Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Ontem fizemos uma Postagem aqui no Blog, sobre o Jogo High Season e comentamos sobre o patamar onde se encontrava, dentro de tantos Jogos Roll and Write que temos no Mercado e consideramos ele se encontra um pouco acima da média dos Jogos, quando falamos em qualidade do "jogar.
Hoje vamos falar um pouquinho sobre French Quarter, que no nosso Ponto de vista, se encontra no mesmo nível dos Jogos mais elaborados e que exigem muito mais que rolar Dados e sair fazendo Marcações.
https://boardgamegeek.com/boardgame/367442/french-quarter
Desde que conhecemos este Jogo, French Quarter chamou nossa atenção por fazer parte de um conjunto de Jogos que possuem qualidade do "jogar" até que elevado, quando comparado com outros Jogos desta Categoria.
Vídeo explicativo do Jogo (Em Inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=tfplWzwtC1k
Neste Jogo, visitamos Nova Orleans e procuramos conhecer a culinária, cultura, atrativos do local e praticamente temos um Resumo de tudo que devemos fazer, incluindo aqui caminhadas, passeios de "Carruagem" ou mesmo socializar-se com a população local.
Tema agrada ? Nem tanto !
Jogos Roll and Write, tem como atrativo, a possibilidade de se fazer "Combos", onde uma Ação pode disparar outra, e outra e outra e em French Quarter isso fica bem claro e dá aos Jogadores a oportunidade de buscar caminhos diversos, buscando maximizar sua Pontuação ou conseguir diversos Bônus oferecidos.
Falando um pouco sobre o Tema, o Jogo mostra sim, uma Versão simbólica da Região e todos os aspectos que se encontra no Jogo estão muito bem encaixados naquilo que é este local.
O Jogo "abre o leque" de opções dos Jogadores em suas Ações, mas até certo Ponto, uma vez que em uma Partida com vários Jogadores, existe o "Bloqueio" de escolhas, mas que permite aos Jogadores, contornarem isso com vários caminhos a seguir e isso se aplica também em uma Partida feita em Modo Solo.
Existe aqui uma "complexidade" um tanto quanto alta, que poderia ser reduzida, caso o Autor quisesse algo mais "enxuto". E pelo que li em Reviews, Vídeos e Críticas do Jogo, French Quarter "parece" ter o mesmo problema de Hadrian's Wall, que é descobrir um caminho para uma Pontuação alta e ser fiel à ele em todas as Partidas. Talvez isso fosse amenizado, se ao invés de sempre iniciar uma Partida em um Ponto específico do Mapa, fazer uma rolagem de Dados para Linha e Construção aleatória. Não sei se isso mudaria significamente a Pontuação, mas, com certeza, o Jogador teria que "se virar" para conseguir maximizar sua Pontuação !
E como última observação, vamos falar do Tamanho das Folhas e suas minúsculas (Minha Miopia grita alto aqui !) Marcações feitas, onde os Jogadores com problemas de Visão ou mesmo Partidas sendo disputadas em locais mal iluminados, podem ter problemas, pois são realmente pequenas e imperceptíveis a média distância.
Jogos Roll and Write mais complexos, por terem muitas Marcações, acabam por reduzir Ícones, Símbolos e Fontes, para que tudo caiba dentro do espaço da Folha e isso pode afetar alguns Jogadores (Como eu e minha Miopia). Isso não é exclusividade de French Quarter e existem outros "piores" neste quesito, onde simplesmente não consegui jogar, pois não enxergava os minúsculos valores colocados em determinados locais.
Dito tudo isso, podemos avaliar French Quarter como um Jogo bom, mas não excepcional. Dos Jogos mais próximos à ele, Three Sisters ainda considero o melhor e Motor City, embora complexo demais, existe um porquê de tudo aquilo e tudo funciona por lá (Dentro do Tema, é claro). Paralelo à estes Jogos, temos o Fleet, que coloco no mesmo patamar de Three Sisters, mas Fleet não foi lançado por aqui.
Jogo interessante ? Sim !
Tema interessante ? Nem tanto !
Consegue se destacar pela variedade de opções e de caminhos, desde que não insista em sempre começar no mesmo lugar (Faz parte das Regras). Se fizer isso, o Jogo perde em qualidade, pois, uma vez descoberto o "Caminho para as Índias", sempre caminhará por ele e com isso a rejogabilidade vai por "água abaixo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário