Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 13 de agosto de 2017

CODE 777 - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente e foram feitas para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 


Quem acompanha nosso Blog, já percebeu que vira-e-mexe e CODE 777 é assunto por aqui ! CODE 777 é com certeza um dos Jogos que mais viu mesa. Este Jogo de dedução foi lançado em 1985, e tem como autores Robert Abbott e Alex Randolph





Jogos de dedução realmente atraem Jogadores, quando existe um Tema que chama a atenção e quando este Tema refere-se a números, existe uma "debandada" geral, já que muitos torcem o nariz, por ser um Jogo numérico.

Mas enganam-se aqueles que pensam que aqui não existe um Jogo realmente muito bom !




Do que consiste o Jogo ?

O Jogo é composto de Cartas numéricas e Cartas de perguntas. As Cartas numéricas possuem cores e quantidades diferentse e são elas:

1 Carta de valor 1 na cor Verde

2 Cartas de valor 2 na cor Laranja

3 Cartas de valor 3 na cor Preta

4 Cartas de valor 4 na cor Roxa

5 Cartas de valor 5, sendo 4 na cor Vermelha e 1 na cor Preta

6 Cartas de valor 6, sendo 3 na cor Verde e 3 na cor Rosa

7 Cartas de valor 7, sendo 2 na cor Laranja, 1 na cor Rosa e 4 na cor Azul

Já as Cartas de Perguntas possuem alguma questão referente a estes números destas Cartas e em algumas Versões do Jogo, temos 21 delas e em outras temos 24.




Como o Jogo funciona ?

Todas as cartas de números são embaralhadas e cada Jogador recebe um Suporte, onde deverão ser colocadas 3 Cartas.

O interessante aqui, é que estas Cartas ficam viradas para todos os outros Jogadores de forma que o Jogador que as possui não consegue saber quais são.




O objetivo do Jogo é ser o primeiro Jogador a descobrir quais são os 3 números das Cartas de seu suporte e quais as cores de cada um deles.

Embaralha-se todas as cartas de perguntas e deixa no centro da mesa.

O Jogador, à sua vez, irá pegar 1 Carta de pergunta, ler em voz alta e responder à pergunta feita, levando em consideração os números dos suportes que ele consegue ver. Em uma partida com 4 Jogadores, ele conseguirá ver os números de 3 Suportes (Exceto, é claro, o dele, pois as Cartas estão viradas para os demais Jogadores).

Cada Jogador recebe também 1 folha, 1 caneta e 1 Carta de referência com todos os números e cores.

Após ele analisar todas as Cartas dos Suportes, ele responde em voz alta e esta resposta é a chave do Jogo para todos os demais Jogadores, exceto ele.




As perguntas referem-se a como ele está vendo as Cartas nos Suportes, e são bem claras, como por exemplo:

- Em quantos Suportes a soma dos números é igual ou menor que 12

- Você consegue ver mais Cartas azuis ou Pretas

- Em quantos Suportes todos os números são Pares ou Ímpares.




Repare que a pergunta feita pelo Jogador ativo (Que está com a vez!) e sua resposta, quase sempre dá alguma dica aos demais Jogadores (Às vezes a informação não serve pra nada!), como por exemplo: Se a Carta pergunta se ele vê mais numeros Roxos ou Pretos e ele diz que vê mais Roxos. E você como Jogador não consegue ver nenhum Roxo nos outros Suportes (Exceto do Jogador que está fazendo a pergunta, pois ele não está vendo as suas Cartas), você já deduz que você tem Carta Roxa, ou seja, pela Carta de referência, você tem Carta Roxa número 4, pois é o único número com esta Cor.

Uma vez que foi feita a pergunta e dada a resposta, o próximo Jogador (Sentido horário ou anti-horário) pegará outra Carta e fará outra pergunta e por aí vai.




Reparem que é um Jogo que exige atenção, pois as dicas são bem claras e muitas vezes, você precisa fazer algumas análises simples até e ir tentando deduzir as Cores que possui e os números.

Às vezes, como no exemplo, a dica é direta pra você e você só não consegue pegá-la se não prestar atenção. Já aconteceu, por exemplo, do Jogo terminar e perguntarmos se alguém conseguiu pelo menos deduzir algum número ou cor de alguma Carta e a pessoa dizer que tinha certeza que tinha Vermelho, mas não sabia qual número era. Ora ! Vermelho só existe em um número no Jogo, que é o valor 5 e faltou a ela simplesmente olhar a Carta de referência.




Uma característica muito importante desde Jogo é que quem faz a pergunta parece não ter muita importância, pois as dicas serão úteis para os demais Jogadores apenas, mas estar atento a responder corretamente é essencial para que o Jogo se desenvolva e já tivemos problemas por várias e várias vezes, de Jogadores lerem a Carta, olhar todas as Cartas dos Suportes e responder de forma errada.




Se isso ocorrer, este Jogador "quebra" toda linha de raciocício dos demais Jogadores, pois as respostas às perguntas é que fazem com que a Estrutura de Raciocínio dos Jogadores sejam montadas de forma correta. Por inúmeras vezes, alguém fez a pergunta e os próprios Jogadores corrigirem, dizendo que a resposta está errada e depois a pessoa se desculpar e responder corretamente. Isso pode ocorrer e praticamente anula tudo que foi feito, pois a linha de raciocínio segue uma lógica e às vezes você já deduziu Cor e Número de alguma Carta, mas uma resposta vem e contradiz tudo aquilo que você já tem como certo. Como exemplo, algum Jogador pode responder que em 2 suportes existem números pares (Estava olhando para 3 suportes!) e este mesmo Jogador, numa outra rodada, responder que em 2 suportes existem números ímpares (Estava olhando para os mesmos 3 suportes). Reparem que neste exemplo, ou a primeira informação estava errada ou a segunda informação estava errada... Se for a primeira, o estrago já foi feito, pois depois desta informação errada, passaram-se várias outras respostas e os Jogadores levaram em consideração àquela primeira resposta dada.




É complicado deduzir os 3 números ?

Nas primeiras partidas você tem problemas. Talvez por não entender como o Jogo funciona e também por não saber aproveitar as dicas que são dadas. Pode ocorrer de uma dica ser direta somente pra você e você simplesmente deixa passar por não entender a resposta, ou não saber ler os outros Suportes que a resposta faz referência.

Em nenhum momento da partida, o Jogador que está respondendo à pergunta, especifica Suporte ou Número referente à resposta dada. Como no exemplo de quantos Suportes todos os números são pares, se ele analisou 3 Suportes e disse que em 2 deles os números são todos pares, ele simplesmente responde isso, mas não mostra quais são eles. É óbvio que os Jogadores, por dedução simples, saberão quais os 2 possuem números pares e qual possuí somente números ímpares.




Muitos Jogadores que convidamos para jogar CODE 777 acharam complicado e que você tem que pensar muito, porém, no final da partida, ao perguntar se eles conseguiram pelo menos deduzir alguma Cor ou Número, eles acertaram e em alguns casos, eles já tinham deduzidos as 3 Cartas, porém não arriscou dizer que já tinha o resultado final, por medo de errar, já que quando algum Jogador anuncia que vai revelar suas Cartas, ele precisa acertar, senão todos os demais Jogadores vencem. Mesmo assim, procuramos sempre incentivar o descobrir o Jogo e perguntamos a cada um a que conclusão conseguiram chegar.




Em uma partida, houve uma curiosidade muito grande, pois ninguém se arriscou a terminar o Jogo (Revelar suas Cartas!) e como as Cartas de Perguntas acabaram, resolvemos então encerrar a partida e perguntar a cada um o que tinham deduzido. Simplesmente todos acertaram todas as Cartas de todos os Suportes, mas por medo ou dúvida, ainda esperavam mais alguma informação. Finalizar Cartas de Perguntas não é Regra de final de partida, pois podemos embaralhar todas elas novamente e continuar a partida até qual alguém revele suas Cartas.




CODE 777 considero um dos poucos Jogos obrigatórios na coleção ! A aceitação do Jogo vai do desinteresse inicial ao interesse final para jogar novamente e novamente. Muitos que não gostaram do Jogo em seu início, acabaram fazendo sua Versão Caseira e hoje jogam com seus filhos, amigos e alunos e realmente chama a atenção por ser muito simples quanto às Regras, porém, exige atenção !!!

Atenção aqui é obrigação !

Se você se dispersar por alguma outra coisa durante a partida, poderá perder uma dica clara pra você, que dificilmente voltará na partida e poderá perder a chance de vencer, como ocorreu por inúmeras vezes, simplesmente por não pensar o óbvio !




Jogo altamente recomendado ! E obrigatório !

Fizemos algumas Versões Caseiras e temos outras tantas espalhadas por aí. Lápis de Cor e pedaços de Papel para desenhar os Números e escrever as Perguntas é o que basta para ter este Jogo realmente muito interessante !












2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia , faltou dizer os enunciados das perguntas. Quero fazer o meu artesanal , necessito das perguntas. Valeu obrigado, fico no aguardo

Wagner disse...

Cristiano, na página do Jogo no BoardGameGeek encontrará todas as perguntas:

https://boardgamegeek.com/boardgame/443/code-777

Vá em "Files" e terá vários arquivos, inclusive com as perguntas.