Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A simplicidade de Dixit !



Imagens acervo pessoal e Site BoardGameGeek !

Falar sobre Dixit depois de tantos anos do lançamento e com um monte de expansões já disponibilizadas à todos, parece ser  "bater na mesma tecla":


Como a maioria das pessoas já sabem como o Jogo funciona, procurarei dar outro enfoque à Postagem, trazendo alguns aspectos muito interessantes sobre a utilização do Jogo, não apenas trabalhando o Lúdico, mas trabalhando também outros aspectos emocionais que envolvem as pessoas ao terem contato com os desenhos fantasiosos e maravilhosos que estão expressados nas Cartas do Jogo.

Dixit transcende o Lúdico !

Por sí só, Dixit possui uma qualidade tanto visual quanto de "Jogo" propriamente dito, que dificilmente as pessoas não saem da mesa com um ponto de vista bem mais positivo sobre um Jogo de Tabuleiro (No caso de Dixit, Jogo de Cartas). O imaginar está presente de forma latente e talvez aí esteja o segredo da criação do Jogo. Pensar, por sí só, é algo grandioso e já dizia René Descartes: "Penso, logo existo". "Descartes encontrou algo que não poderia duvidar: A dúvida ! De acordo com o pensamento do Filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou." (Fonte do texto em itálico: significados.com.br)




Filosofias à parte, Dixit conseguiu colocar o "pensar" como o mais importante ato no Script do Jogo. Imaginar é uma obrigação e quanto mais imaginação existir entre os Jogadores, mais divertido e interessante ele será. Em um grupo de 5 ou 6 jogadores, cada um terá uma interpretação diferente da mesma Carta. Dificilmente os Jogadores dirão a mesma coisa. O problema, e aqui acho que o Autor foi Genial ao fazer esta escolha, é que os Desenhos colocados nas Cartas, em muitas delas, ultrapassam em muito minha capacidade de imaginar. Quantas e quantas vezes peguei uma Carta na mão e fiquei por minutos pensando que informação daria para aquela Carta, onde olhava para o desenho, conseguia enxergar os detalhes, mas o toto se tornava algo inimaginavel, pois fugia dos padrões que conhecia até então.




Dixit conseguiu atingir o público na sua totalidade. E mesmo aqueles que não gostam de Jogos de Tabuleiro, sempre depois de jogá-lo fica com aquela sensação de "quero um pouco mais disso". 

Por um lado temos as Crianças, que se pesquisarem à respeito da criação do Jogo, vão encontrar nelas, a fonte de inspiração para esta obra maravilhosa, pois nosso criador precisava de algo para trabalhar alguns aspectos emocionais em seu filho (a) e encontrou na utilização de imagens fantasiosas, algo que poderia funcionar perfeitamente. Por outro lado, temos as pessoas mais velhas, que muitas vezes não tem paciência suficiente para sentar à mesa e ficar 1 ou 2 horas fazendo a mesma coisa. Engana-se quem acha que Dixit não funciona para este público. Imaginar é algo que nasce e morre com todos, independente da idade e os resultados em alguns Grupos tem sido realmente interessante, talvez devido ao fato dos desenhos lembrarem muitas partes da vida, das fantasias, das emoções, das durezas, tristezas e alegrias que todos nós estamos aprendendo e evoluindo no dia-a-dia como Ser humano. Dixit traz nas Cartas, um pouquinho destas informações, destas lembranças, onde alguns sentimentos estão presentes de forma bem clara e muitas vezes nos encontramos naquele desenho, pois nos leva a momentos, lugares e emoções que um dia tivemos com nossos amigos , familiares ou mesmo quando nos encontramos em situações de solidão, seja ela em que grau for.




Mas isso é um Jogo ! Diria você... Mas você pode jogá-lo como tal ! O lúdico está alí, com suas Regras e objetivos. Quantas e quantas vezes começamos a jogar pontuando e no meio do Jogo todos abriram mão da "disputa" para se entregar mais e se envolver mais com os desenhos e fazer daquela experiência algo que transcende o "jogar". Quantas interpretações foram dadas às Cartas, onde algumas pessoas conseguiram enxergar algo que sempre esteve ali e você nunca prestou atenção. 

Procuramos trabalhar o "coletivo e imaginário" neste Jogo, onde cada um, depois da Revelação da Carta que cada Jogador colocou à mesa, revelasse qual o motivo que levou ele colocar aquela Carta. E aqui já tivemos muitas risadas, interpelações, discussões, choros, pois cada um enxerga aquilo que é "seu". Algo te chamou a atenção no desenho. Talvez pela cor, pela simplicidade, pela ação envolvida, pela emoção envolvida, pelo todo, pelo tudo, pelo nada...

Acabamos descobrindo que Pensar é infinito ! Como vamos interpretar cada Carta e como vamos passar esta informação aos demais Jogadores, de forma que alguns entendam é algo muito interessante a ser estudado neste Jogo. Por isso gostamos que cada um coloque como interpretou o desenho e explique sua escolha, mesmo que não receba voto algum. Muitas vezes, Cartas que não receberam votos e que, à princípio, não tinham nada a ver com a Dica informada pelo Jogador ativo, estava mais dentro do contexto da Dica, do que a própria Carta que o Jogador colocou à mesa. Não pelo desenho em sí, mas pela interpretação, pela informação que o Jogador colocou à todos, do porque de sua escolha para aquela determinada Carta.




Fazer um Jogo, onde a "criatividade e imaginação" é o motor do mesmo, e conseguir bons resultados, realmente é de se tirar o chapéu. Nas primeiras críticas que lí sobre Dixit, a importância do "grupo" que se joga torna-se evidente. Se você acaba jogando com as mesmas pessoas, você acaba conhecendo um pouco delas, e por consequência, acaba também prevendo, mesmo de forma superficial, o que cada um pensa a respeito das coisas.

Digo isso, porque em Dixit, você terá que apresentar ao "Grupo" algumas dicas, sobre qual Carta você escolheu. E saberá quem mais poderá chegar perdo da resposta correta. Isso, pelo menos pra mim, é fantástico! O fato de você conhecer as pessoas, acabará por fazer você, como jogador ativo, procurar algo que seja inédito, diferente, surpreendente, para não ficar óbvio demais esta dica.

Impossível não se lembrar da famosa pergunta do aviador do nosso "Pequeno Príncipe", quando desenhou um Elefante dentro de uma Jibóia fechada, e quando perguntava para os adultos o que era aquilo, todos respondiam: É um chapéu!!!

A simbologia da Jibóia fechada está presente de forma surpreendente em Dixit. Experimentem jogar Dixit com Adultos e Crianças juntos, e perceberão que as Crianças "viajarão" no Jogo. Entrarão nas linhas dos desenhos, nos detalhes, nas cores, na imaginação. Os olhos irão brilhar muito mais nos pequeninos.

Dixit parece lembrar aqueles testes com manchas, onde o médico pergunta: O que você vê aqui ? E você começa a relembrar do tempo em que olhava pras nuvens e dizia que aquela parecia uma casa, aquela parecia uma flor, aquela parecia um cavalo... Bons tempos estes!!! Os desenhos fantasiosos, maravilhosos e absurdos das Cartas, são na verdade nuvens no céu, onde tentamos descobrir algo nelas para dizer ao Grupo o que você acaba de ver alí.




Talvez tenha me enamorado por este Jogo pela simplicidade dos desenhos, pelas cores, pelas fantasias contidas em cada uma das Cartas ou pelas nuvens... Quem sabe também pelo Elefante dentro da Jibóia. "Não se vê nada, não se escuta nada, no entanto, no silêncio, alguma coisa irradia", diria Exupery.

Gosto de jogar Dixit com crianças, tenho lá meus 51 anos, mas creio que a imaginação delas, faria com que abrisse um sorriso, ao ver que estas crianças conseguem enxergar casas, flores, pássaros, em nuvens, e que, apesar do tempo, continuo achando que o desenho do aviador, não é outra coisa senão um chapéu.

E pior ainda, continuo vendo somente nuvens! Apenas... Acho que envelheci !



Nenhum comentário: