Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 23 de março de 2017

Kingdomino - Versão Caseira !

Caixa do Jogo original !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Hoje vamos mostrar como fizemos nossa Versão Caseira do Jogo Kingdomino:


Este Jogo foi lançado em 2016 e podemos considerá-lo bem simples e com uma dose relativa de Sorte envolvida.

O Jogo é constituido de 48 Tiles duplos e aqui vale considerar sobre nossa Versão Caseira que fizemos já que no Jogo original os Tiles possuem desenhos de Desertos, Florestas, Pastos, Lagos e outras Paisagens que realmente são muito bem feitas e bem Coloridas tornando o Jogo muito atraente para quem joga.


Tiles do Jogo original !

Para nossa Versão Caseira utilizamos somente Cores. E para substituir as Coroas existentes no Jogo original, optamos por simplesmente colocar Círculos. Para substituir os "Reis", utilizamos Tampinhas de Refrigerante. Para os retângulos, fizemos de Acetato 1mm que tínhamos por aqui. Estas Placas de Acetato acompanham Chapas de "Raio X" e são bem interessante para fazer Tiles que não sejam muito grandes.

Kingdomino mostra uma mecânica realmente simples, pois você precisa posicionar seu "Rei" em um dos 4 Tiles disponíveis para a Rodada e uma vez que todos os Jogadores fizeram sua escolha, cada Jogador pega o Tile, que deverá ser posicionado no seu "Reino" de forma a obter a maior quantidade de Pontos possíveis.


Tiles do Jogo original !

Como consigo Pontos ?

Sempre que o Jogador pega 1 Tile, deverá posicioná-lo em seu "Reino" de forma a fazer a maior "Área" possível com determinada Cor (Ou determinada Paisagem, no Jogo original). Se no final da partida, esta "Área" tiver Círculos (Ou Coroas, no Jogo original), você multiplica o número de Círculos pelo número de "Área" existente para a mesma Cor. Isso deverá ser feito para todas as "Áreas" existentes.


"Castelo" do Jogo original !

Para fazer seu "Reino", você é obrigado a fazer uma "malha" quadrada de Tamanho 5x5, sendo que no início da partida cada Jogador começa com 1 Tile isolado. No Jogo original, neste Tile deverá ser posicionado seu "Castelo", que embora não tenha influência alguma nas Regras, deixa o Jogo com um aspecto visual que chama muito a atenção pois é bem colorido e muito bem feitinho.


"Reino" finalizado !

Os Tiles são completamente assimétricos, pois cada Cor existe em quantidade diferente e ainda por cima  em cada Tile, que podem ter 2 Cores iguais ou diferentes, possuem uma numeração no Verso. Esta numeração é utilizada para posicionar os Tiles no início da Rodada, de menor para maior, pois existe uma disputa interessante pela ordem em que os Jogadores farão seu posicionamento do "Rei" a rodada seguinte.

Para isso, são colocados 4 Tiles para a rodada atual e mais 4 Tiles para a rodada seguinte e cada Jogador deverá posicionar seu "Rei" sobre um dos Tiles da Rodada atual, porém, a ordem feita através deste posicionamento, será a que estará valendo para a próxima rodada.


Versão Caseira - Inicio dos Cortes dos Tiles !

Além disso, a distribuição de Círculos (Ou coroas, no Jogo original) também é feita assimetricamente, sendo que podem ter valor de 1, 2 ou 3 Círculos.

O posicionamento de cada Tile no "Reino" é fundamental para que o Jogador consiga obter a maior quantidade de Pontos possível, além do fato de não cair no erro de "travar" espaços, fazendo com que no final da partida você deixe de posicionar os Tiles finais.

O que achamos do Jogo ?

Kingdomino é um Jogo muito fácil, porém, exige que os Jogadores prestem muita atenção de como está seu "Reino", quais os Tiles disponíveis na rodada atual e principalmente quais os Tiles disponíveis na próxima rodada, já que estes estão abertos na mesa à vista de todos.


Versão Caseira - Tiles cortados !

No Jogo que realizamos por aqui, ficamos um pouco travados, pois quem era o Jogador inicial, sempre insistiu em continuar nesta posição, fazendo com que os demais Jogadores realmente não tivessem muito o que fazer ou tivessem poucas opções.

Acreditamos que uma Regra alternativa possa ser feita, de modo a não permitir que um Jogador inicial sempre fique nesta posição. Isso se deu pois este Jogador não se interessou muito pelo Tile, mas pela posição na rodada. Mesmo assim, este Jogador não conseguiu a vitória.

O Jogo é muito rápido, constituido de 12 rodadas apenas (Partida feita com 4 Jogadores) e não há muita coisa que planejar. Com isso Kingdomino é um Jogo Tático, onde você tem que se virar com o que vem à mão na rodada, sendo que dificilmente você tem condições de fazer um planejamento futuro.


Versão Caseira - Escolha das Cores (Substituem as Paisagens do Jogo original) !

Para aqueles que querem um Jogo bem legal, rápido e com um visual muito atrativo (Jogo original) recomendamos Kingdomino. Jogamos com o pessoal da Ecobrinquedoteca e não tivemos rejeição alguma.

Agora estamos pensando em fazer uma Versão com Hexágonos (Talvez utilizando as Paisagens do Catan) ou mesmo com Tampinhas de Refrigerante, mas este Projeto ainda está germinando, já que a aceitação do Jogo foi muito boa e o interesse em fazê-lo também. Se realmente fizermos algo, vamos colocar uma postagem aqui no Blog com imagens.

Joguinho bem interessante !


Versão Caseira - Colagem das cores nos Tiles !

Versão Caseira - "Reino" finalizado !

Versão Caseira - Todos os Tiles !

Versão Caseira - Verso dos Tiles !

Versão Caseira - Jogo em andamento !

Versão Caseira - Tiles iniciais de cada Jogador !

Versão Caseira - Tiles disponíveis para a rodada atual e seguinte !

Versão Caseira - Alguns Tiles !

Versão Caseira - Jogo em andamento !

Versão Caseira - Alguns Tiles !

Versão Caseira - Tiles do Jogo !

Nenhum comentário: