Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Hoje vamos falar um pouquinho de um Jogo com uma das mecânicas que mais gostamos por aqui, que é utilização de Trocas de Recursos, com objetivo de juntar determinados tipos e quantidades.
Estamos falando de Century: Golem Edition !
Este Jogo é ume Reedição do Century: Spice Road, porém em Century: Golem Edition, temos um universo mais fantasioso com a utilização de Cristais e com uma Arte realmente muito interessante nas Cartas do Jogo
Gostamos de Jogos que enconvem troca de mercadorias, pois normalmente são Jogos com Regras fáceis, muitas vezes intuitivas e que agrada em cheio todos os tipos de Jogadores.
Quem acompanha o Blog do Clube do Tabuleiro de Campinas, deve estar lembrado de uma postagem que fizemos tempos atrás, de um Jogo chamado Bazaar:
Bazaar é um dos Jogos que mais viu mesa por aqui e se fizermos um comparativo entre ele e Century: Golem Edition, iremos encontrar 75% de semelhança no Sistema de troca feita no Jogo, bem como objetivos, porém consideramos Bazaar um Jogo mais "aberto", onde os Jogadores são livres para, à sua vez, realizarem qualquer quantidade de trocas que acharem interessantes. Já as trocas que são permitidas, são indicadas por 2 Cartas que são colocadas à vista de todos os Jogadores no início da partida.
Já Century: Golem Edition, as trocas são ditadas pelas Cartas que os Jogadores possuem nas mãos. Desta forma, existe a necessidade dos Jogadores irem adquirindo estas Cartas de forma a ter um Leque de opções satisfatório, a fim de realizar suas trocas de forma mais eficiente possível.
Além disso, diferentemente de Bazaar, em que os Jogadores são livres para fazerem qualquer quantidade de trocas à sua vez, em Century: Golem Edition, você poderá utilizar 1 Carta à sua vez para realizar a troca permitida.
Como objetivo final, podemos dizer que tanto Bazaar, quanto Century: Golem Edition, possuem características semelhantes, diferenciando-se somente em como contar os Pontos obtidos, já que em Bazaar existe uma Tabela que indica quantos Pontos o Jogador ganhou em função do tipo de combinação que conseguiu fazer para pegar as Cartas. Já em Century: Golem Edition, a pontuação já vem indicada na própria Carta de objetivo.
Em Century: Golem Edition, temos como objetivo adquirir Cartas de Pontuação. Vence o Jogador que mais Pontos tiver no final da Partida. Cada Carta de Pontuação exige certa quantidade de Cristais indicando também quais as cores dos Cristais.
Existem também as Cartas de Comércio e são estas Cartas que mandam no Jogo, pois são através destas Cartas que os Jogadores poderão realizar suas trocas de Cristais. Cada Carta possui uma troca específica e quando o Jogador tem esta Carta na mão e à sua vez, joga na mesa, ele realiza a troca dos Cristais.
Reparem que em Century: Golem Edition, o jogo exige que você vá "montando seu Deck de Cartas" (Não é bem isso, mas serve como exemplo), de forma a ter na mão Cartas com trocas realmente interessantes e que dê maior possibilidade de escolha do que fazer à sua vez. Mas não pensem vocês que basta simplesmente pegar a Carta e colocar à mão. Cada Carta tem um Custo, dependendo da posição onde se encontra no espaço de compras, já que a 1ª Carta da esquerda o Jogador não paga nada para adquiri-la e à medida que anda para a direita, deverá pagar com Cristal, as Cartas que foram dispensadas por ele. Por exemplo, se você quiser pegar a 4ª Carta, deverá colocar 1 Cristal nas 3 primeiras que você pulou. Desta forma os Jogadores que adquirirem estas Cartas com Cristais, levam junto o que se encontra sobre ela.
Já as Cartas de objetivo também possuem uma fila e as 2 primeiras possuem um Bônus. A 1ª Carta, ao ser adquirida (Pagando os Cristais exigidos) dá ao Jogador 1 Moeda de Valor 3 e a 2ª Carta, ao ser adquirida dá ao Jogador (Pagando os Cristais exigidos) 1 Moeda de Valor 1. As demais Cartas podem serem adquiridas, porém não dará este Bônus. Estes Bônus serão somados à Pontuação dos Jogadores no final da partida.
Pode parecer estranho os Bôbus serem colocados somente nas 2 primeiras Cartas, mas isso é um complicador para o Jogador que vai escolher qual Carta de Pontuação vai adquirir. Muitas vezes, as 2 primeiras Cartas, embora tenham as Moedas de Bônus, possuem valores de Pontuação baixos e cabe ao Jogador analisar se vale à pena comprá-la, ou adquirir outra sem Bônus, mas com valor de Pontuação maior.
Cada Jogador possui também 1 Carta que fica à sua frente, em que deverão ser colocados sobre ela os Cristais adquiridos. Esta Carta só tem 1 objetivo, que é mostrar aos demais Jogadores, quantos Cristais você possui, já que nos Jogo, cada Jogador não pode ter mais que 10 Cristais.
À sua vez, os Jogadores terão que escolher apenas 1 opção de Ação entre:
- Pegar 1 Carta de Comercio
- Jogar 1 Carta de Comercio e realizar a troca indicada
- Pegar de volta para a mão todas as Cartas de Comércio jogadas
- Pegar 1 Carta de Pontuação
Repare que Century: Golem Edition é um Jogo realmente simples, porém, exige dos Jogadores, escolhas certas do que fazer à sua vez, além de exigir atenção de quais Cartas de Comércio estão disponíveis e quais Cartas de Pontuação também estão disponíveis, além, é claro, de estar atento a quais cores e quantidade de Cristais você possui e o que precisará fazer para conseguir seu objetivo de adquirir uma determinada Carta de Pontuação, que poderá também ser objetivo de outro Jogador.
Com isso, além de pensar nas possibilidades de trocas, o Jogo tem uma pitada de "corrida", de forma que consiga adquirir uma Carta de Pontuação interessante, que também poderá estar na mira de outro Jogador.
O que achamos do Jogo ?
Century: Golem Edition cumpre aquilo a que foi destinado como "Jogo de troca", porém, diferentemente de Bazaar, as decisões não são tão fáceis de serem tomadas, principalmente pela limitação que seu "Deck de Cartas" te dá.
Comprar Cartas de Comércio aos montes, de forma a ter um Leque de opções de trocas bem interessantes, seria o mundo ideal, porém ela tem um Custo para isso e é preciso ir equilibrando escolha de Ações entre Comprar as Cartas de Comércio, realizar as Trocas e adquirir Cartas de Pontuação. Encher a Mão de Cartas de Comércio faz com que deixe de realizar outras Ações e poderá ficar "travado" ou não ter a possibilidade de pegar Cartas de Pontuação com valores mais altos, já que exigem mais Cristais.
O Jogo exige que você "leia" como se encontra a partida de forma mais eficaz possível. Quais as Cartas disponíveis, quais os Cristais que você possui, quais as exigências das Cartas de Pontuação. Desta forma, poderá otimizar suas Jogadas e tirar proveito de suas Ações.
Gostamos demais do Jogo, não só pela mecânica, mas também por estar um degrau acima do Bazaar, que já consideramos muito bom.
Para aqueles que gostam de Jogos que não precisam de muitas explicações de Regras, já que é um Jogo intuitivo, além de não ser um "Queima-cérebro", recomendamos muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário