Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Tic-tac-chec ! - Versão Caseira !

Caixa do Jogo !

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

No nosso mundinho de jogos, às vezes encontramos algumas preciosidades esquecidas do público geral. Hoje vamos falar do Jogo Tic-tac-chec e mostrar imagens de nossa Versão Caseira...

https://boardgamegeek.com/boardgame/3540/tic-tac-chec

Nossa Versão Caseira !

Tic-tac-Chec, foi lançado em 1995, e seu autor é Don Green, publicado pela Dream Green.
Trata-se de uma versão modificada do nosso já conhecido "Jogo da Velha, com a utilização de algumas peças do Jogo Xadrez. O objetivo neste jogo, e fazer com que as 4 peças de sua cor, fiquem alinhadas ortogonalmente ou diagonalmente. Quem conseguir alinhar primeiro suas peças, vence a partida.


Nossa Versão Caseira!

O jogo é composto de um Tabuleiro 4x4 e são utilizados para cada jogador: 1 Peão, 1 Torre, 1 Cavalo e 1 Bispo, que vocês podem emprestar de algum jogo de Xadrez.
As regras são muito simples:
Escolher quem vai começar a partida. Este jogador escolhe qualquer uma de suas 4 peças, e coloca em qualquer casa do Tabuleiro (Que pode ser escura ou clara!).
Os jogadores vão alternando suas ações, até que 3 peças de cada um esteja no Tabuleiro.
À partir deste momento, ou o jogador coloca sua 4ª peça, ou movimenta algumas peças já existentes no Tabuleiro, respeitando os movimentos de cada peça. As capturas das peças adversárias seguem as mesmas Regras do Jogo de Xadrez, e toda peça capturada é devolvida ao jogador, que poderá utilizá-la novamente durante a partida.

Nossa Versão Caseira ! Peças pretas venceram o jogo !

Repare que todas as peças sempre estão no Jogo durante a partida. Algumas fora do Tabuleiro (Que o jogador poderá utilizá-las quando quiser) e outras sobre o Tabuleiro (Que o jogador poderá movimentá-las quando quiser).

Nossa Versão Caseira ! Peças pretas venceram o jogo !

Tic-tac-chec parece bobinho demais, mas quando você encontra algum adversário no mesmo nível que você, a coisa vai bem longe !
De uma forma geral, o jogo dura em média 10 ou 15 minutos, ou menos que isso até, se cometer erros bobos.
Para aqueles que quiserem ter na coleção alguma coisa bem leve e rápido, recomendo fazer uma Versão Caseira, pois é muito simples...

Nossa Versão Caseira foi caprichada, pois compramos as peças plásticas do jogo e o Tabuleiro fizemos marchetado, mas é possível jogar apenas utilizando 1/4 de algum Tabuleiro de Xadrez original.

Este jogo é excelente para ensinar o movimento das 4 peças do jogo e à partir daí, se enveredar para o Xadrez de forma definitiva.

Taí a dica ! 

Nenhum comentário: