Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 18 de outubro de 2008

Pillares de la Tierra 2 – A revanche !!!

Este sábado jogamos Wagner e eu (Fausto), a versão homemade do Pillares de La Tierra. Terceira derrota Povo !!!
Primeiro, o tabuleiro em lona ficou lindo demais...caraca...muito bom mesmo...parece uma pintura ! (Vejam no post anterior a foto).
As cartas são muito bonitas, o esquema de impressão a lazer, contact transparente e EVA no meio...ficam cartas grossas, mas fica muito bonito e legal de usar (se não tiver que embaralhar toda hora...)

Jogabilidade: Minha primeira impressão: bastante coisa pra fazer durante a rodada em termos de organização do jogo, porém as marcações no tabuleiro ajudam bastante e tudo se torna mais simples ao passar das rodadas.
Esses procedimentos são repetitivos e como disse, o tabuleiro ajuda, lendo as regras parece muita coisa pra fazer, mas realmente não é tudo isso não.
As opções de ação são grandes, ainda mais jogando em duas pessoas. Acredito que mais pessoas na mesa gerem uma interação maior entre os jogadores. Em dois jogadores a interação não e tanta e podemos pensar e jogar nossas estratégias mais livremente.
O equilíbrio entre trabalhadores e dinheiro é essencial, em uma das rodadas usei quase todos os trabalhdores e senti minhas finanças irem pro brejo !!!

O jogo:Bom desta vez....o Wagner perdeu novamente...ha,ha,ha (desculpa, não consegui segurar o riso...).
Foi 42 a 34, com direito a virada na última rodada.
As estratégias foram mais ou menos assim: Wagner me passando as regras..inclusive algumas obscuras, outras marrons, tons de cinza, etc...
Ele se baseou principalmente (me corrija se eu estiver errado Wagner !), em marcar pontos de vitória e produzir materiais.
Eu, por outro lado, me atentei a sempre que pude não pagar imposto e conseguir um metal, que fui acumulando.
Por fim com algumas cartas de metal e outros materiais converti tudo em pontos de vitória. Não dei muita importância ao dinheiro, no início apliquei em produtos e sempre deixei dinheiro para o item de imposto (a opção de não pagar é claro).
Com essa estratégia não gerei dinheiro com as cartas, apenas com os trabalhadores. As cartas eram usadas para produzir bens em troca de pontos.

Avaliação:Gostei do jogo, não é aquele “monstro” que parece no manual, não é simples de tudo, mas também não é complicado, um jogo ou dois e já se pode começar a pensar em estratégias e melhorar o seu próprio jogo.

2 comentários:

Wagner disse...

Peraí!!!!!!!!!!!
Primeiro: estou debilitado fisicamente (Gripe!) não podendo pensar muito!!!
Segundo: 42 a 38 mostra o quanto esta debilitação influenciou no resultado...
Terceiro: "Wagner me passando as regras..inclusive algumas obscuras, outras marrons, tons de cinza, etc..." Que é isso?????? Expliquei tim-tim por tim-tim... É claro, que algumas ficaram de lado, mas nada que comprometesse o desempenho dos jogadores...
Quanto ao jogo: Tô começando a achar que o "gran-finale" se deve ao uso do Metal, porque com Fausto perdi assim e na partida antertior com Lenir, perdi assim também... Mas é um excelente jogo!!!... Não é Top, mas cumpre muito bem seu papel, com uma amarração muito bem feita...
Agora... Deixe estar jacaré... a lagoa há de secar... ou, em outras palavras... Deixe minha gripe passar que voltarei com a corda toda!!!

Fausto disse...

"...estou debilitado fisicamente (Gripe!) não podendo pensar muito!!!"

Essa frase vai pro arquivo....

ha,ha,ha vc devia ter ganho de lavada...afinal tinha mais neurônios te ajudando...ou os vírus da gripe não contam ???

E olha que só fiquei sabendo da gripe pelo seu comentário.

Vamos marcar outra, gostei muito.