Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Panic Lab ! Excelente para crianças de todas as idades, inclusive as idosas...


Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek

Não ! Não erramos no título desta Postagem, já que alguns jogos são destinados ao público infantil, mas por serem tão interessantes, acabam por atrair também todos os tipos de públicos. 

Vídeo de uma partida de Panic Lab: (Não está em Português, mas dá pra entender perfeitamente como funciona o Jogo)



Para pessoas idosas, é um dos Jogos mais bem aceitos, podendo inclusive ser utilizado como parte do Tratamento de alguns problemas deste público, uma vez que exige um pensamento rápido. Como não somos especialistas, fica apenas a observação, sendo que Profissionais são mais capacitados para utilizá-los da melhor forma.

Hoje vamos falar de Panic Lab !

https://boardgamegeek.com/boardgame/121073/panic-lab/credits 

Panic Lab é mais um daqueles Jogos que dificilmente será lançado aqui no Brasil, pois é de 2012 e possui aquela sensação de "ame-o ou deixe-o".



Nem todos irão gostar dele, mas nós aqui do Clube do Tabuleiro de Campinas, gostamos muito de Jogos que atraem todos os tipos de públicos e possuem algo mais colorido e infantil, motivo pelo qual gostamos demais deste Jogo.



Do que se trata o Jogo ?

Neste Jogo, Criaturas (Também podemos chamá-las de Amebas ou Monstros) estão em um Laboratório e por algum descuido dos Pesquisadores, conseguiram fugir e cabe aos Jogadores encontrá-las.



Uma característica do Jogo é que ele trabalha muito a "Observação" e talvez tenha sido isso que fez com que gostássemos demais deste Jogo, já que podemos trabalhar Grupos diversos e com um número variado de Jogadores.



Características das Criaturas:

As Criaturas que fugiram possuem características próprias e é preciso estar atento à elas, de forma a encontrá-las antes dos demais Jogadores:

- Cor: Roxa/Azul ou Vermelho/Laranja

- Forma: Gordinha ou Magrinha

- Pigmentação: Listrada ou com Bolinhas



Estas características estão misturadas nas Criaturas e você precisará encontrá-la e para isso deverá rolar 4 Dados que informará qual a Criatura que os Jogadores deverão encontrar. 3 destes Dados referem-se a cada uma das características e 1 Dado refere-se de qual Laboratório (Existem 3 no Jogo) a Criatura fugiu e qual o sentido que ela se moveu.



Dificuldade do Jogo:

Existem 3 formas de Jogar Panic Lab:

- Começando apenas com os Laboratórios e Criaturas, fazendo com que os Jogadores tenham facilidade em encontrar a Criatura designada pelos Dados. Recomendamos jogar desta forma, quando ensinar o Jogo para Crianças/Idosos.



- Já a segunda forma, um pouco mais complicadinha, acrescenta-se 3 "ralos", por onde as Criaturas entram e saem, o que complica um pouco a visualização dos Jogadores para onde a Criatura procurada transitou. Estes "ralos" já confundem bem os Jogadores, uma vez que apenas o primeiro Jogador ganhará Pontos. Isso faz com que você, como Jogador, tenha que fazer o "trajeto" da Criatura de forma rápida, o que pode confundir os Jogadores. Existem 3 "ralos" que faz com que não exista "loop".



- A terceira forma é a mais complicada de todas, já que, além dos "ralos" são colocadas 3 Fichas de "Mutações" e aqui as coisas complicam de vez, pois uma vez que a Criatura passou por uma destas Fichas, ele muda de forma (Roza/Azul para Vermelho/Laranja, Gordinha para Magrinha, Litrada para Bolinhas, sendo que o inverso é válido para as 3 características).



O primeiro Jogador a conseguir encontrar a Criatura, recebe 1 Ficha de Pontos e os Jogadores podem decidir quantos Pontos dará vitória aos Jogadores.



O que achamos do Jogo:

Panic Lab é muito interessante, pois exige atenção/observação e uma das características mais interessantes que achamos é que os Jogadores não podem utilizar as mãos para ficar "traçando" o caminho feito pela Criatura procurada.



Você só pode utilizar as mãos, quando encontrar a Criatura e deverá então colocar sua mão sobre a determinada Criatura. Feito isso, todos os Jogadores terão que confirmar se a Criatura é realmente aquela ou não.

O fato de você "traçar" o caminho da Criatura procurada somente com os Olhos, uma vez que não poderá utilizar as mãos/dedos é um complicador a mais e alguns Jogadores tem dificuldade em realizar esta ação pois precisam fazer o "traçado" da Criatura utilizando uma referência, que pode ser um Lápis/Caneta/Dedo.



No início desta postagem, escrevemos que é um Jogo em que você vai "amá-lo ou odiá-lo" e isso se deve justamente por esta Regra de não utilizar as mãos, já que muitos Jogadores não gostam disso pois existe um "silêncio" quando todos estão observando o "traçado" da Criatura. Muitos não gostam disso ! Mas isso é uma Regra e não uma falha do Jogo.



Panic Lab exige uma observação/pensamento/raciocínio rápido, embora a palavra "raciocínio" não se aplique totalmente aqui. Observar a disposição das Peças, de qual Laboratório a Criatura saiu, se ela vai passar pelos Bueiros ou Fichas de Mutações e qual direção ela seguiu exige rapidez, pois somente o primeiro Jogador a encontrá-la receberá Pontos.

Jogo dos mais interessantes e com grande aceitação por todos aqueles que jogaram !


Nenhum comentário: