Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

A difícil tarefa de testar nossas invenções !


O Clube do Tabuleiro de Campinas, muito em breve, estará lançando mais uma de suas criações. Desta vez o tema foi a "Dengue" e estamos naquela fase de testes, testes e mais testes, e vai aqui algumas explicações do que estamos fazendo. 


Desde nosso 1º protótipo, a estrutura principal do jogo foi mantida, porém, ainda existe certa confusão em enxergar de como está a situação em cada Cidade.

Cada Cidade possui a informação do Tipo e Quantidade de casos de 1 tipo de dengue, que pode ser Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4 ou ainda pode ter Chikungunya.


Além disso, cada Cidade possui a informação de quais os Focos do Mosquito Aedes Aegypt existentes, que pode ser: Reservatórios de Água, Água parada, Lixo, Entulho, Praçar e Jardins.
Para cada Tipo de Dengue ou Chikungunya, existe um valor de Casos aceito como "Controlado" e os jogadores, ao longo da partida, terão que deixar o número de Casos como "Controlado" em cada Cidade. Por exemplo, para Dengue Tipo 4 (A mais perigosa!) o número de Casos aceitos é 0 (Zero).. Já para a Dengue Tipo 1 o número de casos aceitos é menor ou igual a 4.

Cada jogador possui um Personagem que é especialista em 1 Tipo de Dengue, bem como em 1 tipo de Foco, além de ter 1 habilidade específica. Assim, ao tentar eliminar estes problemas, terá sua vida facilitada, já que para se eliminar 1 Foco de Dengue ou Diminuir o número de Casos em uma determinada cidade, é preciso fazer uma rolagem de Dados. Como exemplo, para se eliminar 1 Caso de Dengue tipo 4, é necessário rolar no Dado, valor = 1. Caso o jogador seja especialista para Dengue tipo 4, basta rolar valores 1,2,3,4 e 5, Esta regra serve também para eliminar os Focos existentes na Cidade.


Durante a partida, Cartas de Infestação vão ser reveladas. Cada Carta possui nome de 1 Cidade e sobre esta Cidade, deverão ser colocadas Tipo de Dengue, Nº de Casos e quais os Focos existentes.
Embaralhadas a estas Cartas de Cidade, existem Cartas de Infestação, que também acrescentam novas Cidades e aumenta em 1 o valor de todos os Casos de Dengue em todas as cidades adjacentes e que contenham os mesmos Focos indicados nesta Carta de Infestação. Caso não exista Dengue nas cidades adjacentes, 1 Indicação de Tipo com 1 Caso é colocado nesta cidade.
Os Jogadores vencerão a partida, se no final da última rodada, o número de Cidades Controladas, for maior que o número de Cidades Não Controladas.

Sei que é complicado entender o jogo somente com os textos acima, mas procuramos aqui discutir um pouco sobre o processo de criação, já que pretendíamos fazer um Jogo para "crianças" e com as regras atuais a dificuldade de visualização e compreensão do jogo para elas está um pouco confusa.
O sistema de diminuição de Casos de Dengue e Eliminação de Focos de Dengue será mantido pois está bem simples: Basta rolar o Dado e comparar com o valor de cada Tipo de Dengue e Foco.
A movimentação também está simples pois cada jogador possui 5 Ações à sua vez, que pode ser: Movimentar, Diminuir número de casos de Dengue, Eliminar Focos de Dengue ou ainda se especializar em algum Tipo ou Foco de Dengue.

O problema que estamos tentando solucionar é o todo, uma vez que ao olhar o Tabuleiro com todos os Componentes, existe uma certa dificuldade em visualizar como está a situação atual para os Jogadores.


Testando o Jogo, houve obviamente comparações com o Jogo Pandemic e podemos dizer que nos baseamos nele para fazer o Jogo e lembra muito, mesmo com um Sistema de Diminuição de Casos e Elimação de Focos ser baseado em rolagem de Dados.

Precisamos ainda jogar com Cartas de Epidemia saindo na última rodada, pois isso ainda não aconteceu. Dependendo da situação do Jogo, se uma Carta de Epidemia sai na última rodada, os jogadores não terão tempo de resolver os problemas. Por outro lado, isso obriga os Jogadores a chegarem na última rodada com a situação bem Controlada, fazendo com que esta carta, mesmo sendo a pior (3 Cidades e 3 Focos) delas, não tenha efeito tão devastador que os jogadores não possam virar a situação do Jogo. Talvez acrescentando 1 rodada a mais para encerramento do Jogo seja uma boa solução.


É interessante aqui discutir sobre o ato de Criar jogos. Geralmente somos "chatos" para reclamar deste ou daquela regra, deste ou daquele jogo, mas o Tema "Dengue" está bem encaixado. Tudo tem um porquê. Mesmo na aleatoriedade dos Dados (Que mandam no jogo!) existe uma lógica e neste ponto acertamos muito.

Vamos fazer mais alguns testes e ver o que ainda porde ser mais enxugado e podemos dizer que o Jogo está 75% finalizado. Basta aparar algumas arestas e finalizá-lo!

Aguardem maiores informações !

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei do jogo. :) Uma dúvida, a imagem 3 (foco em sorocaba), a informação que tem ali é referente a 2 ocorrências de dengue tipo 4? Como saber qual o foco de cada uma dessas ocorrências?
---
Pelo que entendi do mapa, as cidades devem estar dispostas geograficamente, neh? No game, defenders of realm, a galera meio que ignora essa disposição geográfica (um pouco), dessa forma, tem mais espaço pra cada local. Talvez, se conseguirem aumentar um pouco mais a representação da cidade, dividindo-as em área de foco e utilizando pedrinhas coloridas (tokens, contas, cristais, etc) possa ficar mais fácil de captar a informação transmitida.
De toda forma, é uma suposição, não entendi completamente como estão organizadas as informações.

Boa sorte. o/

Wagner disse...

Olá ! O jogo ainda está no protótipo, mas você acertou quanto a Sorocaba. Definimos provisoriamente da seguinte forma:
- Chikungunya - Cor laranja
- Dengue tipo 1 - Cor Azul
- Dengue tipo 2 - Cor Verde
- Dengue tipo 3 - Cor Amarela
- Dengue tipo 4 - Cor vermelha
O valor do Dado em cada cidade define quantos casos daquele tipo de Dengue ou Chikungunya está presente.
Para você reduzir o valor 1 no Dado você precisa Rolar 1 Dado Externo (Utilizamos os Dados pretos) e satisfazer a seguinte condição:
- Valores menores que 6 reduzem em 1 o valor da Chikungunya
- Valores menores que 5 reduzem em 1 o valor da Dengue tipo 1
- Valores menores que 4 reduzem em 1 o valor da Dengue tipo 2
- Valores menores que 3 reduzem em 1 o valor da Dengue tipo 3
- Valor menor que 2 reduz em 1 o valor da Dengue tipo 4
Repare que quanto pior o tipo da Dengue, mais difícil é para o Jogador reduzir o número de casos.
Existe também um número de casos para cada tipo em cada cidade:
- Chikungunya considera-se controlada se tiver número de casos menor ou igual a 2
- Dengue tipo 1 considera-se controlada se tiver número de casos menor ou igual a 4
- Dengue tipo 2 considera-se controlada se tiver número de casos menor ou igual a 3
- Dengue tipo 3 considera-se controlada se tiver número de casos menor ou igual a 2
- Dengue tipo 4 considera-se controlada se tiver número de casos igual a 0 (Zero)
Quanto à disposição das cidades, elas vão representar o Estado de São Paulo e estarão posicionadas em sua localização mais real possível, mas ainda não definimos como faremos para deixar o jogo mais limpo, de forma que os jogadores, ao visualizarem o tabuleiro, tenham um exato entendimento quanto à situação em que se encontra, pois ainda está confuso por ser um protótipo.
Mas o importante é que o jogo funcionou e agora vamos fazer outros testes com outras situações, já que temos:
- Jogo curto, médio e longo
- Dificuldade baixa, média e alta
Por enquanto, jogamos apenas a configuração Jogo Curto e dificuldade baixa.
Aguarde novas informações e agradecemos o interesse !
Abraços
Clube do Tabuleiro de Campinas