Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Mana ! Versão Caseira !

Imagem do Jogo - BoardGameGeek !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um jogo completamente desconhecido da maioria dos jogadores: Mana !



Todos os Componentes de nossa Versão Caseira !

Mana é um jogo abstrato para 2 Jogadores, lançado em 1987 e seu criador é Claude Leroy e muito fácil de ser feito.

Jogos abstratos são bem interessantes e muitas vezes são utilizados em Salas de Aula como reforço escolar, já que são jogos, na maioria das vezes lógicos, desenvolvendo o raciocínio matemático dos estudantes.

Cada jogador possui 1 Damyo e 5 Ronins e também existe no Jogo 1 Mana que serve para limitar o movimento do seu oponente e será utilizado pelos 2 Jogadores. 


Tabuleiro de nossa Versão Caseira, feita em Eva 2mm !

O objetivo dos jogadores é capturar o Damyo de seu oponente, que pode ser feito pelo seu próprio Damyo ou com um de seus Ronins

O Tabuleiro do jogo é marcado com numeração (Na nossa Versão Caseira utilizamos Pontos) que pode ser 1, 2 ou 3. Se o jogador decide mover alguma peça que esteja, por exemplo em um espaço 3, então deverá movê-la 3 espaços. Se estiver no espaço 2, deverá movê-la 2 espaços. Se estiver no espaço 1, deverá movê-la somente 1 espaço. A numeração serve para indicar quantos espaços as peças podem se mover. 


Fichas do Jogo: Utilizamos Tampinhas de Remédios !

As peças dos jogadores podem mover Horizontalmente ou Verticalmente, mas nunca Diagonalmente, sendo que o Jogador poderá mudar o sentido no meio do movimento, se quiser.

Ao terminar seu movimento, colocará o Mana sobre esta peça movida. O jogador adversário, obrigatóriamente terá que mover o mesmo número de casas indicados pela casa onde se encontra o Mana. Ao finalizar seu movimento, pegará o Maná e colocará também no espaço onde sua peça terminou o movimento !

Captura das peças do adversário: Quando a peça de um Jogador terminar o movimento em uma casa onde se encontra uma peça do adversário, então esta peça do adversário é capturada e retirada do Jogo.


Nossa Versão Caseira !

O que achamos do jogo ?

Mana é um Jogo abstrato na sua essência e muito lógico ! Saber onde terminar seu movimento, de forma a restringir os movimentos do adversário é um bom caminho para a vitória. 

O problema que vemos no Jogo, é que você precisa ter uma visão "espacial" muito boa de como está a situação do Jogo, onde estão suas peças e onde se encontra o Damyo adversário. 


Tabuleiro do Jogo que utilizamos em nossa Versão Caseira !

Muitas vezes, você deixa de "atacar" o Damyo adversário, já que seu próprio Damyo corre muito perigo, causado pelo posicionamento das peças do adversário no Tabuleiro.

É preciso muita atenção, pois poucas  jogadas erradas já são suficientes para perder a partida !

Excelente jogo ! Uma boa surpresa ! Principalmente para quem gosta de Jogos abstratos !

Recomendamos !


Regras do Jogo !

5 comentários:

Prof. Lair disse...

Obrigado por nos trazer mais um jogo.

Irei fazer minha versão caseira.

Prof. Lair disse...

Quais as dimensões do tabuleiro e das casas?

Wagner disse...

Faça de acordo com os materiais que você possui ! Se quiser fazer Gigante, utilize Verso de banner usado... Geralmente eu pego a maior peça e vejo a medida... Depois faço o Tabuleiro em função dela, para que não fique muito "apertado".

Prof. Lair disse...

Ah, obrigado. Por um instante pensei que havia um tamanho ideal.

Já criei a minha versão. Será uma versão com elementos culturais africanos.

Wagner disse...

Interessante...
Depois envie imagens de como ficou !
Se quiser conversar direto no Facebook, minha página é esta aqui:
https://www.facebook.com/wagner.gerlach.9
Abraços