Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Jogo "Covid-19" - Print-play gratuito !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !





O Clube do Tabuleiro de Campinas, está fazendo adaptações de alguns Jogos para o Tema COVID-19, de forma que o assunto possa ir à mesa e ser discutido principalmente com crianças/alunos, já que a Pandemia do Coronavírus tem causado muitos transtornos à todos e informar/prevenir pode também fazer parte do lúdico.




COVID-19 é uma adaptação do Jogo "Orchand" (Haba) e dedicado ao público infantil pela sua simplicidade, porém, não deixando de lado o Tema proposto e principalmente uma das formas de prevenção que é o "Isolamento Social" ou, como ficou conhecido, "Fique em casa".





Neste Jogo, crianças estão brincando perto de suas casas e o Vírus começa a entrar no Bairro. Os Jogadores terão então que levar todas as crianças de volta para suas casas, antes dos 12 Vírus (Número de Vírus que escolhemos para o Jogo) entrarem no Bairro onde estas crianças residem.





Quanto ao número de crianças no Jogo, existem várias opções que vocês podem experimentar, e dependendo do número escolhido, pode facilitar ou dificultar a vida dos Jogadores:

Jogo muito fácil: Utilize 3 crianças para cada casa = 12 crianças

Jogo fácil: Utilize 4 crianças para cada casa = 16 crianças

Jogo normal: Utilize 5 crianças para cada casa = 20 crianças

Jogo difícil: Utilize 6 crianças para cada casa = 24 crianças

No vídeo que fizemos, utilizamos o Jogo normal, ou seja, 20 crianças (5 crianças para cada casa) e utilizando este número existe um certo equilibrio de vitórias e derrotas:

Vitória: Todas as crianças voltarem para suas casas antes dos 12 Vírus entrarem no Bairro.

Derrota: Todos os 12 Vírus entrarem no Bairro, antes de todas as crianças voltarem para suas casas.

COVID-19 pode ser jogado com qualquer número de Jogadores, inclusive, solitário e trata-se de um Jogo Cooperatico, onde todos procuram vencer o Vírus.





Como fizemos nossa Versão Caseira:

Imprimimos as 2 páginas do arquivo disponibilizado (Folhas A3) em Papel gramatura 170g. Para o Tabuleiro, colocamos Contact frente e verso e para os Componentes, colocamos Contact, recortamos e colamos as crianças em Tampinhas de refrigerante e as Faces do Dado, colamos em Cubos de espuma que temos por aqui.

Existe também um informativo (Página 2 da impressão), que colocamos apenas para conhecimento e não será utilizado no Jogo.




Link para baixarem os arquivos do Jogo COVID-19:






Vídeo explicativo que fizemos do Jogo:




Esperamos que COVID-19 seja do agrado de todos !





Um comentário:

Professor Uilson disse...

Que maravilha de jogo! Parabéns aos idealizadores!