Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A difícil tarefa de analisar os testes de nossas invenções !

Situação inicial do jogo !
Muitas vezes, criamos um Jogo tão facilmente como bebemos água, porém, é preciso testá-lo e ir corrigindo erros que surgiram ao longo da partida.

Temos os Dados:
- Um tabuleiro representando o Estado de São Paulo com 46 cidades
- Temos 5 doenças causadas pelo Mosquito Aedes Aegypti (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Tipo 4 e Chikungunya)
- Temos um número de casos aceitos como controlados em cada cidade (Tipo 1 até 3 casos, Tipo 2 até 2 casos, Tipo 3 até 1 caso, Tipo 4 nenhum caso e Chikungunya até 2 casos
- Temos até 5 pesquisadores que poderão eliminar os Focos do Mosquito e cuidar dos Casos em cada cidade, à fim de que fiquem dentro do controle aceito.

Situação final do jogo !
Em nosso último teste tivemos a seguinte situação:
- Partida fácil e jogo curto (10 cidades no Setup inicial + 10 cidades que entrarão durante a partida + 5 Cartas de infestação) e 4 Jogadores.
- Das 46 cidades do estado de São Paulo, 22 cidades conseguimos tanto eliminar os Focos do Mosquito, quanto zerar os casos de Dengue e Chikungunya.
- Em 3 cidades não conseguimos nem eliminar os Focos do Mosquito, muito menos manter os casos de Dengue dentro do controle: Santos com 3 casos de Dengue tipo 2 e 1 Foco do Mosquito encontrado em Entulho, Itapeva com 2 casos de Dengue tipo 4 e 1 Foco do Mosquito encontrado em Reservatório de Água e Cruzeiro com 3 casos de Dengue tipo 4 e 1 Foco de Mosquito encontrado em Reservatório de Água.
- Em 7 cidades, conseguimos eliminar os Casos de Dengue e Chikungunya, mas não eliminamos os Focos do Mosquito
- Com isso, tivemos no jogo 32 cidades que entraram na partida e 14 que não entraram.

Situação das cidades no final do jogo !
Como analisar então estes números e fazer uma regra para ser utilizada durante a partida ?

Ainda não chegamos a uma conclusão, mas podemos considerar pelas regras atuais de pontuação que os jogadores venceram por 7 x 3 (Cidades com Focos e sem Casos x Cidades sem controle)

Cidades que eliminamos Casos e Focos !
Mas esta regra é a correta ?

A análise agora, recai sobre qual objetivo deve ter os jogadores no final da partida. Simplesmente utilizando a regra atual, onde o número de cidades controladas terá que ser maior que o número de cidades não controladas, desprezando todas as cidades que conseguimos eliminar tanto os Focos quanto os Casos ? Acho meio injusto isso ! Lutamos durante toda a partida para deixar o número de Casos de Dengue dentro do aceitável (Controlados!) e no final isso simplesmente é ignorado na pontuação ?

Personagem amarelo !
Agora estamos na fase de elaborar o que e porque vamos considerar os Jogadores ou o Jogo como vencedor.

Mas analisando o resultado, podemos dizer que nossa criação conseguiu um objetivo até agora, que é ter um relatório final de como tudo ocorreu e como ficou o tabuleiro no final da última rodada.

Personagem vermelho !
7 cidades apenas com Focos, mas sem casos de Dengue é ou não é para ser comemorado ?  Tivemos 2 Focos do Mosquito em Entulhos, 4 Focos do Mosquito em Reservatórios de Água, 3 Focos do Mosquito em Jardins da cidade, 2 Focos do Mosquito em Água parada e 1 Foco de Mosquito em Lixo.

Personagem verde !
Talvez colocar uma tabela aceitável para os Focos, assim como fizemos com os Casos de Dengue e comparar com o resultado final da partida e daí tirar um valor que pode ser favorável ou não aos jogadores, pode ser uma saída boa para uma análise se os Jogadores foram ou não bem em seus objetivos.

Personagem azul !
Ganhamos muito ao criar este jogo, já que, mesmo sem um modelo final e com questões sobre definição de vencedor em aberto, conseguimos colocar quase todos os conceitos no combate ao Mosquito da Dengue e Chikungunya e precisamos apenas acertar pequenas arestas.

Acreditamos estar no caminho certo...

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Wagner ! Esse jogo especificamente parece muito bom e sei como é difícil trabalhar com game design. Sei como é difícil tirar uma ideia do papel e partir pra execução (e mais tantos outros problemas que enfrentamos), então aguenta firme !

Anônimo disse...

boa tarde gostaria de parabenizar esta ideia de vcs , ficou muito legal este jogo .