Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

NMBR 9 ! Mas que jogo é esse ?



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Gostamos de jogos bem elaborados. Não exigimos complexidade, muito menos componentes maravilhosos. Preferimos ainda dar ênfase ao "jogar", independente se os materiais atraem ou não.

E neste nosso mundo de Jogos lançados aos montes todos os anos, nos deparamos com algumas preciosidades encontradas em algum canto da prateleira e esquecidos do público em geral.

Hoje vamos falar de uma destas descobertas: NMBR 9 !


Mas vocês podem estar pensando que nome maluco é esse ? Realmente o nome do Jogo não dá pista alguma do que se trata, mas... espera ! Existe um 9 no final ! Logo, este número deve ter alguma importância.




NMBR 9 é constituído de Tiles tipo Tetris, que vão de 0 até 9. Estes Tiles são muito coloridos e cada número é desenhado em linha fina branca, mostrando seu valor de forma colorida e bem "exótica". Existe quantidade de peças suficientes para todos os Jogadores, já que a cada ação de algum Jogador, 1 peça Tetris com número entre 0 e 9 será entregue a cada um. 

Existem Cartas no Jogo, também numeradas de 0 a 9 (2 Conjuntos !), que são embaralhadas e colocadas viradas pra baixo no centro da mesa. À sua vez, o Jogador "ativo" vira a primeira Carta e dependendo do número que sair, cada jogador deverá pegar a peça Tetris correspondente e colocá-lo na mesa, à sua frente. Se sair um 4, por exemplo, todos os Jogadores pegam a peça Tetris de valor 4 e posicionam na sua frente.




Onde estã o problema nisso ?

As peças Tetris são entregues de acordo com o valor que sai na Carta, portanto, você nunca sabe qual vai será a próxima.

Ao colocar a peça Tetris correspondnte na mesa, à frente dos Jogadores. Cada um irá criar uma "estrutura" em que as demais peças deverão ser colocadas ou lateralmente às que estão na estrutura ou sobre peças da Estrutura.

Ao colocar em cima das peças já existentes ou lateralmente à elas, existem algumas regras que devem ser seguidas, como sua superfície ter que ficar apoiada sobre as peças. Você não pode, por exemplo, deixar parte da peça apoiada e parte da peça sem apoio algum. Se for colocada lateralmente, deverá obrigatóriamente ser colocada ortogonalmente às peças já existentes, fazendo com que os "quadrados" desenhados em cada peça Tetris coincidam.




Agora vou falar da pontuação e entendererão o porquê do problema na escolha de como colocar uma peça Tetris na sua estrutura.

A Pontuação final do Jogador, leva em conta o valor da peça Tetris mais alta colocada na estrutura, multiplicada pelo nível em que se encontra.

Como exemplo, imagine que no final da partida, a peça mais alta da estrutura seja 6 e esteja no 4° nível da estrutura. Logo, você ganhará 6 x 4 = 24 Pontos. Caso exista mais de uma peça no mesmo nível, como por exemplo uma peça Tetris de valor 3 neste mesmo 4° nível, você faz o cálculo normalmente: No caso 3 x 4 = 12 Pontos. No exemplo, o Jogador teria um total de 36 Pontos.




Reparem que existem 2 problemas aqui: O primeiro é a aleatoriedade da Carta que será virada, que poderá ser qualquer valor de 0 a 9 e o segundo é como será colocada a peça Tetris na estrutura, de forma que sirva de apoio para as demais peças Tetris que entrarão no Jogo. Soma-se ainda os valores que vão saindo nas Cartas, pois o objetivo de cada Jogador é colocar a peça de valor mais alto, no nível mais alto possível, ganhando valiosos pontos.

Como os Jogadores sabem que existem 2 Conjuntos de Cartas numeradas de 0 a 9, conforme elas forem saindo, saberão também quais valores ainda estão para sair e é preciso criar uma "estratégia" de forma a ganhar a maior quantidade de Pontos possível no final da partida.




Muitas vezes, é preferível espalhar as peças Tetris, ao invés de ir subindo os níveis e fazer várias Pontuações num nível mais baixo. Dependendo de como se encontra sua estrutura, você pode conseguir maior quantidade de Pontos  criando uma estrutura mais baixa e com várias Pontuações, do que arriscar subir a estrutura e no final sair uma peça Tetris de valor baixo, por exemplo, pois são as peças  Tetris mais altas que irão pontuar.

O que achamos do Jogo  ?

NMBR 9 surpreendeu pelo que é ! O jogo é extremamente simples, porém existe dentro desta simplicidade de Regras, uma complexidade considerável na montagem de sua estrutura, pois uma vez colocada a peça Tetris, esta deverá permanecer no local até o final da partida.

Saber "ler" o Jogo, levando em consideração os valores das Cartas que já sairam e as que ainda poderão sair e também levando em consideração como anda sua estrutura de peças Tetris já colocadas, é essencial para conseguir valiosos Pontos.




É preciso ficar muito atento, pois se cometer erros simples, poderá ficar com pontuação baixa, simplesmente porque escolheu posicionar as peças Tetris na estrutura de forma errada, quando teria melhores opções de posicionamento.

Jogo excelente para jogar com a  Família e Crianças. O colorido chama a atenção e realmente gostamos do Jogo ! NMBR 9 mostra que para se fazer um bom jogo, realmente não é necessário apelar para Regras complexas e Componentes maravilhosos.

É um jogo funcional ! Sem mais, nem menos !

Altamente recomendável !









Nenhum comentário: