Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Pickomino ! Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um joguinho bem legal e que agrada tanto crianças quanto adultos. Trata-se de Pickomino, lançado em 2005 e seu Autor é Reiner Knizia.


No Jogo original, você precisa ter o maior número de "Minhocas" possível no final da partida. E aqui existe uma mudança que fizemos em nossa Versão Caseira, que ao invés de utilizar "Minhocas", utilizamos simplesmente Circulos Roxos... Portanto, em nossa Versão Caseira, quem tiver mais Circulos Roxos no final da partida, vence !

O Jogo é muito simples de ser feito, mas demora um pouquinho para os Jogadores entenderem como funciona, mas 2 ou 3 rodadas já são suficientes para o conhecimento total das Regras.




Os Componentes são 8 Dados D6 e 16 peças retangulares... Em nossa Versão Caseira, fizemos os Dados com Cubinhos de Espuma que tínhamos por aqui e as 16 peças retangulares foram feitas com Origami Modular.

Abaixo, colocamos o diagrama do Origami Modular que utilizamos para dobrar o papel e obter as peças retangulares.




Estas 16 peças retangulares, são divididas em 4 conjuntos da seguinte forma:

- 4 peças com 1 Círculo Roxo, numeradas de 21 a 24
- 4 peças com 2 Círculos Roxos, numeradas de 25 a 28
- 4 peças com 3 Círculos Roxos, numeradas de 29 a 32
- 4 peças com 4 Círculos Roxos, numeradas de 33 a 36

Um aspecto interessante são os Dados D6, que possuem numeração de 1 a 5, porém a face onde estaria o número 6, é desenhada a "Minhoca" (Jogo original) ou Círculo Roxo e sempre vale 5.




Coloca-se os 4 grupos de Peças Retangulares de forma crescente e separados por número de Minhocas (Ou Circulos Roxos) à vista de todos os Jogadores e o 1º Jogador da Rodada deverá rolar todos os 8 Dados D6.

O Jogador deverá formar conjuntos de valores iguais e escolher apenas 1 Conjunto... Em seguida, deverá rolar novamente todos os dados restantes (Menos os do Conjunto escolhido) e repetir este processo até o final de sua ação.




Um aspecto muito importante é que antes de encerrar sua ação, deverá, obrigatóriamente, ter "Minhocas" (Ou Círculos Roxos) em algum Conjunto escolhido, seja com 1 ou mais "Minhocas" (Ou Circulos Roxos).

Exemplo: Dados D6 sairam com valores: Circulo, Circulo, 3, 3, 5, 1, 2, 2... Repare que o Jogador pode optar por pegar os 2 Dados com Círculos Roxos totalizando 10 Pontos... Neste caso, pega-se estes 2 Dados e coloca à sua frente, rolando todos os demais... 




As escolhas dos Dados  que estarão à sua frente tem o objetivo de alcançar qualquer um dos valores das peças que estão na Mesa, ou com algum adversário. Soma-se todos os Dados que estão à sua frente e com o resultado o jogador pega a peça correspondente e coloca à sua frente. Se na rodada seguinte este Jogador pegar outra peça, deverá colocar sobre a peça que já existe. Os Jogadores só podem pegar as peças dos adversários que estão em cima e o valor deve coincidir com as escolhas dos Dados que o Jogador colocou à sua frente.




Este é um Jogo de apostas, pois uma vez que você pegou um Conjunto de Dados, esta face você não mais poderá pegar na rodada. Com isso, pode ocorrer de você continuar rolando Dados e sair todos as faces que você já pegou. Neste caso, você devolve a peça superior que está a sua frente e vira a de valor mais alto que está no centro da mesa... Isso é feito para que o Jogo não fique arrastado.




Para quem leu até aqui, deve ter achado um pouquinho complicado esta mecânica e concordamos que realmente é ! Mesmo à mesa, para quem não conhece o Jogo, as primeiras rodadas são meio confusas, mas pega-se o jeito rapidinho.




Pickomino, pelos poucos componentes que tem é um dos grandes achados neste nosso mundinho de Jogos. Seu tempo de Jogo gira em torno de 30 minutos somente e agrada aqueles que querem algo bem interessante.

Este jogo trabalha muitos aspectos, como perda (Algum Jogador pode pegar sua peça) e também tomada de decisões se devo continuar jogando (E arriscando) ou devo parar e me contentar com a soma dos valores que já tenho à minha frente. Além disso precisará escolher qual o melhor conjunto para pegar. Além disso, existe o risco de continuar jogando Dados e não conseguir ficar com nada na rodada. Saber quando parar ou continuar é uma decisão crucial para conseguir alguma coisa na rodada.




Jogo que sempre recomendamos, pois sua simplicidade esconde muitos aspectos que podem ser trabalhados, além de ser bem simples, principalmente depois que habituamos a jogá-lo !




Recomendamos !

2 comentários:

Prof. Lair disse...

Amigos, qual material foi usado para as peças retangulares?

Caixas? Revistas?

Esbocei a minha versão do jogo e para confeccioná-lo preciso apenas dessa informação.

Obrigado.

Wagner disse...

Bom dia Lair !

Utilizei uns Livretos que tínhamos por aqui... Poderá utilizar Papéis de Revistas mesmo ! Se quiser caprichar mais, poderá utilizar para cada um dos 4 Conjuntos, papéis de uma cor diferente para cada um deles.
Pichomino é bem legal e se tiver qualquer dúvida das Regras é só perguntar aqui.
Se precisar de mais sugestões de Jogos, temos alguns bem interessantes !
Abraços e obrigado !
Wagner