Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

Jogo de Coordenação motora - Versão Caseira !


Jogo que encontramos no espaço da Anita, em Holambra !

Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 

Se quiserem ver as imagens em tamanho maior, clique na 1ª imagem!

Tempos atrás, colocamos um tópico referente a visita que fizemos em um Espaço na cidade de Holambra:

http://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com.br/2015/05/descobrindo-novos-jogos.html


Cortes de nossa Versão Caseira !

Nestes espaços, sempre encontramos algo diferente para conhecermos, e um jogo que realmente me chamou a atenção, foi um de Coordenação motora. 


Cortes de nossa Versão Caseira !

Este jogo é realmente interessante, pois você precisa colocar uma Bolinha (Roll On, por exemplo!) no suporte existente na Base, e, puxando ou soltando 2 fios, levar esta Bolinha até a parte superior do "Tabuleiro" e depois trazer esta Bolinha de volta para a Base. Esta Bolinha não pode sair do suporte (Entende-se: Não pode cair nos buracos do "Tabuleiro")


Cortes de nossa Versão Caseira !

Vejo aqui enormas possibilidades da utilização deste jogo, pois trabalha a Coordenação motora, seja com crianças ou mesmo com pessoas idosas. 

Cortes de nossa Versão Caseira !

O problema é que você não pode deixar a Bolinha sair do suporte, e para isso, terá que ir deslocando o Suporte entre os furos.


Colagem de nossa Versão Caseira

Já os espaços existentes entre os furos, são realmente estreitos e você tem que tomar muito cuidado ao fazer o movimento, pois um puxão brusco, por exemplo, fará com que a Bolinha saia do suporte. Geralmente, você faz os movimentos bem devagar prestando muita atenção para onde a Bolinha está indo.


Colagem de nossa Versão Caseira !

Este cuidado, exige atenção e "Coordenação fina" (Estou dando este nome, mas não sei se é realmente isso!), já que muitas vezes terá que soltar um lado do Fio e Puxar outro... Outras vezes, terá que puxar os 2 com forças diferentes. Este jogo exige que você trabalhe a subida, descida, esquerda e direita, utilizando somente 2 fios.


Versão Caseira finalizada (Achamos que este jogo ficou Nível difícil)

O interessante, é que depois que você consegue levar a Bolinha até a parte superior do "Tabuleiro", você terá que descer, e para isso, terá que ir soltando os 2 fios. Isso é muito estranho, pois na subida você condiciona o seu Cérebro a puxar, puxar e puxar e logo em seguida vem o soltar, soltar e soltar. Confesso que tive dificuldade no início da descida.

Versão Caseira finalizada (Achamos que este jogo ficou Nível médio)

Como gostamos demais do jogo, fizemos 1 de madeira e 2 de papelão, e aqui vai nossa dica, pois com um pouco de paciência, é possível fazê-lo numa boa. O jogo de madeira, ficará para nossa Ludoteca e os 2 jogos de papelão serão doados para a Ecobrinquedoteca do Parque.


Versão Caseira feita em madeira !

Fazer uma Versão de papelão também te dá uma vantagem de escolher quais os caminhos ou formas que vai colocar no jogo... Fizemos um com Quadrados em 2 tamanhos (Achamos que ficou nível médio) e outro com muitos cortes de formas irregulares (Achamos que ficou nível difícil), mas é possível fazer apenas "Caminhos" desenhados (Sem furos!) e fazer a Bolinha caminhar por ele.

Utilizamos papelão duplo... Este papelão, utilizado em muitas embalagens por aí, possui apenas uma desvantagem, que é corte, já que precisará de uma lâmina de estilete bem afiada, mas até agora não tivemos problemas de "empenamento" do "Tabuleiro"

Para aqueles que trabalham com crianças e gostam de algo realmente diferente e muito bem aceito por elas, coloquem a mão na massa e façam o seu... Com certeza irão gostar !

Recomendamos muito !





Nenhum comentário: