos imagem na Tampa da Caixa do Jogo e com as cartas ainda em Branco.


Colagem das Laterais da Tampa do Jogo !

Nossa ideia aqui é mostrar como podemos utilizar Materiais alternativos e fazer um Jogo que chame a atenção dos Alunos ou mesmo Filhos, criando assim algo lúdico, mas que cumpre seu papel de informar/educar, mostrando assim que o Conhecimento pode ser adquirido de forma lúdica e divertida.

Reparem nas imagens que o Custo da confecção do Jogo aqui é "zero" e muitas outras possibilidades de Tabuleiro e Mecânica poderão entrar, dependendo do público alvo.


Tampa do Jogo e Tabuleiro (Verso) !

Esperamos com isso, mostrar que com um pouco de trabalho e criatividade, podemos ter Jogos bem legais e, se utilizado em Salas de Aula, por exemplo, consegue sair daquela "mesmice" que encontramos todos os dias.


Início do Corte das Cartas feito em Acetato 1mm !

Fazer e criar um Jogo utilizando estes Materiais, já faz parte do aprendizado como um todo, pois para isso será necessário escolher Materiais, Recortar, Colar, Pintar, Escrever, além de muitas outras atividades que poderão ser feitas em Grupos ou em Família, tornando o Fazer algo prazeroso e como parte integrante do "todo" que é Imaginar/Fazer/Jogar....

Todos sairão ganhando com isso...

Cartas Cortadas !

Todos os Componentes do Jogo !

Caixa Fechada (Falta colocar a arte na Tampa) e alguns Componentes !

Jogo completo !

Nenhum comentário: