Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Dr. Eureka ! Versão Caseira

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Componentes de nossa Versão Caseira !

Hoje mostramos nossa Versão Caseira do Jogo Dr. Eureka:


Este Jogo foi um dos grande achados, neste mundinho de infinitos Jogos e possibilidades.

Dr. Eureka exige dos Jogadores muita concentração, cognição e paciência, tudo misturado em um Jogo só !

Cada Jogador possui 3 Frascos (Utilizamos uns frascos doados que tínhamos guardado) e dentro de cada frasco, colocará 2 Bolinhas (Utilizamos Bolinhas de madeira pintadas nas Cores Azul, Amarela e Vermelha). Em 1 Frasco deverá ter 2 Bolinhas Amarelas, em outro Frasco 2 Bolinhas Azuis e no último Frasco 2 Bolinhas Vermelhas. Este será o início da partida de todos os Jogadores.


Cartas de Objetivo impressas para serem cortadas !

Para Jogar, revela-se 1 Carta de Objetivo (Fizemos 36 Cartas de Objetivo de forma aleatória com as Cores que utilizamos nas Bolinhas). Esta Carta possui a posição que os Jogadores deverão deixar as Bolinhas nos 3 Frascos !

Para isso, cada Jogador (Todos ao mesmo tempo) vai trocando as Bolinhas de um Frasco para o outro, até que consiga fazer a combinação indicada pela Carta.

O primeiro Jogador que conseguir a combinação, pega a Carta e coloca à sua frente. Vence a partida o Jogador que conseguir a maior quantidade de Cartas de objetivo.


Corte das Cartas de Objetivo !

Colagem das Cartas de Objetivo nas Placas de Acetato 1mm !

Como na Ecobrinquedoteca procuramos incentivar sempre a participação, mesmo com um primeiro Jogador conseguindo chegar ao objetivo, esperamos sempre todos os demais conseguirem também deixar as Bolinhas coloridas nas posições corretas indicadas pela Carta. Com isso, mesmo que algum Jogador esteja com dificuldade, existe a ajuda de todos.

Dr. Eureka é um Jogo fácil de Jogar, mas complicado para fazer uma Versão Caseira, pois é preciso achar Frascos e Bolinhas que caibam nestes Frascos. Tivemos problemas com a primeira série de Bolinhas que pintamos, pois elas ficaram muito justas e travaram dentro do Frasco na hora de sair.


Primeira série de Bolinhas de Madeira pintadas (Ficaram justas nos Frascos) !

Segunda série de Bolinhas pintadas (Estas estamos utilizando no Jogo) !

Neste Jogo é extremamente importante que as Bolinhas fiquem soltas dentro do Frasco. Desta forma, ao virar o Frasco, elas sairão naturalmente por gravidade.

Vão reparar nas imagens, que tivemos também este problema na segunda série de Bolinhas que pintamos, já que os Frascos são cônicos internamente, com a parte mais estreita no fundo dele e algumas Bolinhas não sairam ao virar o Frasco. A solução foi colocar pano no fundo de cada Frasco e resolvemos este problema.

Já as Cartas, fizemos combinações aleatórias e fizemos 36 delas.  Imprimimos em papel adesivo e colamos em Plaquinhas de Acetado 1mm que temos por aqui.


Cartas de Objetivo !

O que achamos do Jogo ?

Dr. Eureka agrada por ser um Jogo de destreza. Você se imagina em um Laboratório mexendo com Tubos de ensaio e trocando produtos de um Tubo para o outro.

É preciso ter muita paciência e cuidado !

Nesta nossa Versão Caseira, as Bolinhas, embora não tenham ficado justas dentro dos Frascos, exige que você tenha muito cuidado ao trocá-las de um Frasco para o outro, pois elas podem cair fora do Frasco e sair rolando pela mesa. Isso aconteceu por inúmeras vezes e percebemos que o grande segredo do Jogo é fazer as trocas devagar.


Frascos de Bijoux que utilizamos como apoio para os Frascos com Bolinhas pararem de pé !

Pessoas com muita ansiedade e que querem chegar ao objetivo indicado nas Cartas rapidamente, tem problemas, pois é preciso manipular os Frascos com muito cuidado, pois podem cair na mesa e as Bolinhas sairem rolando e até cairem da própria mesa, fato que também ocorreu por inúmeras vezes.

Para manter os Frascos de pé, colocamos outros Frascos de Bijoux menores, que tínhamos por lá, e que serviram de apoio.

Reparem que Dr. Eureka, como Jogo, é muito simples, mas que exige certos cuidados para realizar a partida.


Frascos utilizados no Jogo, com pano colocano no fundo de cada um !

São poucos os Jogos que possuem esta característica e sua utilização no Grupo, mostrou que devemos literalmente "tirar o pé do freio" e fazer as coisas com calma.

Este Jogo exige que antes de iniciar a partida, seja feito alguns ensaios de como trocar as Bolinhas de Frasco para Frasco. Por aqui, deixamos aberto que os Jogadores podem utilizar o dedo, por exemplo, para evitar que a Bolinha saia fora do Frasco durante a troca.


Partida em andamento !

Embora a dificuldade de confecção de uma Versão Caseira seja complicada, Dr. Eureka mostrou um dos Jogos mais interessantes que descobrimos nos últimos tempos, pois sai do padrão "Jogo" que conhecemos, mesmo com Regras fáceis.

Aqui temos um Vídeo de como funciona o Jogo:



Jogo altamente recomendado !


Partida em andamento !

Detalhe dos Frascos !

Carta de Objetivo com a respectiva combinação nos Frascos !





2 comentários:

Alexandre Barreira disse...

Olá amigo, tudo bem?
Gostei do seu jeito caseiro de fazer o jogo Dr. Eureka.
Gostaria de saber se poderia passar as combinações de cores dos cartões.
Vou montar com minhas filhas e preciso saber quais combinações posso usar..
Se tiver foto dos cartões que fez...
agradeço muito e parabéns...

abraço
Alexandre Barreira
Mogi das Cruzes - SP
(11) 97319-2824

Angélica disse...

Veja em: https://boardgamegeek.com/boardgame/181345/dr-eureka/images?pageid=2