Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

Jogamos Bios Megafauna !


Hoje, depois de muitas leituras nas regras, vídeos, pesquisas em Foruns, resolvemos colocar na mesa nosso Bios Megafauna. 
Obra de Phill Eklund, lançado pela Sierra Madre Games, o Jogo mostrou toda sua fama de ser difícil, tanto pelas regras, quanto pelo jogo em sí.
Jogo apertado !!! E pra variar jogamos errado a primeira partida, e também na segunda... Existem muitas regras que são confusas, outrasque são mais intuitivas que práticas, e ainda precisamos encontrar quem realmente conhece o jogo para tirar estas dúvidas, que constantemente aparecem no jogo...
Você precisa evoluir sua Espécie, para que possa sobreviver bem durante a partida, se alimentar, ter defesas contra predadores, ser forte o suficiente para atacar outras espécies, ter genes suficientes para sobreviver em determinado "Nicho", e misturado à tudo isso, ainda tentar ser menos prejudicado possível, quando alguns eventos acontecerem (Alguns bem catastróficos, por sinal!).
Achamos o jogo muito apertado ! O jogo é rápido, e em 90 minutos você termina a partida... Este fato, faz você tomar decisões importantes desde o início da partida, e muitas vezes, não sairam nas Cartas, os Genes que precisávamos, o que fazia que os jogadores não tivessem muitas opções.
A pontuação ficou baixa e muito próxima, e na última, a vitória se deu por 18 a 13... Não sabemos se isso é muito ou pouco, mas ainda precisamos resolver questões que surgiram e que até agora continuam com uma enorme interrogação em nossas cabeças.


Não vou compará-lo com qualquer outro jogo, mas se tivessemos que escolher um outro jogo "apertado", só para efeito de referência, cremos que "Brass", do Martin Wallace, chegaria perto, mesmo que nenhum dos dois tenham absolutamente nada em comum...
Sobreviver em Bios Megafauna, significa obter Genes, fazer sua espécie ser mais rápida, mais veloz, mais agressiva, voar, ser subterrânea, ser marinha, enfim, um leque de opções, que fazem com que seja possível se adaptar às constantes mudanças no ambiente.


Ter condições de se alimentar é essencial, e muitas vezes, os Genes não vêm !!! E nessas horas, é preciso saber o que você pode fazer agora, para se beneficiar depois !
Bios Megafauna é pesado ! Não esperem conseguir jogadores facilmente para jogá-lo, o Tema é espetacular, mas as regras judiam bastante !!!
Para um jogo pesado, seu tempo, que para muitos pode ser um fator positivo, acaba por atrapalhar, pois você não tem muito tempo para planejar direito as coisas. Você precisa saber fazer as melhores opções no momento em que executa a ação, e não espere planejar, pois poderá ser tarde demais, até que aquele evento que você esperava, apareça durante a partida !



Gostamos demais, mesmo sendo para poucos... E para aqueles que gostam de Jogos, na sua essência, sem muitas figurinhas, e com alto grau de complexidade, Bios Megafauna precisa estar na coleção de cada um...
Vamos experimentá-lo novamente, mas pretendemos decifrar alguns enigmas existentes nas regras, pois judiam, judim, judiam... São pequenas coisas bem simples que você precisa saber, mas são aos montes, e é preciso tomar cuidado para não cometer erros !!! Cometemos aos montes nestas primeiras partidas !!! Principalmente aquelas que são mais intuitivas, e que estão nas "entrelinhas" das regras !!!

E.t.: Nas 2 primeiras imagens, existe um erro gigantesco ! 2 Espécies não podem ocupar o mesmo espaço !!! Este erro, cometemos na primeira partida, mas que já foi corrigido na segunda !!!

Nenhum comentário: