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quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

ROLL TO THE TOP ! Regras fáceis e decisões bem complicadinhas...


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

E seguindo nossas Postagens de Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar um pouquinho de um dos Jogos mais interessantes desta Categoria. Interessante aqui não significa Difícil, mas com Componentes que se diferenciam dos demais Jogos "Roll/Flip Write" que encontramos por aí, uma vez que utiliza não Dados comuns, mas um Conjunto de Dados muito utilizados em RPG.



Neste caso, utilizaremos 1 Dado personalizado com alguns Símbolos e 5 Dados com 4, 6, 8, 12 e 20 Lados e no Jogo faremos combinações não só entre eles, mas com o Dado personalizado, conforme será explicado a seguir.

Hoje vamos falar de Roll to the TOP !

https://boardgamegeek.com/boardgame/240225/roll-top 



Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):



Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, temos tido muitas experiências com Jogos "Roll/Flip Write", sendo que temos, inclusive, um Grupo de Jogadores que gostam de Testar/Jogar vários deles distribuídos gratuitamente ou vendidos no Mercado.



Esta "garimpagem" tem sido muito promissora, já que descobrimos muitos Jogos que consideramos bons/muito bons e que atende perfeitamente ao principal público que temos, que são as Crianças. Isso não significa que estes Jogos não possam também ser jogados por Adultos, já que possuem Mecânicas interessantes e com Objetivos interessantes também.



Roll to the Top é um Jogo mediano e muito fácil de ser jogado e acessível a praticamente todo tipo de público. O que o diferencia dos demais Jogos é como os Dados são utilizados durante a Partida, pois exige escolhas um tanto complicadinha para um Jogo que se apresenta fácil.

O Objetivo dos Jogadores é preencher com Números, diversas Colunas, começando pela Base, até chegar ao Topo de cada uma delas e aquele Jogador que primeiro preencher sua "Folha de Marcação", será o vencedor. O problema aqui, é que estes Números deverão ser feitos em Ordem crescente em cada Coluna e aqui começa a complicação do Jogo, já que os Jogadores terão que tomar decisões de quais Valores dos Dados utilizar e se existe possibilidade de combinação entre eles, visando obter um Valor melhor que algum individual.



Existe no Jogo, 5 Dados com 4, 6, 8, 12 e 20 Faces que, dependendo da rolagem, poderão (Ou não) serem utilizados pelos Jogadores. Além disso, existe um Dado personalizado com 2 Faces +, 2 Faces -, 1 Face +/- e 1 Face com símbolo de Troca. Este Dado possibilita que os Jogadores manipulem os resultados, dependendo dos valores obtidos e valores que o Jogador quer obter para Marcação em sua Folha.



O que mais chamou a atenção quando testamos o Jogo aqui na Eco é que o Jogo se apresenta fácil com Objetivo fácil, porém, estes Dados fazem que as decisões do que fazer sejam mais complicadas que imaginamos, pois a Regra de colocação de valores em Ordem crescente nas Colunas, complica bem as coisas.



Existe uma variante que simplesmente faz com que as Colunas sejam preenchidas em Ordem decrescente, o que não ajuda em nada as decisões a serem tomadas.

Sobre a utilização de Roll to the Top com Crianças e também Idosos:

Procuramos oferecer ao nosso público, Jogos que possam atingir a totalidade de Jogadores, desde Crianças até Idosos e o "jogar" tem um papel que consideramos essencial no desenvolvimento do raciocínio não só das Crianças, como também de Idosos, uma vez que existe a necessidade do "pensar", além de trazer momentos gostosos onde sentamos à mesa e passamos horas agradáveis.



E como toda "Ludoteca" que se preze, temos desde Jogos mais simples até alguns bem complexos e deixamos que cada Grupo escolha aquilo que mais se encaixe em seus "gostos lúdicos".

O uso de Jogos com Crianças tem sido uma experiência bem interessante, uma vez que os gostos delas são bem diferentes dos gostos de adultos e algumas vezes isso se confunde.



Jogos "Roll/Flip Write" foi uma das melhores surpresas em todos os tipos de público, pois com o advento da "Pandemia", muitos Autores/Editoras, acabaram encontrando um "Nicho" de Jogadores que se interessaram por esta Categoria e hoje em dia os lançamentos estão cada vez melhores, com Jogos muito bem elaborados e com Temas mais variados possíveis.



Roll to the Top não está entre os melhores Jogos "Roll/Flip Write" que conhecemos, mas consegue, por sua simplicidade, cair no gosto de muitos Jogadores e quase a totalidade de pessoas que apresentamos o Jogo, acabou não só jogando, como fazendo suas Versões caseiras para uso com seus Filhos/Alunos.

Àquilo a que se propõe, o Jogo cumpre muito bem o seu papel !







quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

BIOS: GENESIS ! Quando a vida bate, bate e bate...



Gostaria de começar esta Postagem falando de um Jogo divertido, que todos gostam de sentar-se à mesa e passar horas agradáveis com um bom Café e um Bolo, enquanto nos deliciamos em conversas e disputamos Objetivos tentando vencer os Adversários. Jogo onde os Componentes são maravilhosos, com suas Minis cada vez mais surpreendentes ou com seus Componentes enchendo os olhos daqueles que os contempla.

Mas hoje não vamos falar nada disso... 

Bios: Genesis ! Quando a vida bate, bate, bate e quando você pensa em levantar, ela bate mais um pouco. Ou vocês pensam que nossa vida aqui na Terra foi sempre tranquila ? Um dia seremos aniquilados ou substituídos por outros Seres mais capacitados que nós para enfrentar as novas adversidades que o Planeta irá oferecer.  O mais preparado sobrevive !




Gostaria também de poder explicar em poucas linhas, as Regras que mais parecem um Texto científico, do que algo que podemos sentar à mesa e desfrutá-las ao jogar. Nada disso...


Vídeo de uma introdução do Jogo (Em Espanhol):



Phil Eklund é um Autor que está à parte daquilo que conhecemos como "normais". Seus Jogos possuem uma característica de atrair poucos, pouquérrimos jogadores, dispostos a tentar, primeiro, compreender o que as Regras estão querendo realmente dizer, e segundo, encarar uma experiência lúdica das mais interessantes, longe dos Jogos mais badalados e citados em Canais por aí e mais longe ainda de ser algo divertido e que vale o encontro dos amigos.

Bios: Genesis é uma experiência e não um Jogo ! Não tão longo assim pelo que é, pois sua complexidade tende a nos levar a imaginação para intermináveis horas como "Megafauna", por exemplo, do mesmo Autor. Jogos complexos já reduz muito a possibilidade de encontrar alguém disposto a encará-los, o que acaba se tornando um "Nicho" bem interessante para algumas "proezas lúdicas", como os Jogos da "Sierra Madre Games" se propõe a entregar. 




O Jogo vem em uma Caixa minúscula e abarrotada de Componentes plásticos e algumas Cartas que serão utilizadas na partida. Cartas estas que podem enganar aqueles que observam e ficam imaginando que poucas delas, fazem o Jogo fluir de forma satisfatória. 

Bios: Genesis é um Jogo sobre a Evolução de Matérias inorgânicas, lutando contra todas as adversidades possíveis em um Planeta em estado latente de transformação, onde Eventos cataclísmicos ocorrem constantemente e alguns Elementos/Compostos procuram, de alguma forma, se tornarem algo mais "organizado" e dar uma pequena chance de sobrevivência para algo realmente muito simples.




Tema complicado ? Fiquem sossegados, pois o Jogo é pior...

Não vamos discutir aqui a "Origem da vida", pois cada um possui suas crenças e devemos respeitar todas.

Bios: Genesis, tem como temporalidade, os primeiros 4 Bilhões de anos do Planeta Terra. Para contextualizar, acredita-se que a Terra se formou há cerca de 4,6 Bilhões de anos, sendo que os primeiros Meio Bilhão, foram chamados de "Hadianos", os próximos 1,5 Bilhão de "Arqueanos" e então chegamos no "Proterozóico", seguido pelo "Cambriano". Para quem possui os Jogos do Phil Eklund, o Período "Cambriano" é onde começa o Jogo "Bios: Megafauna", do mesmo Autor. 




Existe uma grande possibilidade dos números e nomes acima estarem errado, mas servem como informação para um entendimento que Bios: Genesis procura alcançar algo bem específico, que é tentar colocar no Jogo, alguns acontecimentos que podem ter ocorrido aqui na Terra e faz isso emulando alguns Eventos bem violentos em uma época que a Terra passava por situações extremas.

Situações extremas causadas com Eventos a cada Rodada e aqui fica uma observação que cada Carta de Evento revelada é compreendido 200 Milhões de Anos... Sim ! A vida não nasceu do dia pra noite ! E são estes Eventos os responsáveis por fazer ou não sua criação Evoluir. Nada ! Decididamente nada fácil no Jogo.




Quanto ao Jogo, Bios: Genesis é relativamente simples, já que existe uma sequência de Ações que se repete à cada Rodada. O problema se dá na Carta de Evento, pois ela muda completamente algumas Ações que você poderia repetir, mas que não é mais possível. Com isso, tem-se sempre uma novidade acontecendo no Jogo, com Regras específicas pra ela. 

Como Jogador, você tem que pensar muito no que fazer e dar um jeito de proteger o Organismo que está criando, pois os Eventos judiam e judiam mesmo, além do Fato das Cartas de Vírus, Parasitas e afins, conseguirem se ligar ao que está fazendo e simplesmente "roubar" alguns Elementos essenciais para a Evolução dele e não do seu Organismo.




Se existem Dados no Jogo, existe Sorte !

Em Bios: Genesis existe muita rolagem de Dados à cada Rodada, e talvez isso possa não ser do agrado de muitos Jogadores, mas, sinceramente, nunca Rolagens de Dados se encaixaram tão bem em um Jogo quanto em Bios: Genesis, pois eles simulam exatamente o que aconteceu e acontece no Planeta Terra, que é a aleatoriedade da Vida como conhecemos. Ou vocês acham que teremos este Planeta Terra equilibrado como parece ? Basta um Evento "catastrófico" e seremos eliminados do dia pra noite. Lembrem-se que cada Carta de Evento no Jogo, compreende um Período de 200 Milhões de Anos, que para nós é algo impensável, mas que para o Jogo, é algo terrível, pois sua "Criação" simplesmente pode desaparecer do nada. Aceite isso e doerá muito menos !




Regras ! Ahhhhhhhh... As Regras... Como judiam !

Se existe um senso comum nos Jogos do Phil Eklund, é que as Regras, devido a complexidade dos Jogos criados por ele, não ajudam em nada os Jogadores e em Bios: Genesis isso não é diferente. Muitas informações de conceitos (Necessários para o conhecimento, mas dispensável no Jogo, diria...) que são dados antes mesmo das Regras e que acabam mais por atrapalhar que ajudar. Você não precisa ser um Bioquímico ou Biólogo para jogá-lo, mas, uma vez tendo estes conceitos, tudo começa a ficar lógico e com sentido. Como a maioria de nós não somos estes Profissionais, então apanhamos muito nas referências intermináveis e técnicas das Regras que possuem uma Fonte minúscula, sem muitas imagens de exemplos e que possui quase 50 Páginas. Ler e entendê-las é outro Jogo dentro do Jogo. Felizmente, existem Vídeos explicativos na Página do Jogo no BoardGameGeek que, embora não compreendam a totalidade das Regras, ajudam bastante a, pelo menos, colocar o Jogo à mesa e tentar entendê-lo.




Um Jogo para poucos !

Não ! Bios: Genesis não é um Jogo que a maioria vai querer colocar à mesa, já que existem muitos Jogos até melhores e mais palatáveis no Mercado, além de mais divertidos. Mas para aqueles que querem vivenciar uma experiência lúdica, onde o Tema está tão evidente e real, torna-se mais que um Jogo obrigatório, por suas características que o colocam em outro patamar do que conhecemos como Hobby.

De uma forma geral, os Jogos da Série Bios (Bios: Genesis, Bios: Origins, Bios: Megafauna) e também o Neandrethal, são considerados por muitos como essenciais para aqueles que querem viver uma experiência e não apenas uma diversão. E isso, também não agradará muitos Jogadores, devido ao seu viés, mais de "simulação" do que um Jogo propriamente dito, como conhecemos.




Aqui em nossa Ecobrinquedoteca temos tanto o Bios: Genesis, quanto o "Bios: Megafauna", do mesmo Autor, que é bem mais palatável, mas ainda sim, com um gosto amargo de aprendizado e com aceitação duvidosa dos Jogadores, que procuram algo mais leve... Que seja complexo, mas que, pelo menos, dê pra entender as Regras numa boa. Bios: Genesis foge a esta Regra e isso assusta quase a totalidade de Jogadores e, por fim, acaba sendo Jogos que dificilmente veem mesa por aqui, mas que gostamos de tê-los, devido a esta característica de serem Jogos muito bem pensados e elaborados. 




É nítida a compreensão que não foram Jogos feitos sem pesquisa alguma. Pelo contrário ! Existem tantas informações Técnicas/Científicas, que até perguntamos como alguém conseguiu juntar tanta informação e, daí, tirar um Jogo lógico, que tem uma sequência de Eventos acontecendo em sua Época certa e como tudo foi amarrado para que os Jogadores passem por estes 4 Bilhões de Anos, correndo o risco de, no final, não terem criado absolutamente nada devido aos Eventos e Rolagens de Dados que não ajudaram...

Mas para aqueles que quiserem viver esta experiência, Jogo obrigatório e que recomendamos.

Mas já avisamos desde já: Irão apanhar muito da Vida ! Pois no Jogo ela é cruel e bate sem dó !




terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

GEM GETTER - Ótimo jogo "Roll/Write" para Crianças/Alunos !


Existem alguns Jogos tão simples, que conseguem cativar grande parte dos jogadores, justamente por oferecer algo gostoso para se colocar à mesa. Sem muitas Regras, sem complexidade alguma, mas que entregam algo bem honesto por sua simplicidade.

Hoje vamos falar de um desses Jogos: Gem Getter !

https://boardgamegeek.com/boardgame/399826/gem-getter-pro



Gem Getter faz parte do Grupo de Jogos "Roll/Write" que  utiliza Dados e Folhas de Marcação para os Jogadores. Esta Categoria de Jogos tem sido muito utilizado em nossa Ecobrinquedoteca, devido principalmente à sua facilidade de confecção e por apresentar uma variedade considerável de Temas, com todos os níveis de dificuldades.

Vídeo explicativo do Jogo (Em Inglês):



Gostamos muito de fazer "experimentações" destes Jogos e, muitos deles, gostamos tanto, que acabamos fazendo alterações de Temas para utilização em Salas de Aula ou mesmo deixar o Tema mais próximo da realidade de quem frequenta a Eco.



No Universo de Jogos que temos, lançados aqui no Brasil ou somente no exterior, os "Roll/Write" consegue atingir todos os tipos de públicos, devido às criações feitas por Autores/Editores, sendo alguns deles vendidos no Mercado e outros distribuído gratuitamente.

Com o Advento da "Covid 19", muitos Autores/Editores, encontraram neste tipo de Jogo, a possibilidade de continuarem seus Projetos de criação e durante a Epidemia, muitos Jogos foram criados, vendidos ou distribuídos gratuitamente, para que as pessoas, então confinadas, pudessem ter alguma diversão.



Passada a Epidemia, felizmente, estes Jogos acabaram encontrando um "nicho" bem interessante de Jogadores, que encontraram uma possibilidade de aumentarem sua Ludoteca, uma vez que estes Jogos são relativamente bem mais em conta que os tradicionais Jogos lançados pelas Feiras espalhadas pelos Países, com seus Componentes maravilhosos, porém, caros para uma grande parte do público.



Se procurarmos por Jogos "Roll/Write" no Site BoardGameGeek encontrarão uma quantidade considerável de Jogos, desde os mais simples até os mais complexos, gratuitos ou não.

https://boardgamegeek.com/

Gem Getter é um destes Jogos gratuitos e na Seção de Arquivos da Página do Jogo no BoardGameGeek, encontrarão as Folhas para impressão e suas Regras, além de Vídeos.

O Jogo representa uma "Mina", onde os Jogadores terão que escavá-la para obter diversos "Minerais", simbolizados por Formas Geométricas e aqui Gem Getter mostra a similaridade com muitos outros Jogos desta Categoria, que é a Rolagem de Dados e Marcações em sua Folha, buscando obter a maior quantidade de "Minerais" possíveis.



Jogos "Roll/Write" geralmente seguem um "padrão" de Mecânica, variando os Objetivos e principalmente a dificuldade para obtê-los e Gem Getter não foge à isso.

Para as Marcações, os criadores optaram pela utilização de Formas tipo "Tetris", onde os Jogadores terão que utilizar certas formas para fazer suas Marcações no "quadriculado" existente na "Mina", buscando cercar os "Minerais" existentes.



Nada mais simples que Rolar 2 Dados, escolher 1 deles apenas, que corresponderá a alguma Forma de "Tetris" e fazer esta Forma no "quadriculado" existente na Mina, podendo, inclusive, Rotacionar esta Forma ou mesmo Espelhar ela. Cercado algum "Mineral", faz-se a Marcação devida deste "Mineral" e no Final da partida, faz-se a Pontuação, que também é bem simples.

O que achamos do Jogo:

Gem Getter se encaixa perfeitamente naquilo que a Ecobrinquedoteca tem como interesse, que é colocar à mesa algo simples, que atraia principalmente Crianças/Alunos, mas que exija boas escolhas de onde fazer as Marcações em suas respectivas Folhas. Não se trata de um Jogo exigente quanto às Regras e muito menos possui "Combos", muito comuns em Jogos desta Categoria.



Possuindo 9 Rodadas apenas, o Jogo "gira" muito rápido, podendo, inclusive, ser disputada uma melhor de 3 ou mesmo 5 Partidas. 15 a 20 minutinhos e você Joga ele numa boa.

Aliado a esta simplicidade, temos na Seção de Arquivos do Jogo, Arquivos que possuem não somente 1 Folha de Marcação, mas 8 delas (De A a H), além de uma Versão com Tema Natalino. Desta forma, é possível fazer vários Jogos com Folhas de Marcação diferentes, inclusive fazendo um "Modo Campanha", onde os Jogadores poderão, a seu tempo, jogar todas elas.



Jogo simples, mas que possui Regras de Marcação nas Folhas que exigem que cada Marcação seja feita ao lado (Pelo menos 1 Aresta do "quadriculado") de outra Marcação já feita, além de ter a aleatoriedade da Rolagem dos Dados para que determinadas formas sejam feitas. Portanto, não é apenas Rolar Dados e sair Marcando. É preciso fazer boas escolhas, de forma a otimizar sua Pontuação.

Joguinho dos mais interessantes, gratuito e para aqueles que tem Filhos/Alunos, uma boa forma de "entrada" neste mundinho de Jogos "Roll/Write" que temos espalhados por várias Editores e Autores. Uma boa "garimpada" na Internet e encontrarão, além do Gem Getter, outros Jogos dos mais interessantes nesta Categoria.

Depois, é só colocar à mesa e se divertir !


quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

XADREZ - Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 

Tempos atrás, tivemos a Série "O Gambito da Rainha", que acabou despertando em muitos, o interesse pelo Xadrez e resolvemos então,  postar imagens de nossa Versão Caseira que fizemos do Jogo. 



Não é preciso dizer muito sobre o Xadrez e suas possibilidades, uma vez que o Jogo é um dos mais conceituados, discutidos e analisados e existe uma quantidade gigantesca de Materiais que poderão ter sobre ele, desde os ensinamentos básicos até análises completas de partidas dos grandes mestres do Xadrez. 



Nossa finalidade aqui, não menos importante, é mostrar que você pode ter um Jogo de Xadrez com uma qualidade muito boa e não gastando tanto em uma compra de um Jogo profissional, uma vez que os Conjuntos de qualidade e com tamanhos e pesos utilizados nos grandes Campeonatos mundiais, são extremamente caros e, muitas vezes, mais caros ainda quando as peças são esculpidas artesanalmente em madeira com Tabuleiro feito em Marchetaria. 



É claro, que um conjunto desses, quando colocado à mesa, chama muito a atenção, já que a qualidade de alguns Jogos são realmente impressionantes devido a beleza do Conjunto.   



Para nossa Versão caseira, decidimos fazer o Tabuleiro em Lona e quem acompanha nossas postagens, já conhece muito bem do assunto, pois temos inúmeras postagens com Jogos feitos com este tipo de Tabuleiro. Gostamos de utilizá-lo pois a qualidade da impressão é muito boa e têm-se a vantagem de guardá-los enrolados em Tubos de papelão/plástico. Temos Tabuleiros impressos a mais de 10 anos e uma vez que são guardados em Tubos fechados (Lugar escuro), dificilmente você perde a cor da arte impressa.    



O problema do Tabuleiro em Lona é que para mantê-lo em bom estado e com impressão de boa qualidade, há necessidade de guardá-lo em lugar escuro (Sol é um problema sério para impressões em Lonas) e não podem ser dobrados de forma alguma, pois se isso acontecer, ficará a marca da dobra. Além disso, recomendamos guardá-los enrolados coma face de impressão para fora. Desta forma, ao colocá-lo em uma mesa plana, ele "assentará" muito bem e ficará plano, pronto para uso.    

 


Fizemos a Arte de nosso Tabuleiro de Xadrez em Power-Point, com casas de 5,5 x 5,5 cm e decidimos fazer nas cores Preta/Branca, imitando madeira.



Já as peças do Jogo, decidimos comprar um Conjunto Profissional em Plástico da "Jaehrig", mas com Tamanho, Peso e com Feltro sob as peças. Particularmente, achei o Conjunto com uma qualidade muito boa, mesmo sendo plástico. Quanto às cores, escolhi Marrom claro  e Preto. Poderia fazer o Tabuleiro com cores próximas, mas decidi fazer Preto/Branco, o que acabou dando um contraste bem interessante para o Conjunto.



Quanto ao custo final, esta nossa Versão caseira ficou em torno de 1/4 do custo de um bom Conjunto com Tabuleiro feito em Marchetaria e peças em Madeira. Poderíamos colocar moldura no Tabuleiro e colocar um vidro "anti-reflexo", mas esta possibilidade ainda está sendo avaliada, mas o problema aí seria guardá-lo, pois, verificando as imagens, podem observar que criamos uma "borda" externa e o Tabuleiro acabou ficando bem grande. Guardá-lo enrolado, por enquanto, é a melhor opção.



Para aqueles que quiserem fazer o seu Jogo de Xadrez, tai nossa dica. Com boas escolhas de Materiais e impressão em Lona, poderão ter o Jogo de forma mais econômica e com uma qualidade muito boa.