Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Linja - Versão Caseira !

Imagens retiradas do Bgg !



Hoje vou falar um pouco do Jogo Linja, lançado em 2003, cujo autor é Steffen Mühlhäuser. 

https://boardgamegeek.com/boardgame/15209/linja

Linja é um jogo abstrato para 2 jogadores, cujo objetivo é avançar os seus Marcadores o mais à frente possível, no sentido da área adversária.



Como se joga ?

Depois de colocar as varetas de Bambu (Jogo original) em forma de escada e também colocar todos os Marcadores conforme descrito nas regras, cada jogador, à sua vez, terá 2 movimentos:

- Movimento inicial

- Segundo movimento

No movimento inicial, o jogador avança somente 1 casa com um dos seus Marcadores. No segundo movimento, o jogador avançará seu Marcador (Poderá ser o mesmo Marcador que fez o 1º movimento ou outro Marcador qualquer) o número de casas igual ao total de Marcadores (Seu e de seu adversário) que existem no espaço.

Existem 3 situações especiais:

-  Quando, no Movimento inicial,  algum Marcador chegar ao espaço inicial do adversário (Não existe limitações de 6 Marcadores nestes espaços iniciais), o jogador terá apenas 1 movimento com o Marcador que desejar no seu segundo movimento.

- Se no movimento inicial, o Marcador parar em algum espaço vazio, o segundo movimento do jogador não se realiza.

- Se no segundo movimento, um Marcador parar em algum espaço vazio, o jogador realiza um turno extra (1º e 2º movimento), sendo que o jogador não pode repetir este "Bônus") em um mesmo turno.



Como o jogo termina ?

O jogo termina quando o último Marcador de cada jogador se cruzarem.



O que achamos do Linja ?

Linja é um pequeno jogo abstrato, feito à partir de uma ideia muito simples, mas genial ! Recomendamos este jogo a todos que gostam de pensar em estratégias e ao mesmo tempo, não tenha que "queimar" o cérebro. As partidas de Linja são bem curtas (Algo em torno de 15 minutos).



Este jogo é sucesso sempre que vai à mesa, pois o tempo curto faz com que 2 ou 3 partidas sejam realizadas em seguida.

Por se tratar de um jogo para apenas 2 Jogadores, é ideal para quando você quer disputar uma partida rápida em algum tempo disponível.



Como fazer o jogo ?

Para fazer Linja, você poderá utilizar inpumeros materiais, como tampinhas coloridas, rolinhos feitos com jornal, ou qualquer outro material extremamente simples que possam delimitar a área do jogo e os Marcadores. O mais rústico possível para se fazer este jogo é pegar 7 varetas de galhos, 12 pedras e 12 pedaços de madeira.

Se alguém quiser as Regras do jogo em Inglês, basta baixar aqui:

http://www.4shared.com/folder/7zTchmrM/Linja.html

Aqui temos um vídeo de como o jogo funciona:


Nenhum comentário: