Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Análise do Jogo Evolution !

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje tivemos a oportunidade de jogar o Jogo Evolution. Fizemos nossa Versão Caseira, e realizamos uma partida completa com 5 Jogadores.



O Jogo: Você começa o Jogo com 1 Espécie, e durante a partida, poderá obter mais Espécies. Também poderá colocar características, que darão vantagens às Espécies, como maior Proteção, mais Alimentos, aumentar a População, entre outros atributos que farão sua Espécie sobreviver bem até o final da partida.



Sobre as Cartas: São bem poderosas, e cabe ao Jogador, escolher bem qual vai colocar à Espécie. Saber em qual Espécie colocar alguma característica é de vital importância, pois pode te beneficiar em muitas rodadas. Trocar estas características por outras mais interessantes, também é um bom método de se beneficiar cada vez mais. Estas Cartas tem características interessantes como Proteção, Alimentação, Bônus de vários tipos, e como a mecânica do Jogo é Gestão de Cartas, uma boa escolha fará você ganhar valiosos Pontos, já trata-se de um jogo bem apertado quanto à Pontuação.



Alimentação: Não tivemos problemas no início da partida, mas depois que começamos a jogar corretamente, descobrimos que logo de cara, você tem uma opção bem interessante de escolha. Os jogadores podem escolher um valor alto e corre-se o risco de ter Alimento em abundância, ou se os valores forem baixos, os Alimentos serão escassos. O problema, é que ninguém sabe os valores escolhidos, e no momento certo, todas as Cartas de Alimentos são reveladas. 



Carnívoros: As Espécies são herbívoras, a não ser que você coloque uma Carta de Carnívoro. Neste caso, sua Espécie Carnívora não recebe Alimentos normalmente, mas precisa caçar. Numa situação de Alimentos escassos, o Carnívoro possui uma boa vantagens sobre as demais Espécies. Existem muitas Cartas que protegem as Espécies quando atacadas, e aqui, o jogo mostra que a escolha bem feita, como já dito, é parte essencial de preservar as Espécies existentes, sem serem eliminadas do Jogo, ou diminuir sua população.



Espécies: Ter mais de 1 Espécie em Jogo, é essencial. Você possui muito mais possibilidade de troca de características, além de ter um leque de opções também maior, de ganhar Pontos e de utilizar as Cartas como Defesa  e bônus durante a partida, conforme as ações vão acontecendo.



Pontuação: Como primeira partida, achamoa a Pontuação bem apertada, o que faz com que o Jogo, exija que você não cometa erros "bobos", pois com isso, perderá valiosos Pontos.



Tempo: Jogo excelente para um tempo excelente. Jogamos em 90 minutos, com explicação de regras e erros cometidos, principalmente no início da partida. Para jogadores que já conhecem as regras, 60 minutos pode ser um tempo mais próximo da realidade.



Conclusão:  Ótimo Jogo ! Para um Jogo que foi disponibilizado arquivos para Versão Caseira, o resultado final preencheu as expectativas. Mesmo para aqueles Jogadores que não tinham idéia de Jogos Modernos, Evolution mostrou-se bem sólido, muito bem estruturado, com regras fáceis de serem explicadas a novos Jogadores, e tempo dentro da média dos bons Jogos encontrados no mercado. O Jogo exige que você escolha bem as Cartas que vão ficar com as Espécies, e quais serão descartadas. Saber escolher bem, fará com que sua Espécie evolua bem durante a partida, e, geralmente erros "bobos" vão te punir a curto prazo. 

Evolution é um Jogo que recomendamos à todos, e em breve estaremos colocando à mesa novamente, já que a aceitação foi muito boa !

Recomendamos muito !!!

Arquivos do Jogo para uma Versão Caseira, poderão ser obtidos na página do Jogo no Bgg: http://boardgamegeek.com/boardgame/155703/evolution

Nenhum comentário: