Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 24 de outubro de 2021

Extinción ! Um joguinho dos mais interessantes...



Sempre  buscamos   colocar  em  nossas  postagens,  Jogos  desconhecidos  que  mereciam  muito  mais destaque. Infelizmente, muitos Jogos interessantes ficam ao largo pois dificilmente chegarão ao Brasil e mesmo no mercado Europeu/Americano,  acabam  sendo deixados  nos cantos das prateleiras de muitos Jogadores.



Um destes Jogos é Extinción:

https://boardgamegeek.com/boardgame/300993/extincion

Vídeo explicativo do Jogo:



Extinción é um Jogo de Gerenciamento de Cartas, onde os Jogadores, ao longo da Partida, terão que resgatar a maior quantidade de Dinossauros, pois somente eles darão Pontos aos Jogadores.



Não existe um número fixo de rodadas, uma vez que o Jogo termina quando a Carta de Vulcão de Valor 5 é revelada, e isso depende de Ações onde os Jogadores resgatam os Dinossauros que estão à sua frente, o que pode ter uma variação de rodadas.



Cada Dinossauro tem suas características próprias de Alimentação e isso influencia no Jogo, pois muitas vezes, Carnívoros acabam por comer outro Dinossauros ou de sua mesma espécie.



Misturado nisso tudo, existem algumas Ações que estão presentes em algumas Cartas e são estas Ações que embaralham de vez o que seria um Jogo  comum, pois estas Ações modificam completamente como as Cartas estão posicionadas à frente de cada Jogador.



De forma geral, Extinción é um Jogo Tático, pois você executa Ações conforme elas são reveladas e é preciso saber como lidar com isso. É claro que existe um fator "sorte" envolvido, já que você não sabe as Cartas que vem para sua mão, mas isso é bem minimizado no Jogo.



Existe interação entre os Jogadores durante a partida já que algumas Cartas modificam diretamente as que estão  posicionadas à frente dos outros Jogadores e é preciso decidir a hora certa de jogá-las e tirar proveito de suas Ações.

Extinción é um Jogo lógico, com ícones bem claros e que não necessita de muitas partidas para dominar todas as Ações possíveis e os significados de cada símbolo. 1 ou 2 partidas já são suficientes para você abandonar as Cartas de referência (Ajudam muito nas primeiras partidas) que vem no Jogo.



A Arte consideramos simples, mas muito bem feitas com desenhos coloridos dos Dinossauros que traz leveza ao Jogo e torna agradável quando colocados à mesa. Jogos com esta Característica/Tema acaba por atrair outros Jogadores à mesa.

Infelizmente Extinción não foi lançado no Brasil, e alguma Editora poderia trazê-lo pra cá, pois seus componentes são Cartas e nada mais que isso.



Joguinho dos mais interessantes !

Um comentário:

Prof. Lair disse...

Muito obrigado pela publicação, meu amigo. Vou procurar me aprofundar nesse joguinho e ver se consigo retematizar para minhas aulas.