Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Wak'a !


Imagens: BoardGameGeek !

HABA é uma das Editoras mais legais que temos em nosso mundinho de Jogos e geralmente os Jogos deles são destinados ao público infantil e com muito colorido.

Mas enganam-se quem pensa que, mesmo para este público, deixam de ser Jogos interessantes, já que muitos deles, mesmo com todo seu colorido e mesmo destinado a este tipo de público, acaba por ser do agrado de adultos, já que muitos podem muito bem serem jogados por todas as idades.



Hoje vamos falar de Wak'a, cujo nome original da HABA é algo impronunciável para nós brasileiros: Dschungelschatz

https://boardgamegeek.com/boardgame/29017/dschungelschatz

Wak'a é, resumidamente, uma Gincana, onde os jogadores competem para realizarem diversas Tarefas em um tempo determinado, e para isso utiliza-se uma Ampulheta de Areia (Algo próximo de 1 minuto).

Vídeo explicativo do Jogo feito pelo pessoal do "Covil dos Jogos":



Estas Tarefas exigem dos jogadores algumas habilidades como Coordenação, Memorização e Destreza, onde o fator "Tempo" acaba por dar um tensão ao Jogo, já que quantos mais Tarefas o Jogador conseguir realizar dentro do tempo da Ampulheta, mais Pontos conseguirá. Mas por outro lado, corre-se o risco de não efetuar alguma das Tarefas e perder todos os Pontos daquelas já executadas na rodada. Isso faz com que os Jogadores façam suas Tarefas de forma mais rápido possível, o que prejudica muito uma delas, que é fazer formas com Blocos de madeira, já que isso exige certo cuidado



Um complicador do Jogo, é que o tempo da "Ampulheta" não fica visível ao Jogador que está executando as Ações, mas com algum outro Jogador que fica controlando o tempo. Isso faz com que os Jogadores tenham que tomar decisão de quando parar ou se arriscam pegar mais algumas Tarefas para executar.

Embora seja destinado para o público infantil, Wak'a consegue atingir públicos de todas as idades e temos um fator alto de diversão já que, mesmo alguns jogadores não realizando ações em algum momento, ficam torcendo para que o Jogador "ativo" tenha problemas em executar suas Tarefas. 



Wak'a foi uma das mais agradáveis surpresas, pois geralmente quem joga, acaba por querer jogá-lo novamente por ter um fator de diversão bem alto e, dependendo do Grupo, resultando em boas gargalhadas, principalmente por aqueles que estão observando alguém, freneticamente, executando suas Ações.

Algumas habilidades são exigidas neste Jogo:

- Memorização: É preciso memorizar onde se encontram algum desenhos que ficam virados para baixo em alguns Tiles e quando alguma Carta é revelada para esta finalidade.

- Coordenação motora: Existe um momento em que o Jogador precisa pegar um Cristal (Peças do Jogo), jogar pra cima e pegá-lo novamente e outro quando precisa montar formas com os Blocos de Madeira presentes no Jogo.

- Paciência: Para executar estas Ações, principalmente montar formas com Blocos de Madeira, é preciso Paciência, já que algumas formas indicadas nas cartas são bem complicadas, principalmente quando o fator "Tempo" está presente no Jogo.

O que achamos do Jogo:

Gostamos de Jogos que entregam algo que as pessoas que jogam e acabam por querer jogá-lo novamente e Wak'a é um destes Jogos. Talvez isso tenha relação direta com o tempo do Jogo, que é rápido, já que apenas 3 rodadas fazem parte do Jogo.



Mas não pensem vocês que os jogadores ficam muito tempo sem realizar ações, já que uma das Cartas, que mostra uma "Exploradora", faz com que todos participem ao mesmo tempo. É preciso estar atento ao sair esta Carta, pois o primeiro jogador que tocar esta peça, ganhará a Carta de pontuação.

Wak'a é um daqueles Jogos em que existe a diversão, de fato ! Isso acaba por atrair todos os tipos de público e mesmo para aqueles jogadores mais "sérios", acaba por trazer bons momentos de diversão.

Recomendamos e indicamos este Jogo para todas as idades !



Página do Clube do Tabuleiro de Campinas no Facebook:

https://www.facebook.com/clubedotabuleirocampinas

Nenhum comentário: